Para estrategistas de marketing de conteúdo, o uso de materiais ricos como infográficos, por exemplo, é fundamental e conhecer sites gratuitos para criar infográficos significa ter uma boa carta na manga.
Visitantes de blogs geralmente são nutridos por conteúdos informativos e que de alguma forma resolvem suas dores mais superficiais e temporárias.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre o infográfico, que é um material rico que pode gerar valor e aumentar a percepção de reconhecimento de uma marca. Afinal, conteúdo visual e explicativo vende com mais facilidade.
Logo, quem cria materiais ricos deve ter em mente que precisa premiar o receptor da mensagem com uma solução ou resolução de problema. Material rico precisa ser, antes de mais nada, útil e essa deve ser a característica principal do infográfico.
Estrutura de um infográfico
Cada elemento de um infográfico significa uma mensagem e possui relevância no sentido informacional.
Um infográfico possui elementos visuais atrativos, como imagens, textos, ícones, gráficos, ilustrações, dentre outros, que precisam conter a identidade visual da marca e ter a mensagem personalizada para ser repassada para o potencial cliente.
Imagens
Como o provérbio popular diz: “Os olhos são a janela da alma”. Dessa forma, é possível inferir que as imagens que vemos são essenciais para formulação de nossa compreensão.
Imagens vetoriais, ícones ou ilustrações, como mencionamos anteriormente, podem ser manipulados na criação de um infográfico. Sempre se atentando para um equilíbrio das cores, fontes tipográficas, elementos que um bom designer gráfico é capaz de administrar.
Textos
O público-alvo precisa dos elementos textuais para entender as informações contidas no material rico, portanto, é preciso escolher as fontes com atenção e coerência.
Os textos devem ser objetivos, facilitando a leitura e entendimento dos dados do material.
Gráficos e formatos
Dados de estudos, de pesquisas e estatísticas são utilizados regularmente nos infográficos. Prezar por gráficos simples, que podem ser criados em formatos distintos, como os de pizza, coluna, linhas, barras, mostra-se como uma opção inteligente e empática em relação ao consumidor.
Separamos 4 sites gratuitos para você criar infográficos:
Canva
Essa ferramenta super popular de design gráfico apresenta layouts prontos para infográficos, onde o usuário pode alterar fontes, ícones, cores e outros elementos.
Visua.ly
A plataforma tem muitos modelos prontos e editáveis. Como diferencial, o Visua.ly concede ao usuário a chance de realizar a conexão em suas redes sociais, como o Facebook e Twitter, e criar infográficos baseados em seu comportamento dentro delas. Isso colabora para a melhoria dos resultados nos negócios.
Infogr.am
Essa plataforma é simples, intuitiva e destinada a quem quer criar de modo mais rápido. Infográficos podem ser feitos a partir de templates, que podem receber adição de novos elementos ou sofrer pequenas alterações.
Nesse site, o usuário pode criar gráficos interativos de pizza, de barra, de colunas. Além disso, pode inserir gráficos de figuras, mapas e muito mais.
Como diferencial, essa ferramenta traz a possibilidade de compartilhar o projeto com membros de uma equipe, a fim de que todos tenham acesso ao processo de criação do mesmo infográfico, podendo ainda se comunicar por um chat dentro da própria plataforma.
Easel.ly
O site Easel.ly também disponibiliza layouts editáveis e gratuitos, onde é possível alterar os elementos do design e na conclusão da edição, baixar o arquivo e compartilhar nas redes sociais.
Gostou de saber da existência desses sites? Como uma agência experiente, nós temos especialistas que criam os materiais ricos com agilidade e excelência. Se é isso que a sua empresa precisa, nós podemos te ajudar!