Você com certeza já ouviu falar em CAC (sigla para Custo de Aquisição do Cliente) e talvez até use o cálculo desse indicador aí, na sua empresa. Mas, LTV, você sabe o que é e para que serve?
Métrica muito importante para saber quanto um cliente gera de receita para o seu negócio durante o tempo em que se relaciona com sua empresa, o LTV é um indicador indispensável para a boa gestão das SaaS e de outras empresas que têm seu modelo de negócio focado em recorrência, como os e-commerces.
Quer entender o que é essa métrica, como calculá-la e de que forma ela impacta na satisfação e retenção de clientes e nos resultados da sua empresa? Continue a ler este artigo.
O que é LTV
LTV é a sigla para Lifetime Value ou, em português, Valor do Ciclo de Vida do Cliente. Na prática, ele é o indicador que calcula a receita gerada por um determinado cliente durante seu tempo como cliente ativo da empresa.
Os valores da LTV servem para guiar decisões e trazer insights sobre a saúde financeira do negócio e a atratividade de investimentos. Além de serem um importante termômetro sobre retenção e os níveis de satisfação do cliente — o que tem impacto direto nos resultados de qualquer empresa.
Por que é importante calcular o LTV?
A resposta para essa questão é simples: para ajudar na tomada de decisões do plano de negócios de sua empresa!
Com o cálculo do LTV, você pode planejar melhor as ações para cada cliente, tendo em mãos um dado que aponta se vale ou não a pena realizar determinados investimentos: sejam de tempo, recursos, serviços, workshops, produtos…
E combinando o cálculo e a análise do Lifetime Value ao cálculo e análise do CAC, você pode determinar se sua empresa está investindo mais na captação de clientes ou na retenção deles.
Aqui, cabe dizer que é importante que o CAC nunca seja maior do que o LTV. Caso isso aconteça na sua empresa, será necessário rever ações para reverter esse cenário.
Ao utilizar as métricas LTV e CAC para análise da saúde do seu negócio, você conseguirá:
- determinar valor total investido para captação e para retenção de seus clientes
- saber o tempo em que o cliente fica vinculado à sua empresa
- prever os lucros que novos clientes trarão para o seu negócio.
Com esse tipo de amostra, você pode fazer um diagnóstico da saúde financeira da empresa e criar planos otimizados para melhorar os resultados do negócio.
Como calcular o Lifetime Value?
Como você pode perceber até aqui, o LTV é uma métrica muito importante, que permite determinar a receita gerada por cada um dos seus clientes em determinado período. Agora, você deve querer saber como fazer o cálculo desse indicador. Não é difícil.
O Lifetime Value é calculado multiplicando o valor do ticket médio pelo tempo de retenção do cliente. Assim, temos a seguinte fórmula:
LTV = valor do ticket médio x tempo de retenção de clientes
Segundo dados de mercado, para que uma empresa esteja saudável, o seu LTV não pode ser menor do que 3. Ou seja, a relação entre o ticket médio e o tempo de retenção do cliente deve ser de no mínimo de 3%.
Como aumentar o LTV em sua empresa
Agora que você já sabe o que é o Lifetime Value, entendeu sua importância e já aprendeu que o CAC nunca deve ser maior que o LTV, chegou a hora de descobrir como melhorar essa métrica na sua empresa.
Você com certeza já ouviu que reter um cliente pode ser até 7X mais barato do que conquistar um novo. E agir para melhorar o LTV do seu negócio está totalmente relacionado com essa informação. É comum que as empresas invistam muito tempo e recursos em conseguir novos clientes e negligenciem a retenção daqueles que já compõem sua carteira. Um erros.
A seguir, veja dicas que ajudam a melhorar a retenção de seus clientes, aumentar o ticket médio e alavancam o Lifetime Value do seu negócio:
Use um CRM
CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Os softwares de CRM centralizam e integram ações e ferramentas que facilitam o contato e a interação com o cliente, ajudando a melhorar a experiência dele com uma empresa.
Acompanhe a jornada de compra do cliente
Para reter seus clientes, trace uma estratégia de atração, captura e venda que o acompanhe por toda a jornada de compra, inclusive no pós-venda.
Automatize suas ações de marketing
Apostar em uma plataforma de automação de marketing, como o RD Station, é muito importante para melhorar a experiência do seu cliente, aumentar sua taxa de retenção e fazer crescer o LTV do negócio.
Faça pesquisa de satisfação
As pesquisas de satisfação são indispensáveis para a entender como é a experiência de compra e uso do seu cliente. Além disso, elas alertam sobre problemas, como falha no atendimento ou baixa qualidade do serviço, que se não solucionadas podem resultar na perda do cliente.
E então, você percebeu como o Lifetime Value é uma métrica fundamental para garantir a saúde da sua empresa? Agora que você já sabe como calculá-lo e anotou nossas dicas de como melhorar esse indicador, esperamos que você consiga alcançar melhores resultados aí, no seu negócio.
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