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Podcast: por que sua empresa deve investir nessa mídia

13 de julho de 2022Como Ser Uma Autoridade

Você tem o hábito de ouvir podcasts? Já cogitou ter o seu próprio “programa de rádio na internet”?

Para quem é ou já foi ouvinte assíduo de rádio, sabe o quanto esse meio de comunicação é importante. O podcast, embora seja uma atividade mais solitária, se for no formato monótono, é um meio de comunicação de muita utilidade para disseminação de mensagens. Caso o formato seja de entrevista e participações, pode lembrar as rodas de debates dos programas tradicionais de rádio, em que o radialista é um mediador de conversas entre especialistas de um tema específico.

Enquanto realizamos outras atividades, sejam exercícios nas academias, limpeza doméstica ou preparo de alimentos, podemos ouvir podcasts de forma simples apenas com o uso dos fones de ouvidos, o que para muitas empresas configura uma oportunidade nova de apresentar suas marcas – em forma de anúncios ou na própria criação de conteúdos autorais.

A era digital revolucionou todas as mídias tradicionais, inclusive, o áudio. O podcast é um formato de mídia bastante popular atualmente, que hoje também apresenta uma versão audiovisual, que cada vez mais se propaga com sucesso entre todas as faixas etárias.

Então, agora, você deve estar se questionando: por que deveria investir em um podcast para minha empresa? E nós da Galatéia vamos te mostrar algumas vantagens de mergulhar de cabeça nessa onda.

O que é um Podcast? 

O Podcast é uma série de episódios gravados em áudio e transmitidos online. Estes episódios podem ser gravados em diversos formatos, em que os mais comuns são entrevistas entre convidado e apresentador e gravações individuais (o apresentador comenta sobre um tema específico).

Independente do formato, todos os programas necessitam obrigatoriamente de um tema e de alguém para realizar a apresentação (normalmente denominados hosts). Embora seja disponibilizado online, uma de suas características fundamentais é a possibilidade de realizar o download dos episódios para escutá-los offline.

Características desse tipo de mídia:

·     Compartilhamento de conteúdo: escolha de um tema e criação de programa ou episódios sobre determinado assunto;

·    Investimento em novas formas de entregar conhecimento: a jornada de compras dos consumidores é cada vez mais exigente, requerendo conteúdo de alta qualidade e expertise do produtor. O Podcast é um modelo midiático que cheira à inovação.

·     Informação de notícias relacionadas ao mercado: o formato favorece a propagação de notícias relacionadas a qualquer mercado e qualquer tema, logo os consumidores querem sempre estar antenados às notícias que se relacionam com seus interesses.

Vantagens de investir em Podcast

Cada ano que chega traz consigo a estatística do aumento no número de pessoas que ouve Podcasts. Quer algumas razões para esse interesse da audiência?

·         Praticidade: O conteúdo fica disponível quando e onde quiser, a apenas um toque de distância. Tudo o que facilita a vida se torna desejo das pessoas

·         Audiência fiel:  As notificações automáticas, nativas do próprio formato de Podcasting geram confiabilidade e assiduidade do público. Quando um assunto é bem específico, há ainda maior chance de se construir uma comunidade sólida e uma audiência fiel.

·         Valor: Atualmente os Podcasts, em sua maioria, são mídias distribuídas de forma praticamente gratuita na internet. Eles também possuem a função de agregar valor às marcas. 

·         Publicidade em alta: a mídia com frequência, o aumento de público e a qualidade de conteúdo geram o engajamento necessário para o marketing fazer seu papel. Muitos podcasts têm se tornado fonte de renda para seus produtores, isto porque, a marca cria para si um público fidelizado, sedento por mais de seu conteúdo.

Obviamente, avaliar as necessidades da sua persona e os objetivos do seu negócio é essencial, além de compreender que esse tipo de mídia demanda uma estrutura própria para a produção de áudios com qualidade.

É verdade que quando o podcast começou a ganhar notoriedade, muitos o taxaram de “mais uma modinha”, contudo esse formato já provou que veio para ficar e pretende se manter como o tipo de mídia para o futuro.

Independentemente do projeto ou segmentação, o formato abre caminho para possibilidades diversas, sendo um podcast uma verdadeira vitrine para seus negócios.

Gostou do nosso conteúdo? Segue a gente lá no Instagram e confira mais conteúdos informativos como este. 

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