Você sabe qual o retorno sobre investimento trazido pelas ações e estratégias realizadas em sua empresa? Sabe como calcular o ROI e qual a importância dessa métrica para diagnosticar a saúde do seu negócio?
Não importa em qual segmento você atue, não há como levar seu empreendimento ao sucesso sem definir metas e mensurar resultados.
A taxa de retorno sobre investimento é um dos mais importantes indicadores de um negócio, por isso, neste artigo mostramos a você o que é ROI, como calculá-lo e como ele ajuda a sua empresa a chegar ao patamar que você deseja. Confira!
O que é ROI
Sigla em inglês para return on investment, o ROI é a métrica que mede exatamente qual foi o retorno trazido por cada investimento feito por uma empresa em uma ação, estratégia, uso de novo canal, aquisição de ferramenta ou durante um período.
Mensurar e acompanhar o ROI de cada investimento permite:
- conhecer a eficiência dos projetos e medir a produtividade de cada setor da empresa
- priorizar investimentos por setor ou projeto, de acordo com o retorno obtido
- apresentar a investidores/ parceiros de forma clara a lucratividade e a viabilidade de um projeto
- medir as respostas do mercado a um novo produto ou a uma nova estratégia de negócio.
Como calcular o retorno sobre investimento
O valor do ROI é medido, basicamente, pela relação entre os ganhos gerados por uma ação e o valor investido nela inicialmente. A fórmula para cálculo do ROI é a seguinte:
ROI = (Receita bruta gerada – Valor inicial do investimento) / Valor inicial do investimento
Como exemplo, considere que você investiu R$ 20 mil e a receita bruta gerada por esse investimento foi de R$ 50 mil. Nesse caso, é fácil saber que o valor ganho foi de R$ 30 mil. A conta para saber o ROI dessa ação, então, ficaria assim:
ROI = (50 – 20) / 20
ROI = 30 / 20
ROI = 1,5 ou 150%
ROI positivo e negativo
No exemplo que demos acima, o retorno sobre o investimento foi o que chamamos de “ROI positivo”: o investimento gerou ganho, trouxe lucro.
No entanto, há casos de “ROI negativo”: investimentos que resultam em perda, prejuízo. Se no exemplo dado acima, o valor bruto gerado pelo investimento tivesse sido de R$ 15 mil, ao invés de lucro de R$ 30m mil, teria havido prejuízo de R$ 5 mil, o que representaria um ROI de – 0,25 ou – 25%.
O ROI positivo demonstra o sucesso de um investimento: quanto maior foi o retorno, mais rentável e benéfica para o negócio foi a ação. Já um ROI negativo indica que aquele investimento não foi vantajoso para a empresa e trouxe prejuízo.
4 razões para acompanhar o ROI na empresa
Como você já pode perceber, medir o ROI das ações em sua empresa é estratégico para o crescimento do negócio. E a seguir, nós listamos quatro razões que reafirmam a importância de acompanhar essa métrica:
Ajuda a identificar e a priorizar os investimentos mais rentáveis
Os recursos de nenhuma empresa são ilimitados e, por isso, é preciso ter dados que ajudem a priorizar ações e investimentos, já que a limitação de recursos não permite fazer tudo de uma só vez.
Mensurar o ROI orienta a gestão dos recursos financeiros do negócio, mostrando quais investimentos trazem os melhores resultados e, por isso, devem ser realizados primeiro, para impulsionar o crescimento da empresa.
Permite o planejamento estratégico
O dado fornecido pelo cálculo do ROI: qual o retorno trazido por cada investimento, além de determinar a priorização das ações, também ajuda a planejar os próximos passos a serem dados para o crescimento do negócio.
Conhecendo o retorno sobre investimento de cada ação, é possível fazer uma gestão estratégica dos recursos e com planejamentos bem estruturados, que levam a alcançar os resultados esperados.
Dá base para a tomada de importantes decisões
Tomar decisões importantes para o negócio sem dados como base é um grande erro, que pode custar muito à saúde financeira de qualquer empresa.
O ROI é uma métrica segura sobre o sucesso e os benefícios de um investimento para o negócio: conhecê-lo e analisá-lo impede que gestores tomem decisões equivocadas, que podem ser muito prejudiciais ao crescimento da empreendimento.
Cria uma cultura focada em resultados
A cultura de uma empresa é o seu conjunto dos hábitos, crenças e valores. Para muitos, uma boa cultura é mais importante do que qualquer estratégia de atuação. Então é importante que entre as características de cultura do seu negócio esteja o foco em resultados.
E como uma cultura corporativa não é criada apenas com discurso, é preciso ter ações que mostre aos colaboradores que empresa aprecia, deseja e monitora os resultados alcançados. Para isso, fazer o acompanhamento do ROI e evidenciar essa prática é fundamental.
Agora que você já sabe a importância do ROI empresa e como calcular essa métrica, não deixe de acompanhá-la aí, na sua empresa. E se precisar de auxílio para mais insights sobre o seu negócio, entre em contato com a Galatéia. Nossa equipe de especialistas está sempre pronta para atender você.