Você sabe o que é um infoproduto? Se a resposta for negativa, confira agora este nosso novo artigo e veja como desenvolver e lucrar com um. Acompanhe!
O que são os infoprodutos
Infoprodutos são produtos digitais formados por conteúdos que oferecem algum tipo de conhecimento. São criados e distribuídos, de forma paga ou gratuita, em formato digital e quem os compra está interessado em aprender algo ou treinar alguma habilidade específica.
Um infoproduto pode ter os mais variados temas, de acordo com a especialidade e conhecimentos do produtor: tocar um instrumento musical, aprender a fazer pães, como usar um software ou equipamento eletrônico, como fazer um planejamento financeiro ou como cuidar dos cabelos, etc. Ou seja, qualquer tema que você imaginar!
Para ganhar dinheiro com isso, o infoprodutor deve criar os conteúdos e depois divulgá-los. Os usuários pagarão pelo acesso para conseguir visualizar os materiais.
Os tipos de infoproduto
Os tipos de infoprodutos são bastante diversos, como exemplos, você pode produzir:
- e-books;
- videoaulas;
- screencasts;
- audiobooks;
- podcasts;
- revistas eletrônicas;
- treinamentos ao vivo e webinars;
- conteúdos exclusivos para assinantes de um site.
Porque investir em infoproduto
Uma das principais vantagens dos infoprodutos e de poder vendê-los na internet, é que os lucros tornam-se escaláveis, uma vez que são inúmeras as possibilidades de vendas. Por exemplo, você produz um e-book e pode vender esse mesmo material milhares de vezes em seu site ou mesmo por meio de suas redes digitais para pessoas de todos os cantos do mundo.
Mas além dos alcance abrangente, um infoproduto apresenta os seguintes benefícios:
- Baixo custo: a criação de um infoproduto não demanda investimento muito elevado. Para criar um texto, como um e-book, você precisa de um software de edição de texto e de criatividade. Até mesmo os vídeos não são tão caros de se produzir. No mais, na divulgação os gastos também são menores, já que você vai usar seu site e anúncios nas redes sociais.
- Processo automatizado: o processo de produção não precisa de tanta intervenção humana depois que o material é lançado. Quase tudo pode ser automatizado.
- Renda contínua: como o processo é automatizado, os lucros chegam de forma contínua. Você recebe toda vez que uma pessoa comprar o acesso a um de seus materiais.
- Facilidade de distribuição: não é preciso quebrar a cabeça com questões de logística. Basta apenas enviar o infoproduto por e-mail ou disponibilizar um link para o cliente.
Como desenvolver um infoproduto
As etapas para que você crie e lance um infoproduto são as seguintes:
Escolha do tema
Sobre qual assunto você deseja falar? Escolha um assunto que você domine o suficiente para ensinar sobre ele e que também seja interessante para outras pessoas.
Se o seu desejo é atingir um grupo mais abrangente, tenha em mente que o seu conteúdo precisa ser realmente útil para mais pessoas.
Produção do conteúdo
Escolheu o tema? Então agora é hora de produzir o conteúdo. Coloque no papel, no áudio ou no vídeo todo o conhecimento que você deseja transmitir. Faça um roteiro, busque referências e elabore o material sem pressa.
Se o seu conteúdo for audiovisual, preste atenção na qualidade dos equipamentos de som e vídeo.
Edição e finalização
O seu público quer um conteúdo que seja bem feito, por isso é importante uma boa edição e finalização. É isso que vai deixar seu conteúdo visualmente agradável e mais fácil de ser consumido.
Revise todo o material. Os textos precisam ser diagramados, e os áudios e vídeos precisam ser cortados e editados.
Divulgação
Com tudo pronto é hora de lançar seu conteúdo e começar a faturar.
A divulgação será toda feita pela internet, então é preciso usar e abusar de ferramentas de marketing digital. Assim, lembre-se de hospedar o seu infoproduto em um site e criar uma landing page que as pessoas deverão acessar para baixá-lo. Depois, escolha e utilize as formas de divulgação que considerar mais adequadas.
Alguns exemplos de estratégias que você pode usar para fazer a divulgação são:
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- divulgação no blog;
- anúncios online;
- criação de guest posts para blogs parceiros;
- programa de afiliados.
Programe suas ações de marketing e deixe tudo rodando de forma contínua. Porém, lembre-se de realizar a manutenção da estratégia e mensurar os resultados. Pode ser que o retorno demore um pouco, por isso, tenha paciência!
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