Na atualidade, muito se fala em relacionamento com o cliente. Mas, você sabe o que é CRM? Sabe como ele pode impactar seus negócios?
Sigla para Customer Relationship Management, ou, em tradução livre, Gestão de Relacionamento com o Cliente, as plataformas de CRM colocam o consumidor como principal foco dos processos de negócio. Assim, as empresas podem perceber e antecipar as necessidades de seu público para, então, atendê-lo com excelência.
Para você entender melhor o que é CRM e poder se aprofundar no assunto, escrevemos este conteúdo. Continue a leitura!
O conceito de CRM
Como já dissemos, CRM é a sigla, em inglês, para Gestão de Relacionamento com o Cliente e, na prática, esse é o nome dado às plataformas que fazem a gestão dos contatos entre empresas e clientes e potenciais clientes.
Com foco absoluto no cliente, as plataformas de CRM utilizam as informações coletadas do público de um negócio para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local. Assim, elas armazenam dados pessoais dos consumidores (nome, endereço, telefone etc.) e também informações sobre as interações desse consumidor com a empresa (visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails etc.).
Dentre os recursos de uma boa plataforma de CRM estão:
- rastrear ativamentes e gerenciar informações de clientes
- capturar de forma inteligente e segura endereços de e-mails de leads e clientes
- simplificar tarefas repetitivas para que a equipe de vendas possa acompanhar os leads de forma mais efetiva
- fornecer recomendações e insights instantâneos sobre o cliente
- expandir e personalizar sua estrutura conforme o crescimento das empresas.
Porque sua empresa deve implementar um CRM
A implementação de um CRM ajuda as empresas a dispensarem processos obsoletos e esforços manuais, otimizando o processo de vendas, para que seja possível fechar mais negócios em menor espaço de tempo. Além disso, as plataformas de CRM qualificam a venda, oferecendo aos clientes uma boa experiência.
Ao adotar um CRM, a equipe de vendas troca as anotações e planilhas manuais por recursos digitais e passa a ter sempre à mão informações atualizadas dos clientes, incluindo suas interações mais recentes com a empresa.
O impacto do uso do CRM nas diversas áreas da empresa
Por fazer toda a gestão de relacionamento com o cliente, o CRM afeta de forma positiva diversas áreas da empresa. Entenda como:
CRM e vendas
Como dissemos anteriormente, as plataformas de gestão de relacionamento com o cliente ajudam as empresas a venderem mais, em menos tempo, por automatizar tarefas das equipes comerciais e atendimento.
No mais, a melhor maneira de trabalhar todas as etapas de um funil de venda é com o uso do CRM. Do momento da captação até a conversão final, ele controla e registra todas as informações relevantes dos clientes, auxilia na gestão do pipeline e otimiza todo o processo de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas de forma organizada e ágil.
CRM e marketing
Para o marketing os CRMs são essenciais por auxiliarem no relacionamento com leads e clientes. Ao integrar processos de marketing e vendas, essas plataformas permite às empresa deixarem de ter uma postura passiva no mercado e sair na frente, com estratégias e objetivos bem definidos.
As plataformas de gestão de relacionamento com o cliente também são extremamente úteis quando se fala em automação de marketing, pois auxiliam a equipe da área a ordenar prioridades e focar nas estratégias e insights que realmente importam de forma personalizada.
CRM e atendimento ao cliente
O relacionamento da empresa com seus clientes acontece não só no momento da compra, ele começa bem antes e não tem hora certa para acabar. Assim, o pós-venda precisa ser pensado de forma estratégica para fidelizar o maior número possível de clientes e ganhar boa reputação junto aos consumidores.
Com um CRM focado no cliente, é possível se preparar para resolver problemas rapidamente e oferecer uma forma de autoatendimento fácil, intuitiva, disponível 24 horas por dia em todos os dispositivos.
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