Se você se interessa por marketing, com certeza já ouviu falar em gatilhos mentais. Mas será que você sabe realmente o que eles são e como você deve usá-los como técnica de persuasão para aumentar suas vendas?
Pois bem, nosso objetivo neste texto é te contar mais sobre o assunto. Acompanhe, aprenda e faça bons negócios.
O que são os gatilhos mentais
Antes de qualquer coisa é preciso que fique claro que gatilhos mentais não são táticas manipuladoras e mentirosas. Os gatilhos mentais são usados para ajudar seu público a perceber que você tem o produto ou serviço que ele precisa.
Como você já deve ter percebido, grande parte das nossas decisões são tomadas com base nas emoções. E os gatilhos mentais nada mais são do que elementos que desencadeiam essas emoções.
Por essa razão, entender quais são e como usar os gatilhos mentais é tão importante no marketing.
Como usar gatilhos mentais
Existem diversos gatilhos mentais. Porém, vamos nos concentrar em cinco deles:
1. Pertencimento
Esse é um dos gatilhos mentais mais usados. E isso acontece porque as pessoas têm necessidade e desejo de pertencer a uma família ou grupo. Assim, com frequência compramos produtos e serviços para nos sentirmos parte de algo, para sermos ouvidos pelo grupo e podermos contribuir com ele.
Através da comunicação de uma marca, as pessoas se conectam com ela e passam a desejar fazer parte do grupo que aquela marca representa. Quer um exemplo de uma marca que faz isso muito bem? Apple. Ser um usuário da marca é como pertencer a um clube exclusivo.
2. Escassez
As pessoas costumam dar muito valor ao que é difícil de conseguir, certo? Nesses casos, o gatilho mental é o medo de perder desencadeado pela escassez.
E como exemplo prático do uso da escassez no marketing, podemos citar o exemplo do Booking que exibe em seus anúncios de hospedagem: “Muita procura – só mais 1 quarto disponível”.
3. Reciprocidade
A ideia aqui é de que quando alguém nos dá algo, é normal nos sentirmos compelidos a devolver algo em troca.
Uma das formas de usar a reciprocidade a favor da sua marca é utilizando o marketing de conteúdo. Ou seja, quando você oferece, por exemplo, cursos online gratuitos, e-books, webinars, etc.
Outra forma clássica de usar esse gatilho mental é oferecendo brindes e amostras grátis. Isso se mostra muito eficiente, inclusive, no e-commerce: o cliente compra um produto e recebe junto amostras grátis de outros.
4. Compromisso e consistência
Os gatilhos mentais de compromisso e consistência tem como base a ideia de que as pessoas se esforçam para se parecerem coerentes em suas palavras e ações. Por isso faz tanto sentido compartilhar seus desafios, como ficar um ano sem comprar roupas ou ler mais de um livro por semana.
E para fazer uso desse gatilho no marketing, você deve tentar criar um compromisso entre seu cliente e sua marca. Por exemplo, um simples compromisso como a assinatura de uma newsletter manterá o relacionamento entre suas marca e seus clientes mais estreito.
5. Prova social
Cá entre nós, quem não se preocupa nem um pouco com a opinião dos outros? Pois saiba que você pode usar isso nas suas ações de marketing incluindo em suas ações elementos como depoimentos e avaliações de clientes e parceiros.
No mais, com a internet esses elementos se tornaram ainda mais importantes para a tomada de decisões de compra. Por isso saiba usar a favor da sua marca as redes sociais, avaliações de estrelas no Google, sites para avaliação de empresas como o Reclame.Aqui e comentários em sites e lojas virtuais.
Dicas finais
É simples usar os gatilhos mentais, porém é preciso fazer o uso deles de forma correta, do contrário vai ficar parecendo que você quer manipular o seu público.
Em geral, esses gatilhos não são usados individualmente, mas sim combinados gerando mais retorno para as empresas.
Assim, se você ainda não usa gatilhos mentais em sua estratégia de marketing digital, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade para convencer e converter seu público.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que faça uso dos gatilhos mentais. E para receber mais dicas de marketing, acompanhe nosso blog e siga a Galatéia nas redes sociais.