Quem trabalha em negócios ou em empresas de marketing e publicidade sabe muito bem que há épocas do ano em que a demanda por trabalho aumenta.
Ainda pouco explorada pela maioria das empresas, o marketing sazonal é uma estratégia interessante que pode ajudar a gerar bons resultados ao longo do ano. Porém, se você não faz ideia do que estamos falando ou até sabe, mas tem dúvidas sobre como aplicar essa modalidade do marketing aí, na sua empresa, este artigo é para você.
Confira, aprenda mais sobre o assunto e faça excelentes negócios.
O que é marketing sazonal
O marketing sazonal é a estratégia de aproveitar as datas especiais/ comemorativas para impulsionar vendas de produtos ou serviços e manter os setores de marketing e comercial aquecidos durante todo o ano.
Quando bem aproveitada, essa estratégia traz excelentes resultados para o negócio e evita que a empresa fique com produtos encalhados no estoque.
Qual é a importância do Marketing Sazonal?
O Marketing Sazonal é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas, ainda mais importante quando se cria uma narrativa com base na data prevista. As pessoas compram histórias e precisam de motivos para comprar, aliar a narrativas das datas especiais e comemorativas ao seu marketing pode aumentar o ticket médio da sua empresa.
Ter uma estratégia que trabalhe a sazonalidade é importante, pois permite antecipar determinadas demandas com o objetivo de vender mais, ou ainda criar produtos de edição limitada e campanhas de lançamento, para movimentar as vendas em períodos de baixa demanda.
Como a sazonalidade afeta os negócios
Dificilmente você irá vender produtos natalinos no mês de junho ou roupas de inverno em pleno Carnaval, certo? Ou seja, existem certas épocas do ano que são propícias ou não para vender determinado produto ou serviço.
Com isso em mente, é possível criar produtos especiais, com preços diferenciados em épocas específicas, fidelizando assim, os clientes e ganhando mais espaço no mercado em qualquer estação, temporada ou mês.
O marketing sazonal também possibilita uma melhor previsibilidade em relação à procura de determinado item e dessa forma planejar campanhas, promoções, fazer lançamentos que possam trazer o cliente em épocas em que há um histórico baixo de vendas, bem como abastecer seus estoques no momento mais adequado.
3 Vantagens de investir na estratégia de marketing sazonal
1- Aumento nas vendas
Com o Marketing sazonal é possível se aproveitar das narrativas da data para criar promoções atrativas, lançar novos produtos e mapear as necessidades do seu cliente. A Sazonalidade ajuda a entender qual produto se relaciona com determinada data, evitando estoque parado e prejuízos na escolha errada de oferta e produto.
2- Visibilidade para sua marca
Em datas sazonais, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e buscam minuciosamente por marcas que atendam melhor às suas necessidades. Por isso, é importante preparar campanhas e anúncios diferenciados para atrair mais e mais consumidores.
3- Auxilia no planejamento e adaptação de problemas nas campanhas
O marketing sazonal é perfeito para que você possa resolver problemas e entregar o melhor ao seu cliente. Com o planejamento, será possível adaptar com maior facilidade suas estratégias de alcance e venda dos produtos.
Qual a diferença entre datas comemorativas, datas sazonais e datas promocionais
É comum a confusão entre datas comemorativas, sazonais e promocionais e para te ajudar, segue a definição de cada uma delas:
Datas comemorativas
Datas comemorativas são aquelas criadas para celebrar e homenagear profissões e determinada categoria de pessoa. Por exemplo, Dia do Amigo, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Publicitário, Dia do Programador etc.
Essas datas geram boas oportunidades de negócio e podem trazer excelentes resultados, mas para isso você precisa investir em ações de marketing quando elas estiverem se aproximando.
Datas sazonais
Sazonalidade significa temporário, tem a ver com uma época ou um momento específico. E as datas sazonais são importantes e valiosas para as empresas, pois permitem a criação de campanhas que ajudam a estimular e aumentar o desejo de compra.
Sabendo disso, faça uso dela e crie ofertas para o Dia do Consumidor, Dia do Cliente, Black Friday, Semana do Brasil e outras!
Datas promocionais
Essas datas são muito utilizadas por empresas que desejam lançar um produto ou um serviço com preço exclusivo e super irresistível. Elas são excelentes para promover a imagem da marca, alcançar novas pessoas e divulgar ainda mais o negócio.
Nas datas promocionais você pode oferecer descontos e vantagens que não estão disponíveis em outras épocas do ano.
Como traçar uma estratégia de marketing sazonal
Agora que você já sabe o que é marketing sazonal, é importante saber aplicar essa estratégia para alcançar bons resultados.
E o primeiro passo é planejamento. Você precisa escolher datas e períodos relacionados ao seu negócio, que possam atrair mais clientes e causar maior impacto nas mídias.
Tendo esse calendário bem definido, o passo seguinte é responder às seguintes questões:
- Quais são os meus objetivos, vender mais ou divulgar minha marca?
- Quais canais de mídia vou utilizar?
- Quais serão os formatos dos materiais produzidos na estratégia de marketing de conteúdo?
- qual será a frequência das postagens?
- Qual é o público-alvo de cada uma das campanhas sazonais?
- Quais benefícios eu posso oferecer?
O passo seguinte é elaborar um cronograma, preparar e envolver toda a equipe para juntos pensarem o conteúdo das campanhas e, assim, aproveitar todas as oportunidades.
Não deixe também de procurar outras empresas ou mesmo influenciadores para parcerias, aumentando dessa forma o alcance e a eficiência de suas campanhas sazonais.
E atenção: não deixe tudo para a última hora. Organize e execute tudo com uma boa antecedência.
Gostou de saber mais sobre o marketing sazonal? Pois saiba que existem oportunidades para ele em todos os setores do mercado. Por isso, não perca tempo: invista na sazonalidade de consumo e feche bons negócios 12 meses por ano.
E para mais conteúdos de marketing digital, acompanhe sempre o blog da Galatéia. Temos sempre novidades e muita informação para ajudar no crescimento da sua empresa.