Fazer com que você entenda o que é CRO e sua importância como estratégia de marketing para sua empresa é a nossa missão.
Neste artigo, a Galatéia busca trazer clareza sobre a definição do termo CRO, seu conceito e mostrar como é possível utilizar essa estratégia. Fique com a gente!
Mas então, o que é CRO?
CRO significa Conversion Rate Optimization, o que traduzido indica Otimização de Conversão. E, quando lemos ou ouvimos a palavra conversão no ambiente digital, logo nos lembramos de vendas, não é mesmo?
Pois é! O CRO é uma estratégia focada em melhorar o desempenho de sites e auxiliar o usuário a concluir ações dentro de qualquer plataforma que seja.
Embora a estratégia invista na conversão, também ajuda na otimização de landing pages, solicitações de demonstrações e calls to action que são disponibilizados no site.
Pilares do CRO
Quem busca compreender o universo que o CRO abrange, precisa também entender alguns fundamentos, como:
· Testes A/B: São testes realizados para análise de conversões no seu site. O teste consiste em criar duas versões da mesma página, anúncio, landing page ou qualquer outra peça para entender com qual página o público interage mais.
· Experiência do usuário: Esse fundamento diz respeito à facilidade com que suas páginas se apresentam para os usuários no sentido de que eles consigam completar as suas ações e encontrar as informações que necessitam. É também possível adquirir informações para melhoria da navegação por meio da experiência do usuário.
· Landing pages: Uma LP é uma página de conversão que faz uma proposta ao usuário com possibilidade de aceite ou recusa. A oferta deve buscar sempre uma linguagem persuasiva e objetiva, que incentive o usuário a realizar a conversão.
Como usar o CRO na sua empresa
Ao levar em conta o desempenho do site e a experiência do usuário, trabalhar em algumas frentes é essencial para que o CRO funcione como estratégia para o seu negócio.
- Priorize uma hospedagem segura e confiável
Escolha planos que ofereçam bons recursos de segurança e armazenamento. Em caso de provedor de hospedagem de sites, confira sempre a memória RAM, a CPU e a largura de banda oferecidas.
- Faça análise da usabilidade
Estude se informações podem ser encontradas com facilidade no seu site, pois melhorar a navegação e a experiência do usuário em cada página faz parte da estratégia do CRO.
- Foque na otimização de Landing Pages
Praticidade na otimização se traduz em definir um objetivo para a LP, estabelecer uma proposta de valor clara e específica e caprichar num CTA atrativo e simplificado.
- Invista no crescimento das conversões móveis e de vendas no site
Torne seu site amigável e responsivo para dispositivos móveis. Busque conhecer a fundo o público-alvo de sua empresa, levantando dados demográficos e psicográficos, que ajudarão na segmentação, e por sua vez, podem gerar mais conversões e vendas.
Benefícios da utilização do CRO
A otimização de conversão proporciona diversas melhorias em suas páginas, sobretudo no quesito, resolução de problemas. Mas ainda dentre elas estão:
– Diminuição do Custo de aquisição de clientes (CAC)
– Crescimento nas conversões e nas vendas
– Elevação do ticket médio
– Crescimento na autoridade da página
É possível que após essa leitura você tenha chegado à conclusão de que precisa da estratégia do CRO funcionando na sua empresa, mas talvez não saiba por onde começar.
A Galatéia pode te ajudar no processo de implantação de CRO, fazendo com que sua empresa se destaque e fique visível para o seu público-alvo.