Criar um blog pode soar como obsoleto ou até desnecessário para muita gente, sobretudo entre pequenas e médias empresas, onde há certa resistência em relação a essa ferramenta de marketing de conteúdo.
Contudo, quem visualiza um blog como uma vitrine e um meio de comunicação eficaz com sua audiência, consegue sair na frente e obter bons resultados.
Quando uma pessoa está indecisa a respeito de uma possível compra ou quer aprender como preparar uma receita ou executar uma tarefa específica, onde ela vai buscar informação?
É claro que você pensou no Google! Mas se o seu blog conter as respostas que o seu público-alvo estiver procurando e pesquisando, é para o seu blog que o Google vai direcionar esse potencial cliente.
Conteúdos disponíveis em blogs são importantes para que sua empresa possa ranquear nos resultados das pesquisas nos mecanismos de busca.
Além disso, o blog se apresenta como um depósito de conteúdos, que conduzirá seus leads pela jornada do cliente, utilizando um funil de vendas, parte integrante de uma estratégia de Inbound Marketing.
É por isso que consideramos que criar um blog é uma boa indicação.
Neste artigo, a Galatéia se preocupou em listar 4 dicas para você criar um blog, seja para seu negócio ou para um cliente. Veja a seguir:
1.Crie uma linha editorial
Não dá para ser tão abrangente, a ponto de falar de tudo. Seu conteúdo precisa ser direcionado para um objetivo e uma persona. Dedique-se na criação de sua persona e avatares. Construa também uma lista de temas que estejam dentro do mesmo universo, nicho ou segmento.
2.Defina a identidade visual do seu blog
A apresentação de uma casa, como os móveis estão dispostos, a decoração e até mesmo a pintura conta muito para uma avaliação de um comprador.
Com seu blog não deve ser de outra forma. Pense em como o usuário se sentirá ao adentrar seu ambiente virtual. Será que as informações estarão bem dispostas? Será que ele encontrará clareza e um ambiente convidativo e amigável? Faça estas perguntas para você e imagine quais cores estariam em concordância com a proposta de seu conteúdo. Que tipo de tom de voz. Que imagens você quer utilizar.
3.Escolha entre uma versão gratuita de blog ou uma paga
A escolha ideal da plataforma dependerá do objetivo do seu blog, do formato de conteúdo a ser destacado (texto, imagens, vídeos ou áudios), e o nível de experiência com as plataformas existentes.
As mais populares são o WordPress, CMS Hub do HubSpot, Squarespace, Wix e Blogger, do Google. Avalie algumas características para fazer uma escolha assertiva:
- Modelos de temas e templates
- Facilidade de criação e upload dos artigos
- Ferramentas de SEO
Independentemente da escolha, se a plataforma for diferente da utilizada pelo site principal é imprescindível que o domínio seja o mesmo do site oficial da marca.
4.Aprenda sobre técnicas de SEO e aplique em seu conteúdo
Há uma variedade enorme de conteúdos, em formatos de e-books ou artigos, que podem auxiliar no aprendizado de técnicas de SEO, elaboração de títulos, otimização de textos, inserção de links internos entre posts do blog, etc.
Isso vai cooperar com uma melhor performance de seus conteúdos junto aos mecanismos de busca.