Marketing e vendas são dois termos bem conhecidos e usados pelas empresas. Mas você, que gerencia um negócio, realmente sabe a diferença entre eles?
Fundamentais para os bons resultados da maioria das empresas, as funções desses dois setores muitas vezes são confundidas. Isso porque as atividades das duas áreas estão bastante relacionadas.
No entanto, embora caminhem lado a lado, marketing e vendas definitivamente não são a mesma coisa. E entender a diferença entre os dois conceitos é essencial para alinhar a atuação das duas áreas e garantir o sucesso da empresa.
Pensando nisso, neste artigo nós explicamos o que é marketing e o que é vendas, mostrando suas diferenças e a importância de suas ações para o crescimento de um negócio. Confira!
O conceito de marketing
Para entender a diferença entre marketing e vendas, é muito importante resgatar o conceito por trás de cada um desses termos.
Se você fizer uma pesquisa rápida no Google, encontrará diversas respostas para a pergunta “o que é marketing”. Umas das mais famosas foi dada pelo The Chartered Institute of Marketing, do Reino Unido, e define marketing como “o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente gerando lucro”.
Tendo em mente essa definição, podemos dizer que Marketing é tudo aquilo que uma empresa faz para atender aos desejos e necessidades do cliente. E o foco de suas atividades está nas etapas que antecedem à venda, criando oportunidades de negócio ao chamar a atenção de possíveis clientes.
É função do Marketing estudar o mercado e a partir das informações levantadas, criar ações que atraiam, conquistem e retenham clientes por meio de propaganda, publicidade, marketing de relacionamento, marketing digital e outras estratégias.
O conceito de vendas
Se é responsabilidade do marketing atrair clientes, vendas tem a função de lidar diretamente com o cliente, entrando em contato com cada lead gerado pelas ações de marketing.
É responsabilidade dos vendedores da empresa manterem um relacionamento próximo com leads e clientes. Esse contato permite entender quais são os verdadeiros desejos e necessidades dos consumidores, o que ajuda a aprimorar a abordagem de venda e aumentar as chances de fechar negócio.
A diferença entre marketing e vendas
Já deu para perceber que as funções de Marketing e Vendas na atuação de uma empresa são bem diferentes, certo?
Mas além de entender que as responsabilidades das duas áreas são distintas — sendo uma responsável pela atração de leads e a outra pelo fechamento do negócio. É preciso entender também que:
- o marketing pensa no futuro da empresa, planejando e construindo o caminho que será percorrido para chegar às metas e objetivos estabelecidos
- vendas, em contrapartida, é uma área que precisa estar focada no agora, em transformar no presente o lead em cliente. Mesmo que existam negociações que demoram meses para concretizadas, como é comum no segmento B2B, a venda é uma atividade do hoje.
O propósito que une as áreas de marketing e vendas
Agora que definimos as diferenças entre Marketing e Vendas, é o momento de mostrar o que une essas duas áreas. Afinal, há uma razão para que suas funções sejam tão confundidas.
Embora, como já vimos, os dois departamento não tenham as mesmas responsabilidades, equipes de Marketing e Vendas de uma empresa têm um mesmo propósito:
- lidar com as necessidades e desejos do cliente
Tendo em mente isso, é fundamental que as empresas entendam que, embora diferentes, Marketing e Vendas são vitais para que um negócio cresça e tenha sucesso. E por isso é muito importante que as duas áreas atuem de forma alinhada.
Afinal, boas estratégias de marketing sem um time de vendas eficiente, não resultam em fechamento de negócios. E sem as ações de marketing, atrair leads que possam ser abordados pelo time de vendas é muito mais difícil e demorado.
Os bons resultados que o alinhamento entre as duas áreas trazem para o negócio
Depois de ter entendido as diferenças entre Marketing e Vendas, espero que você também tenha compreendido que não se faz Marketing sem Vendas e, consequentemente, Vendas sem Marketing, essas áreas são interdependentes.
Sendo assim, fazer com que elas trabalhem em harmonia, combinem esforços e tenham objetivos alinhados, fará toda a diferença para sua empresa, garantindo que seu negócio cresça e tenha sucesso.
Como funciona a relação de resultados conquistados pelas duas áreas
- o marketing desperta desejos/ necessidades em um possível cliente por meio de anúncios, conteúdos, promoções, eventos e outras estratégias
- uma estratégia de marketing bem planejada atraia a atenção do lead e mantém ele “aquecido”, sendo preparado para o contato com a equipe de vendas
- o marketing nutri e monitora o cliente em potencial, para saber o momento certo de enviar lead para o time de vendas
- o lead, já educado e preparado para a compra, é mandado para a equipe de vendas
- bem alinhada com as ações de marketing, o time de vendas entrar em contato com com o potencial cliente, em um cenário muito propício para o fechando da venda.
Como é possível notar, quando Marketing e Vendas trabalham alinhados, todo o processo de venda é facilitado e se torna mais eficiente. Por isso, é fundamental que você, que tem uma empresa, saiba que, embora sejam áreas distintas, esses dois departamentos precisam trabalhar juntos para o sucesso do negócio.
Chegamos ao fim deste artigo! E já que estamos falando sobre Marketing e Vendas e como eles geram resultados para a sua empresa, que tal conhecer formas de impulsionar ainda mais o crescimento da sua empresa?
Venha bater um papo gratuito com a gente sobre marketing digital. Clique aqui e entenda como o marketing digital pode ajudar a sua empresa a gerar mais resultados.