Com toda a certeza, você já ouviu falar em copywriting, mas será que você realmente sabe do que se trata? E principalmente você sabe como ele pode ajudar no marketing e nas vendas da sua empresa?
Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for não, está na hora de aprender mais sobre o assunto. E, para a sua sorte, reunimos aqui algumas informações importantes para que você comece a sua caminhada pelo fascinante mundo do copywriting rumo ao sucesso.
Boa leitura!
O que é copywriting
Neil Patel, um dos profissionais mais respeitados quando o assunto é copywriting, dá a seguinte definição:
“Copywriting é uma técnica empregada na redação de conteúdos a serviço do marketing e vendas com o objetivo de convencer o público-alvo.”
E antes que você tire conclusões precipitadas, o copywriting não significa somente escrita, é muito mais do que isso. A técnica está presente também no discurso falado, pitches de vendas, cartas de vendas, funis de e-mail, descrições de produtos e linguagem visual. No mais, ele lida também com a maneira como hierarquizamos as informações, seja na distribuição na página, seja na escolha do tipo ou do tamanho da fonte. Ou seja, copywriting é tudo que trabalha com a informação.
Como o copywriting pode ajudar nas suas vendas
Se sua empresa já utiliza do marketing digital, as técnicas de copywriting serão de grande valor. Quando bem aplicadas, elas contribuem para o sucesso efetivo do conteúdo, conduzindo o leitor a tomar uma atitude já pré-estabelecida na estratégia do autor.
Para que qualquer texto tenha o resultado esperado é fundamental que ele seja atrativo e principalmente esteja de acordo com os interesses da sua persona. Deve solucionar dúvidas e promover seu produto ou serviço mostrando as vantagens e benefícios ao adquiri-lo, deixando claro algumas informações necessárias e assim solucionando algumas objeções para facilitar a venda.
No entanto, tudo isso deve ser feito de forma sutil, sem um forte apelo de compra e é aí que entram as técnicas de copywriting.
Seu uso inteligente em diferentes formatos de conteúdo é capaz de:
- Informar as pessoas de seus produtos e serviços
- Oferecer conteúdo relevante
- Engajar e segmentar o público
- Aumentar a credibilidade e a confiança na marca
- Gerar conexão com o público e apreciadores da marca
E claro, quando tudo isso acontece a consequência natural é o aumento das vendas.
Como trabalhar o copywriting na sua estratégia de marketing
Antes de iniciar qualquer ação de marketing, você deve conhecer a sua persona e a partir disso estruturar suas ações e criar um conteúdo próprio que aponte soluções de forma honesta. Não vale prometer o que não poderá ser cumprido.
Assim, com isso tudo em mente, você deve:
- Trabalhar com títulos chamativos, utilizando verbos de ação para impactar e seja persuasivo;
- Faça uso de CTAs (chamados para atenção) também chamativas, que direcionem seu leitor para o seu objetivo (acessar o site, baixar um e-book, visitar o e-commerce, compartilhar o conteúdo, etc);
- Oferecer “algo a mais” para o leitor, afinal todo mundo gosta de ser surpreendido, por isso vale elaborar estratégias que saiam um pouco do convencional;
- Usar e abusar do storytelling, ou seja, invista em boas histórias com as quais a sua audiência poderá se identificar e se emocionar.
Pronto! Com essas dicas e informações você já pode começar a pensar uma estratégia de marketing que tenha como aliada um bom copywriting. No entanto, se você acha tudo isso muito complicado ou não tem tempo para se dedicar ao trabalho, não hesite em contratar profissionais capacitados. Será um ótimo investimento, pode ter certeza!
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