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Marketing de serviços

Marketing de serviços: entenda o que é e veja como ele beneficia o seu negócio

Posted by Agência Galatéia
30 de agosto de 2021Como Vender Mais

Você sabe o que é marketing de serviços e como ele pode impactar positivamente os seus negócios? Se a sua resposta é “não”, está perdendo a oportunidade de aplicar na sua empresa práticas que ajudam a atrair mais clientes e a fidelizá-los, aumentando, assim, suas vendas e seu faturamento.

Interessante, não? Quer saber mais sobre essa modalidade de marketing? Então, continue a leitura do nosso novo conteúdo. 

O que é marketing de serviços

O marketing de serviços pode ser definido como um conjunto de atividades que tem como objetivo investigar, obter e servir a demanda de clientes que procuram por determinado serviço. 

Seu foco é apoiar a “venda de experiências” – atividades econômicas que não envolvem a posse de um bem, são naturalmente intangíveis e não podem ser dimensionadas. 

Diferença entre marketing de serviço e marketing de produtos

Uma dúvida comum, mesmo para quem já tem certo conhecimento sobre marketing, é sobre a diferença entre o marketing de serviços e o marketing de produtos.

Pois bem, de forma simples, podemos dizer que o marketing de produtos é voltado para itens palpáveis, enquanto o de serviços foca em processos. Por exemplo, pense em um aparelho de TV e em um serviço de consultoria. 

Como produto, a TV requer a percepção de demanda, idealização, produção e divulgação para que o público o deseje. A fase de venda é simples e rápida, pois basta ir a uma loja física ou virtual e realizar a compra. 

No caso da consultoria, ela também precisará ser desenvolvida a partir da identificação de uma demanda e divulgada para atrair consumidores. Porém, a venda consiste em uma promessa de entrega do serviço. Assim que a solução é entregue, o prestador de serviço contribui ativamente para seus resultados, propiciando uma experiência instantânea para o cliente.

A importância do marketing de serviços hoje em dia 

O setor de serviços no Brasil não para de crescer. Porém, se engana quem pensa que vender serviços é como vender um produto qualquer. Assim, é preciso pensar estratégias e ações específicas para esse segmento. 

Por exemplo, como você já deve saber, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes, e isso se torna ainda mais relevante quando falamos de serviços. Afinal, ao contrário de um produto, um serviço implica no relacionamento direto entre prestador e cliente, e em uma jornada de compra maior.

Por isso, é extremamente importante investir em marketing de serviços para reter o cliente e garantir que ele consuma o serviço oferecido por um longo tempo.

Quais são os 8 Ps do marketing de serviços

Você já deve ter ouvido falar sobre os 4 Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção). Porém, quando se trata de serviços, temos 4 Ps adicionais (processo, palpabilidade, pessoas e produtividade). Conheça cada um desses 8 pontos:

Produto

O produto é o serviço que você oferece. E ele precisa satisfazer a necessidade do consumidor, criando valor para ele. 

Preço

Entre os serviços existem mais custos considerados “invisíveis”, ou seja, que não são vistos pelo consumidor final. 

Praça

Serviços não podem ser estocados, mas eles devem estar disponíveis para o cliente no momento em que ele precisa, o que depende de um planejamento mais apurado.

Promoção

Indicação, boca a boca e vendas pessoais são fundamentais na comunicação e venda em marketing de serviços. A interatividade e a criação de um relacionamento com o consumidor são importantes para incentivar a fidelidade.

Pessoas

Todos os envolvidos na prestação de um serviço são importantes para o marketing, além dos clientes que vão utilizar o que está sendo comercializado.

Processos

Ao prestar um serviço, você deve tomar decisões para que o fornecimento para o cliente seja o melhor possível e bons processos contribuem para a taxa de fidelização, já que maximizam a qualidade do serviço.

Produtividade e qualidade

A forma como o serviço é entregue para o consumidor faz toda a diferença. A entrega do que foi prometido deve ser feita de forma exemplar, preferencialmente com “algo a mais” e sempre com alta qualidade. 

Perfil

Demonstra o local e a forma como o serviço é fornecido. São considerados todos os pontos de contato do consumidor final com a marca/serviço (pontos de venda, canais de comunicação online e offline etc.). 

Quais são as vantagens de adotar o marketing de serviços

Quando bem realizado, o marketing de serviços traz inúmeras vantagens para a empresa, entre elas: 

  • transmite maior credibilidade ao público-alvo, o que aumenta a confiança dos clientes e facilita a conversão em vendas pela empresa.
  • quando se trata de serviços com margem de lucro muito pequena, uma boa campanha de marketing melhora a imagem da empresa no mercado e agrega valor à marca, fazendo com que os clientes estejam dispostos a pagar mais pelos serviços.
  • cria um diferencial competitivo e faz sua empresa se destacar no mercado. 
  • ajuda a construir uma experiência agradável e única para os clientes, melhorando as  taxas de satisfação e fidelização.
  • melhora o alinhamento e a padronização dos colaboradores. 
  • gera novos negócios e estimular o crescimento da empresa. 

Quais grandes empresas utilizam o marketing de serviços

Conheça três exemplos de grandes empresas que já usam estratégias de marketing de serviços:

iFood

Aplicativo de delivery mais utilizado pelos brasileiros, o iFood investe em uma linguagem descontraída e inteligente para divulgar suas promoções diárias em horários oportunos, como próximo ao almoço, lanche da tarde e jantar.

No mais, é possível resolver a maioria dos problemas via chat, na própria plataforma.

Magazine Luiza

Reconhecida entre as empresas brasileiras mais inovadoras, o Magazine Luiza aposta em mecanismos de busca em seu site e app para melhorar a experiência de compra. Porém, o maior destaque é a  personagem e influenciadora digital Lu, que confere humanização e conquista os clientes nas redes sociais.

Spotify 

Tanto para os assinantes do premium quanto para os usuários da versão gratuita, o marketing de serviços do Spotify é baseado em entregar conteúdo personalizado dentro da plataforma, de acordo com as preferências de cada usuário. Com isso, a empresa fortalece o seu relacionamento com os clientes.

Então, gostou de saber mais sobre marketing de serviços? Esperamos que esse conteúdo gere insights para você. E caso queira se aprofundar no tema ou descobrir como essa modalidade de marketing pode ajudar o seu negócio, entre em contato com a gente e fale com um dos nossos especialistas.

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