Você sabe o que é inteligência artificial e como ela está presente em nossas vidas? Pois bem, saiba que as playlists criadas pelos aplicativos de música, as traduções do Google, a rota sugerida para você ir de um ponto ao outro da cidade ou os resultados de uma pesquisa no seu buscador, tudo isso só funciona de forma tão eficiente graças à inteligência artificial.
Curioso? Então, não deixe de ler este nosso novo artigo.
Boa leitura!
O que é inteligência artificial
A inteligência artificial, IA (ou AI, de artificial intelligence) é um avanço tecnológico que permite que os sistemas simulem uma inteligência similar à humana. Ou seja, os sistemas vão além da programação de ordens específicas e tomam decisões de forma autônoma, com base em padrões armazenados em bancos de dados.
O termo foi usado pela primeira vez em 1956, pelo professor John McCarthy, em uma conferência de especialistas sobre como a ciência e a engenharia poderiam produzir máquinas inteligentes.
O surgimento da inteligência artificial é fundamental para entender o que os economistas chamam de a quarta revolução industrial, caracterizada pela inovação e convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.
A IA é uma importante peça dessa onda de inovação, já que com ela vieram grandes mudanças na maneira como pessoas e organizações em todo o mundo se relacionam com tecnologia, compartilham dados e tomam suas decisões.
Antes da inteligência artificial os computadores não eram capazes de aprender e decidir quais caminhos deveriam seguir, de forma racional, diante de determinadas situações. E todo esse avanço da inteligência artificial que presenciamos hoje só foi possível graças a três pilares:
- Big data
- Computação em nuvem
- Bons modelos de dados.
Porém, não é nada fácil ensinar os computadores a pensar e é aí que entra uma área da ciência da computação chamada machine learning que, em vez de programar regras para uma máquina e esperar o resultado, faz com que a máquina aprenda essas regras por conta própria a partir dos dados, chegando ao resultado de forma autônoma.
Quer um exemplo disso? As recomendações personalizadas na Amazon, por exemplo, indicam os títulos de acordo com o que o usuário acessa. Conforme você inclui dados (busca ou compra), o sistema aprende o que você gosta.
Como a inteligência artificial está inserida no nosso dia a dia
Bem, nesta altura você deve estar pensando, mas onde está a inteligência artificial no meu dia a dia, certo? Pois bem, além do exemplo da Amazon citado acima, encontramos inteligência artificial nas seguintes atividades:
- Combate a fraudes em sistemas de pagamento se torna mais eficiente porque o machine learning permite que sistemas de segurança barrem a maior parte dessas ações;
- Tradução de textos levando em conta o contexto, expressões regionais e outros fatores, é feita por meio da inteligência artificial;
- Recomendação de conteúdo em plataformas de streaming de vídeo e áudio usam o machine learning para analisar o histórico de conteúdo reproduzido ou rejeitado pelo usuário e assim, dar recomendações mais certeiras;
- Todos os serviços do Google;
- Sistema de atendimento dos hospitais;
- Linhas de produção nas mais variadas indústrias;
- No Facebook, a tecnologia ajuda a remover conteúdo impróprio antes mesmo de um post ser denunciado por um usuário.
Mas claro, nem tudo é assim uma maravilha. Por exemplo, quando falamos em redes sociais é preciso ter em mente que a inteligência artificial é usada com o objetivo de manter os usuários cada vez mais conectados para que, assim, eles forneçam mais dados e fiquem mais exposto à publicidade.
Para manter o usuário conectado por mais tempo, os algoritmos da inteligência artificial fazem o que for preciso.
Se você se mostra propenso a gostar de um determinado assunto, por exemplo, as redes sociais irão te direcionar para isso. Porém, no vale tudo para manter uma pessoa conectada, a ética não costuma estar presente.
Aliás, sobre esse assunto, vale a pena conferir o documentário “O dilema das redes” na Netflix. O filme traz diversos ex-funcionários de gigantes de tecnologia que explicam como funcionam os bastidores dos algoritmos.