Você sabe o que empresas como Salesforce, Dropbox, Adobe Creative e Linkedln têm em comum além de serem empresas SaaS (software as a service)? A resposta é fácil: um excelente marketing de relacionamento!
Mas se você não faz ideia do que seja marketing de relacionamento e muito menos de como ele deve ser usado, não se preocupe. Vamos te mostrar neste artigo tudo que você precisa saber sobre o assunto.
Acompanhe e boa leitura!
O que é marketing de relacionamento
Marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que têm como finalidade tornar uma marca referência no mercado em seu segmento, conquistando e fidelizando clientes para que esses se tornem defensores e divulgadores da empresa e suas soluções.
Para que isso aconteça, é preciso oferecer experiências positivas ao consumidor por meio da criação e manutenção de um relacionamento que ofereça benefícios.
O marketing de relacionamento quando realizado de forma eficaz faz com que a marca tenha, além da admiração do cliente, uma repercussão positiva, mais visibilidade e também redução no custo por aquisição de novos clientes.
A importância do marketing de relacionamento em uma empresa SaaS
Na maioria dos casos, uma empresa SaaS trabalha com o sistema de assinaturas de planos mensais. Assim, o cliente precisa manter o interesse no produto ou simplesmente, irá cancelar o contrato.
E é aí que entra o trabalho do marketing de relacionamento, que chega para agregar valor ao produto, ou melhor, fazendo com que o cliente visualize o valor do produto e se abra a uma experiência contínua, mês após mês.
O marketing de relacionamento nada mais é do que melhorar as operações internas. De nada adianta todo o processo de conquista de um cliente se, após o fechamento do contrato, a empresa o larga à própria sorte, sem atenção ou suporte.
Não é por acaso que uma das principais razões de um alto churn rate (taxa de cancelamento) é o serviço ruim. Afinal, os clientes precisam ter suas necessidades sempre atendidas, de forma rápida e simples.
Diminuindo a taxa de churn rate da sua empresa, você aumenta o tempo de permanência do cliente utilizando o seu produto e reduzindo assim, o custo de aquisição de novos clientes. O tempo de permanência do cliente pode ser medido pelo LTV – Life Time Value – que lhe apresenta quanto (em valores) o seu cliente investe em média no seu produto.
Ao oferecer experiências positivas aos clientes, o marketing de relacionamento aumenta as chances de satisfação e faz com que eles passem a divulgar suas experiências com a marca para outras pessoas, influenciando-as nas decisões de compra.
Dicas práticas para aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa
Abaixo, veja algumas dicas de como aplicar o marketing de relacionamento no seu negócio
- Conheça seus clientes: essa é a primeira e principal dica. De nada adianta implantar estratégias mirabolantes se você não sabe quem é o seu cliente e que tipo de necessidades ele tem. Assim, identifique os clientes que mais compram, que o fazem de forma mais frequente e aqueles que geram mais receitas para a empresa e foque suas ações de marketing de relacionamento neles.
- Criar uma estratégia de marketing de conteúdo: entregue conteúdo útil e compartilhável para os seus clientes. Com isso, além de educar, você cria autoridade entre os consumidores.
- Escute os seus clientes: se eles estão falando com você, responda o que eles querem ou precisam saber. Use os comentários em redes sociais ou blogs, mensagens em chats ou emails. Não importa como você faça, mas nunca deixe seu cliente sem resposta.
- Mantenha a conversa ativa: o marketing de relacionamento é uma tarefa contínua e se baseia no diálogo, por isso continue falando com eles. Envie e-mails personalizados de follow up, faça abordagens por meio de in-app messages ou chats. Converse, troque experiências, faça mais do que vender seu produto.
Conclusão
Você já deve estar cansado de ouvir que os clientes são os itens mais valiosos de qualquer empresa, não é mesmo? E por isso o marketing de relacionamento deve ser uma prioridade para empresas SaaS. Relações sólidas com seus clientes são capazes de aumentar as vendas, trazer estabilidade e crescimento, e também, reduzir o custo de aquisição de novos clientes.
Tenha mais do que clientes satisfeitos, tenha clientes leais.
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