Algumas ações publicitárias são marcantes e se tornam cases de marketing que são exemplo de sucesso. Elas são a prova de que conteúdo relevante, bom planejamento e muita criatividade podem fazer maravilhas por uma marca.
Mesmo que sua empresa seja pequena, essas campanhas de marketing são ótimas referências e podem ajudar a despertar novas ideias e estratégias para atrair e fidelizar clientes.
Por isso, selecionamos sete ações de marketing de grandes marcas que foram muito bem sucedidas e receberam muito reconhecimento: elas com certeza vão inspirar você. Boa leitura!
Cases de marketing #1: Heineken
As ações de marketing da cervejaria Heineken com frequência se tornam virais. Foi o que aconteceu com um vídeo veiculado no Facebook da marca em 2018. Em pouco tempo ele teve mais de 130 mil compartilhamentos e 325 mil interações.
A campanha colocava pessoas com pontos de vista e crenças opostas para trabalharem juntas e responderem perguntas a respeito de si mesmas e sobre sua percepção do outro. O vídeo, que é também uma experiência, motiva os desconhecidos a criarem uma conexão, antes de ouvirem suas opiniões antagônicas. E, depois, os convida a discutir suas diferenças tomando uma cerveja.
Junto com o vídeo, a marca divulgou a hashtag #OpenYourWorld, que rapidamente atingiu números impressionantes e conquistou uma avaliação extremamente positiva do público.
Cases de marketing #2: Magazine Luíza
O segredo do sucesso do Magazine Luiza foi perceber que a atuação da marca no meio digital deveria ir além de ações de marketing.
Assim, com a mudança da mentalidade e da cultura organizacional, a empresa de Luiza Trajano passou a se preocupar com o atendimento ao cliente nos canais digitais. E para conseguir se comunicar de forma mais próxima e eficiente com o público, foi criada a Lu, assistente virtual que se tornou a cara da marca em todas as mídias, da TV à internet.
A estratégia deu tão certo, que nos últimos anos as ações da marca sempre se destacam nas redes sociais. Isso porque a empresa está constantemente atenta ao que é assunto nas diferentes plataformas digitais. E além disso, não se nega a tomar posição sobre temas importantes e delicados, como a violência contra a mulher.
Cases de marketing #3: Dove
Em 2013, a Dove, uma das maiores marcas de produtos de higiene pessoal e beleza do mundo, se tornou um case de marketing ao lançar a campanha “Retratos da Real Beleza”.
O objetivo da ação, segundo a empresa, não era aumentar a receita com a venda de produtos, mas sim estreitar o relacionamento da marca com o público feminino. E, para alcançar esse objetivo, passou a mostrar em suas peças publicitárias mulheres reais. Ou seja, mulheres fora do padrão de beleza vigente na sociedade e nas mídias.
Os vídeos da campanha, com mulheres contando suas próprias histórias, foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas. Emocionantes, eles têm forte poder de despertar identificação no público.
Cases de Marketing #4: Itaú
O vídeo “Busca do filho” de divulgação da iniciativa “Leia para uma criança”, que já doou mais de 3,6 milhões de livros para crianças carentes, é um dos maiores cases de marketing do Itaú, banco que tem tradição de sucesso na produção de peças publicitárias.
A campanha, criada para gerar valor para a marca, comunicando ao público a preocupação da empresa com os problemas sociais e seu compromisso em ajudar a construir um mundo mais justo, já foi vista por mais de 100 mil pessoas no Youtube.
Cases de marketing #5: Ponto Frio
O Ponto Frio, que agora é apenas Ponto, foi uma marca de grande destaque no Twitter. Sua comunicação descontraída engaja e diverte os usuários enquanto anuncia seus produtos.
O perfil da empresa, que tem mais de 250 mil seguidores, relaciona os temas mais discutidos na rede social com ações comerciais da rede de varejo, participando de conversas casuais entre os usuários, de forma pertinente e bem-humorada.
Cases de marketing #6: Mastercard
Outro case de sucesso foi a campanha Mastercard Surpreenda, que tinha como objetivo a fidelização dos clientes do cartão de crédito/débito Mastercard.
E para alcançar o resultado desejado, a empresa investiu em diversas campanhas que mostravam diferentes formas de utilizar os benefícios que os seus parceiros oferecem para aqueles que acumulam pontos com compras utilizando os cartões da bandeira.
A Mastercard reduziu o número de parceiros do programa de benefícios a fim de deixar apenas aqueles que iam de acordo com os interesses dos seus clientes e que forneciam experiências surpreendentes aos consumidores.
Por fim, deixou mais fácil o sistema de acúmulo de pontos com a finalidade de alcançar um maior número de consumidores.
Cases de marketing #7: Vivo
Este é um exemplo de como o uso correto das ferramentas das redes sociais pode gerar bons resultados.
A operadora conseguiu aumentar em 3 vezes os pedidos pela sua banda larga ao dar uma cara nova à sua conta de anúncios e otimizar o pixel do site. Fora isso, ainda conquistou resultados positivos em lembrança e associação de mensagem.
O pixel é um pequeno pedaço de código que, inserido no HTML do site, permite que o anunciante meça as ações que as pessoas estão realizando ali. No caso da Vivo, o pixel foi configurado para medir visitas ao site, pesquisas feitas, planos escolhidos, compras finalizadas etc. Assim, a marca conseguiu mapear todas essas ações para entender a jornada do consumidor depois de ver um anúncio no Facebook.
Com isso em mãos, os criativos entraram em cena e deram uma nova cara para os anúncios no Facebook. Antes, a marca apostava em estáticos e vídeos. Mas, para a nova estratégia, a marca investiu apenas em peças pensadas principalmente para celular: vídeos que passavam a mensagem sem som e rapidamente.
Como criar campanhas de sucesso
Não existem regras para criar cases de marketing de sucesso. No entanto, alguns itens devem ser levados em consideração, independentemente do tamanho, público-alvo ou segmento de atuação da empresa:
Conhecer o seu público
Se você conhecer bem a sua audiência, saberá onde encontrá-la e como se comunicar com ela.
Gerar valor
O objetivo de uma ação de marketing não precisa ser necessariamente lucro. Você pode promover ações que gerem conteúdo e transmitam mensagens para o seu público, isso ajuda a mostrar o posicionamento da sua marca e a gerar valor para o seu negócio.
Destacar diferencial
Use suas ações de marketing para mostrar as características únicas do seu produto ou serviço.
Ser omnichannel
Esteja presente em diferentes plataformas, com diferentes formatos: redes sociais, anúncios no Google, vídeos no Youtube e o que mais sua empresa puder fazer e alcançar o seu público.
Então, gostou de conhecer alguns cases de marketing que são exemplos de sucesso? Esperamos que eles inspirem ações bem sucedidas aí, na sua empresa. Você pode aproveitar e compartilhar este artigo nas suas redes sociais para inspirar outros empreendedores.
E se quiser ver outros conteúdos como este, com insights para o seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog Galatéia e conheça também os nossos cases de sucesso.