Com a expansão das novas maneiras de fazer a prospecção de clientes trazidas pela internet, há muitos profissionais de vendas, marketing e donos de empresa que acreditam que o Outbound Marketing ficou no passado. Mas as pessoas que creem nessa ilusão são as mesmas que acabam vendo seus números de novos clientes caindo mês a mês.
A verdade é que muita gente rejeita o Outbound sem ao menos conhecer bem suas estratégias. O que é um erro! Por essa razão, escrevi este conteúdo. Nele, explico o que de fato é o Outbound Marketing e falo sobre os bons resultados que ele pode gerar.
Se o seu negócio precisa conquistar mais consumidores, continue a leitura e descubra de que maneira o Outbound Marketing ajuda a prospectar clientes.
Entenda o que é o Outbound Marketing
Chamado por alguns de “o velho marketing” — o que, na minha opinião, é uma nomeação errada e totalmente equivocada —, o Outbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing tradicional para a prospecção ativa de clientes.
Se no Inbound Marketing os esforços são para entregar ao público um conteúdo relevante e de qualidade que leve potenciais clientes a entrarem em contato com a empresa, no Outbound a empresa identifica quem tem potencial para ser cliente e, então, inicia o contato.
Usando uma analogia, pode-se dizer que no Inbound você utiliza uma isca para pescar, enquanto no Outbound se usa uma rede.
Algumas das formas mais comuns de fazer Outbound são através de:
- anúncios/comerciais em rádio e TV
- ligações de telemarketing
- anúncios na internet
- mala direta.
As ações realizadas no Outbound Marketing são fundamentais para as empresas que querem e precisam aumentar o número de novos clientes rapidamente e de forma quase instantânea.
Enquanto o Inbound realiza estratégias que trazem resultados em longo e médio prazo, com números mais modestos. Em curto prazo o Outbound consegue prospectar um número elevado de novos clientes.
Isso quer dizer que se você quer ações que tragam resultados imediatos, está no lugar certo, investir em Outbound Marketing é o que o seu negócio precisa!
Mas, como o Outbound Marketing pode me ajudar na prospecção de novos clientes?
Antes de mais nada, me responda a seguinte pergunta: qual empresa vive sem clientes?
Tenho ainda outro questionamento: qual empresa pode se dar ao luxo de depender apenas dos clientes que vão até ela?
É difícil encontrar uma empresa que sobreviva dessa forma, não é mesmo?! Isso por que os clientes são a base de qualquer negócio e esperar apenas que eles cheguem até você pode ser muito arriscado.
Apesar de existirem muitas formas super eficazes de atração atualmente, é preciso entender que a prospecção de novos clientes é uma parte vital do crescimento de sua receita.
Provavelmente você deve estar se perguntando: “Onde o Outbound entra nessa história?”, e a resposta é simples: no começo, no meio e no fim.
Estou falando de estratégias de grande escala, de estratégias que atingem não 1.000 pessoas, mas 1 milhão ou mais. Por exemplo, você está realizando ações de Inbound, e diariamente recebe alguns leads. Existem dias que nenhum deles está pronto para conversão, em outros, pode ser que haja um número um pouco maior.
Agora, visualize uma das mais requisitadas ações de Outbound, os anúncios do Google AdWords. Dependendo do seu orçamento diário, seu anúncio pode atingir um número gigantesco de pessoas, em vários lugares do mundo, isso quer dizer que sua empresa surgirá quando necessário para o seu lead.
É como se você estivesse indo até o cliente que precisa do seu produto/serviço e mostrando: olha, eu tenho o que você quer!
Com isso, o número de contatos de leads prontos para a conversão diariamente é espantosamente alto. Isso quer dizer que ao investir no Outbound Marketing, você passa a investir na prospecção de novos clientes de forma mais intensa e menos moderada, como em outras ações.
Nesse contexto, a equipe de vendas pode entrar em ação com uma abordagem mais efetiva, para realizar o fechamento de forma simples, já que sabe que o cliente quer e precisa do seu produto ou serviço. Aliás, o time de vendas também precisa se adaptar aos novos tempos, e ao novo comportamento dos consumidores para ter êxito, mas esse é um assunto para outro artigo…
Então, devo trocar o Inbound pelo Outbound Marketing?
Lembra que falei lá no início sobre algumas pessoas que acabam acreditando que o Outbound é o velho marketing? Pois é, na maioria das vezes as pessoas acreditam que para uma coisa existir outra deve acabar.
Poucos raciocinam que dá para trabalhar de forma sincronizada, sem que haja a exclusão de uma ou de outra estratégia.
Na minha opinião, toda empresa deveria entender, de uma vez por todas, que tanto o Inbound quanto o Outbound são necessários para o crescimento das vendas. Uma estratégia complementa a outra, de forma a converter-se em uma única estratégia.
Com isso, apesar de não trazer os mesmos resultados do Outbound, o Inbound deve sim estar em suas estratégias de marketing e venda.
Quais ações de Outbound Marketing devo escolher para minha empresa?
Não existe uma receita pronta de bolo, é preciso entender sua empresa, seus objetivos, sua cultura, por isso, o ideal é que sua estratégia seja estruturada e executada por um profissional experiente.
Não adianta tentar fazer algo que não é sua expertise, apenas para “economizar”. Afinal, como já diz o ditado: o barato pode sair caro. E quando falamos de investimentos, perder dinheiro não é uma meta.
Algumas empresas optam por implantar um setor de marketing, outras contratam estagiários, mas a maioria decide por entregar essa parte do negócio a uma agência, devido à relação custo-benefício vantajosa quando considerado valores, profissionais qualificados e acompanhamento do serviço.
O que eu posso garantir é que, para que suas ações de Outbound Marketing tenham o sucesso que podem ter, você precisa contar com especialista no assunto.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema, ou quer uma orientação personalizada sobre como aumentar a prospecção de clientes aí, na sua empresa? Entre em contato com nossos consultores!