Para a maioria das pessoas o esporte é paixão, diversão, atividade para as horas de folga. Porém, para muitos o esporte é mais do que isso, é negócio e trabalho duro. E entre essas pessoas que vivem do esporte e fazem dele o seu ganha pão, estão os profissionais do marketing esportivo.
E para que você fique saiba mais sobre marketing esportivo e o poder que ele tem em todo mundo elaboramos este artigo. Acompanhe!
O que é marketing esportivo
O marketing esportivo nada mais é do que uma segmentação do marketing que tem como objetivo gerar oportunidades de negócios por meio do mundo dos esportes e usá-lo como uma ferramenta para as estratégias de marketing. Ou seja, é a criação e execução dos artifícios do marketing no meio esportivo e em tudo o que está relacionado ao esporte: marcas, clubes, times, atletas, equipamentos, etc.
O conceito nasceu nos Estados Unidos, na década de 1920, quando a empresa Hillerich & Bradsby (atualmente Slugger Museum & Factory) deu início a uma estratégia de marketing que fez com que ela liderasse a produção de tacos de beisebol na época.
Com essa ação, várias outras empresas começaram então a ver os esportes como oportunidades de grandes negócios.
O poder do marketing esportivo
A final da Copa do Mundo e a abertura das Olimpíadas são as maiores audiências televisivas. As finais da Eurocopa, da Champions League e da Libertadores, também tem altos picos de telespectadores, lembrando que mundiais de críquete, rugby, hockey na grama, também têm uma alta audiência, assim como a Fórmula 1 e o campeonato americano de basquete (NBA) possuem admiradores no mundo inteiro.
Por essas e outras razões, dificilmente quem investe em esporte se arrepende. Mesmo aquelas ações envolvendo equipes pequenas trazem retorno, uma vez que quando enfrentam um clube considerado grande, ele vai aparecer na televisão em horário nobre, fazendo com que muitos vejam sua marca.
No mais, com o crescimento do YouTube que disponibiliza vídeos de partidas antigas, a publicidade se torna permanente e durará até quando existir os registros.
Estratégias do marketing esportivo
Vejamos agora as principais estratégias usadas pelo marketing esportivo que podem ser adaptadas para qualquer negócio:
- Cuidados com imagem: para um bom trabalho de desenvolvimento de uma marca, todas as ações devem ser muito bem pensadas e um clube, por exemplo, só deve se associar à marcas que se encaixem no perfil de sua torcida e que com ela compartilhe valores para que exista sintonia e uma relação de proximidade.
- Planejamento pautado nas necessidades: o planejamento de marketing deve ser elaborado com base no estudo das necessidades da empresa e nas formas existentes para satisfazer essas necessidades, assim os riscos serão reduzidos e poderão ser aproveitadas todas as oportunidades.
- Comunicação como papel estratégico: não adianta ter um ótimo departamento de marketing se a comunicação for falha. Por isso o departamento de comunicação precisa de uma eficiente assessoria de imprensa e um bom banco de dados com todas as informações relevantes do clube/empresa sempre acessíveis.
- Marketing promocional: esta é uma estratégia muito usada que tem como objetivo estimular a demanda. Ele é feito por meio da distribuição de amostras grátis, prêmios, concursos, descontos, cuponagem. Esse formato causa reação imediata e aumenta o volume das vendas, cria lealdade à marca e atrai novos consumidores.
- Ações positivas ou marketing social: ações de contribuição às áreas sociais, ligando-se diretamente ao terceiro setor, definindo-as como atividades espontâneas, não-governamentais, não-lucrativas realizadas em prol da sociedade. Esse tipo de estratégia traz confiabilidade, respeito e credibilidade à marca.
Gostou das dicas? Quais dessas estratégias de marketing esportivo utilizadas pelas grandes marcas e clubes podem também ser usadas na sua empresa?
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