Não há crise no mercado das marcas exclusivas. A indústria de luxo é uma das mais lucrativas do mundo e movimentou no ano de 2018, só no Brasil, R$ 26 bilhões, segundo um estudo sobre luxo feito pela Consultoria Euromonitor International. E tem mais, o levantamento prevê que, até 2023, o valor crescerá para R$ 29 bilhões.
Incrível, não é mesmo?
E para entender o que as marcas exclusivas têm em comum e, porque fazem tanto sucesso, acompanhe este artigo. Boa leitura!
O que torna uma marca exclusiva?
Se engana quem pensa que é o alto valor que torna uma marca exclusiva. Na verdade, podemos dizer que o que ocorre é justamente o contrário.
Quanto mais escasso, mais valioso é o produto e, alguns consumidores estão sempre em busca de algo que ninguém tem, único e especial. O luxo trabalha justamente com isso e também com o valor simbólico dos objetos. Por isso, não é por acaso que algumas marcas criam linhas de produtos para públicos diferentes, como, por exemplo, produtos que só vendidos na Europa e não são encontrados no Brasil ou na Rússia.
Segundo Rosana de Moraes, publicitária especializada em marketing de luxo há mais de 20 anos, “a exclusividade e a quantidade afetam o quão especiais são os atributos. A matéria-prima rara, a mão de obra qualificada e a pouca abundância reforçam o valor da marca ”. Daí, o alto preço é consequência desses fatores.
No mais, marcas exclusivas não vende apenas carros, bolsas e relógios, elas oferecem uma experiência e vendem um estilo de vida para um grupo pequeno e seleto de consumidores.
O mundo da moda e as marca de luxo
Em nenhum outro setor, marcas exclusivas tem tanta importância. Afinal, desde o mercado de luxo, até as lojas mais populares, vestir-se bem é uma preocupação e as roupas expressam quem você é, ou gostaria de ser. No mais, a moda é um comportamento social que aproxima pessoas que têm o mesmo estilo ou poder econômico.
Nesse cenário, as marcas de luxo são grandes fontes de inspirações para os fashionistas. As grandes marcas desenvolvem conceitos e valores, inspiram milhares de pessoas e perpetuam comportamentos sociais. Na verdade, elas estão sempre à frente no que diz respeito à criatividade e inovação, influenciando todo o mundo e se mantendo em alta.
Três marcas exclusivas que fazem sucesso através do tempo e são sinônimo de luxo e beleza
1. Rolex
A empresa suíça, fundada em 1905, é especializada na fabricação de relógios de luxo e seus produtos são considerados um símbolo de status social.
A empresa é destaque nas 100 marcas mais valiosas da Forbes no mundo e tem um valor estimado de US$ 9,1 bilhões.
No mais, a Rolex tem uma sólida presença de marca no mundo dos esportes, com recomendações em golfe, automobilismo, tênis e iatismo.
2. Chanel
Fundada em 1909 por Coco Chanel, a grife francesa é especializada em alta-costura, acessórios de moda e bens de luxo, em geral.
Ela é uma marca exclusiva, que dita as tendências e conceitos com suas peças, sendo avaliada em US$ 9 bilhões.
A Chanel continua sendo uma empresa de propriedade privada de Alain e Gerard Wertheimer, netos de um dos primeiros parceiros comerciais de Coco Chanel.
3. Gucci
A grife italiana Gucci foi fundada em 1921 e como outras marcas do seu segmento, começou suas atividades fabricando utensílios de couro.
A marca é recordista em vendas na Itália e opera mais de 400 lojas em todo o mundo. Está avaliada em US$ 22,442 bilhões e marca forte presença no mercado de tênis de grife.
Os consumidores de marcas exclusivas amam o design ousado da marca que é, sem dúvida alguma, seu maior diferencial.
Gostou de aprender um pouco mais sobre as marcas exclusivas? Outros conteúdos interessantes como este sobre o mundo dos negócios, do marketing e da tecnologia você pode ver acompanhando as publicações aqui, no blog da Galatéia.