Já falamos aqui no blog sobre o que é inteligência artificial e como ela está presente em nossas vidas. Mas você sabia que ela também pode ajudar na comunicação e no marketing da sua empresa? Pois é! E vamos te mostrar como isso acontece neste nosso novo artigo.
Acompanhe!
O que é inteligência artificial
A inteligência artificial, IA (ou AI, de artificial intelligence) é um avanço tecnológico onde os sistemas vão além da programação de ordens específicas e tomam decisões de forma autônoma, com base em padrões armazenados em bancos de dados.
Seu surgimento é fundamental para entender a chamada “quarta revolução industrial”, caracterizada pela inovação e convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, que trouxe grandes mudanças na maneira como pessoas e organizações se relacionam com tecnologia, compartilham dados e tomam suas decisões.
Antes da inteligência artificial os computadores não eram capazes de aprender e decidir quais caminhos deveriam seguir, de forma racional, diante de determinadas situações.
Porém, não é nada fácil ensinar os computadores a pensar e é aí que entra uma área da ciência da computação chamada machine learning. Ela, em vez de programar regras para uma máquina e esperar o resultado, faz com que a máquina aprenda essas regras por conta própria a partir de dados, chegando ao resultado de forma autônoma.
O uso da Inteligência Artificial na comunicação e marketing
Toda empresa, independentemente do tamanho ou ramo de negócios, armazena uma grande quantidade de dados internos, como os dados dos clientes, sistemas de transação, dados da própria empresa e muitos outros. E existem ainda dados externos: notícias, eventos, redes sociais, etc.
E para que seja realizado um bom trabalho de comunicação e marketing, é preciso dominar e conciliar todos esses dados. Afinal, já não basta segmentar apenas por dados demográficos, é preciso fazer uso dos dados de comportamento e de compras.
Como funciona a Inteligência Artificial aplicada na comunicação e marketing
A Inteligência Artificial ajuda as empresas a se comunicarem melhor com seus clientes e a promoverem campanhas de marketing mais eficientes e entre as sua diversas aplicações podemos citar:
- Chatbots: servem para auxiliar um visitante num site e funcionam como um assistente que se comunica e interage com as pessoas simulando conversas com uma linguagem natural através de aplicativos de mensagens, sites, aplicativos móveis ou por telefone.
- Sistemas de recomendação: sistemas de recomendação online utilizados por algumas plataformas utilizam dados recolhidos de milhões de utilizadores, e permitem prever o que o consumidor poderá gostar de acordo com as suas decisões anteriores.
- Criação de conteúdo: a Inteligência Artificial permite que a equipe de marketing e de comunicação criem conteúdo mais eficientes, personalizados e relevantes para o seu público.
- Cruzamento de informações: utilizando os dados gerados pelos diversos canais de atendimento da empresa, a Inteligência Artificial pode fazer o cruzamento de todos eles, colocá-los em um mesmo ambiente e assim melhorar a experiência do cliente.
Bem, essas são só algumas das aplicações da Inteligência Artificial na comunicação e marketing da sua empresa. E para acessar mais conteúdos como este, acompanhe nosso blog e siga a Galatéia nas redes sociais.