Você sabe quais são as melhores estratégias de marketing B2B que podem ser colocadas em prática na sua empresa? Se a resposta for negativa este artigo é para você.
Acompanhe e bons negócios!
O marketing B2B
Você já sabe que quanto mais específico for o seu público, mais alinhada precisa ser a sua estratégia de marketing, certo? E quando estamos falando de B2B, estamos falando de um público totalmente empresarial que precisa ser abordado com um enfoque completamente diferente.
Geralmente, as vendas B2B se tratam de um desafio maior, pois o cliente é um gestor do negócio que vai avaliar racionalmente todas as variáveis do serviço antes de tomar uma decisão de compra.
Assim, as estratégias de marketing para segmento B2B (business-to-business, ou seja, de negócio para negócio), não podem ser as mesmas usadas para o segmento B2C (business-to-consume, ou seja, de uma empresa para o consumidor final).
5 estratégias de marketing B2B que você precisa colocar em prática
Apresentações
Pode parecer trivial, mas criar uma apresentação da solução vendida pela sua empresa em slides é uma ótima ideia.
Esse tipo de apresentação facilita a explicação do produto ou serviço, fornece informações relevantes e ajuda o seu cliente a visualizar como você pode ajudá-lo.
Assim, ter esse recurso sempre com você pode fazer toda a diferença em uma reunião com clientes ou com clientes em potencial.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é fundamental quando estamos falando de marketing B2B. Por isso, não hesite em investir em:
Blog
É no blog que você irá expor conteúdo de valor para o seu público-alvo. E claro, com um bom trabalho de SEO (otimização para mecanismos de buscas), ainda é possível fazer com que sua marca tenha um grande alcance e atraia pessoas que nunca ouviram falar dela.
Canal do YouTube
Um canal no YouTube também é um ótimo investimento. Diariamente, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo, gerando bilhões de visualizações e você pode aproveitar todo esse potencial produzindo vídeos explicando como funciona seu produto ou serviço e como ele pode ser útil para as empresas que o adquirirem.
E-mail marketing
Não, o e-mail marketing não morreu e ainda é uma excelente estratégia de marketing B2B.
Ele tem um grande potencial para criar relacionamento com seus clientes quando traz conteúdos relevantes para o destinatário e quando seu envio é feito de forma automatizada, personalizada e de acordo com o estágio em que eles se encontram no funil de vendas.
Redes sociais
Estar presente nas redes sociais é importante para qualquer negócio, seja ele B2C ou seja B2B, pois isso aumenta a visibilidade e credibilidade da sua marca e cria relacionamento com possíveis clientes.
Escolha aquelas redes sociais que estejam mais de acordo com o perfil do seu público-alvo, mas não deixe de investir no Linkedln, é lá que estão as pessoas com poder de compra em suas respectivas empresas.
Webinars
Webinars são seminários online por meio dos quais você pode educar o seu público, fazendo com que pessoas interessadas no seu produto ou serviço passem de leads a clientes.
É possível falar sobre os mais variados assuntos, desde que tenham relação com o nicho de mercado que você atende.
Gostou das dicas? Quais dessas estratégias de marketing B2B sua empresa já coloca em prática? Quais estão funcionando? Escreva nos comentários abaixo!
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