Você já ouviu falar em mapa de calor do site? E no Hotjar?
Com certeza você já sabe como é importante ter páginas da sua empresa na internet, para divulgar seu negócio, criar autoridade e oferecer mais um canal de venda para o seu cliente.
Agora, responda: como você analisa o comportamento dos seus clientes nas páginas do seu site, blog ou loja virtual? Sabe dizer em quais links ele clica, quais conteúdos mais consome? Essas informações são muito importantes para empresas que querem conquistar mais clientes e sucesso usando a internet.
Por isso, neste artigo nós vamos explicar a você o que é um mapa de calor e como funciona o Hotjar. Continue a leitura!
O que é o Hotjar
O Hotjar é uma ferramenta que, usando mapas de calor, analisa o site e fornece dados sobre a interação dos visitantes com o conteúdo das páginas. Esses dados revelam muito sobre o comportamento do usuário e podem mostrar pontos cegos ou oportunidades para transformar o visitante em cliente.
Entenda o que é um mapa de calor
No contexto de marketing digital, mapas de calor (ou heatmaps) são relatórios com indicação de cores, sobre como os usuários navegam pelas páginas de um site.
Desenvolvidos pelo americano Cormac Kinney na década de 90, os heatmaps servem para transformar dados em informações visuais. Usando essa técnica é possível coletar informações como:
- onde os visitantes clicam
- onde passam o mouse
- o tempo de permanência em cada seção da página
- qual seção do conteúdo gera maior interesse ou gera abandono da página
Com essas informações é possível criar ações inteligentes para otimização de conteúdo, adição de CTAs ou redesign das páginas.
Quais testes são feitos pelo Hotjar
Agora que você já sabe o que é o Hotjar é hora de saber como ele funciona.
O Hotjar é uma ferramenta completa e usando os mapas de calor realiza diversos testes. Alguns deles apresentamos a seguir:
Teste de links
O teste de links mostra se os visitantes de um site estão clicando em imagens, títulos ou em elementos que não são links.
Esse tipo de análise é importante porque mostra de que forma os usuários estão tentando interagir com uma página e identificam possíveis pontos de frustração no visitante, que pode abandonar o site caso não consiga estabelecer a interação desejada.
Identificados esses pontos, é preciso dar interatividade aos elementos clicados pelo usuário, de preferência sem fazer que ele deixe a página.
Teste de distração
O Hotjar pode identificar que o mouse está passeando de “maneira errada” pela página, sem se concentrar nos locais de interesse e nas mensagens principais. Isso indica que há elementos de distração que impedem o usuário de encontrar o que procura e ele acaba não interagindo com botões e links.
Realizar pesquisa com os usuários e usar o feedback para redesenhar a organização da página e a melhor maneira de resolver esse problema.
Teste de informação
Os mapas de calor podem indicar que há áreas de uma página que têm alta taxa de movimentos e cliques, enquanto outras não têm atividade. Quando isso acontece é preciso reorganizar as informações, retirando os elementos que têm pouca interação e aumentando as informações relevantes nas áreas mais acessadas.
Teste de dispositivo
Quando existe uma diferença marcante de comportamento, cliques, visualizações e movimento em diferentes tamanhos de tela, isso indica que sua página precisa ser otimizada para os dispositivos em que a performance é pior.
Teste de profundidade
Conteúdos que ficam abaixo de algumas dobras de uma página podem não ser acessados porque o usuário não percebe que existe mais conteúdo na parte inferior da página. O mapa de calor de rolagem ds Hotjar identifica isso, mostrando que os usuários não estão chegando até o conteúdo no fundo da página.
Na maioria das vezes isso acontece porque o design da página apresenta um “falso final”, uma faixa horizontal, um espaço vazio exagerado ou outros elementos que dão a impressão que a página terminou.
A readequação do design da página e a inclusão de links âncoras pode ajudar.
Teste de engajamento
Poucos cliques e movimento em áreas críticas de seu site exigem a solicitação de feedback dos usuários para descobrir o que eles procuram e não acham.
Com essas informações, refaça o design da página e continue monitorando e ajustando até resolver o problema.
Fold test
Fold é a parte inicial da página de um site, visualizada assim que o usuário entra nela. O que está abaixo dessa área é chamado de “under the fold”.
Se um heatmap do Hotjar detectar que existe muito mais engajamento em áreas “under the fold”, a ação indicada é transferir os elementos dessa área para a parte inicial de visualização da página ou incluir links âncora na visualização inicial direcionando para essas áreas de alto engajamento.
Teste do header
O menu do seu site pode estar roubando a atenção do usuário e tirando o espaço de informações importantes.
Quando os mapas de calor do Hotjar detectam uma grande interação nessa área, significa que os usuários estão voltando ao menu principal porque não conseguem achar, intuitivamente, navegando livremente pelo site, as informações que desejam. Isso indica que o layout do site precisa ser repensado.
Porque usar uma ferramenta de análise do comportamento do usuário do site
O site é um canal importante de comunicação entre o cliente e a empresa e, em muitos casos, uma das principais ferramentas ou canais de venda de um negócio. Por isso, é essencial entender de que maneira o usuário se comporta nele e saber se a construção das páginas está colaborando para a interação e ação dos visitantes ou expulsando eles do endereço online.
Com uma ferramenta como o Hotjar é possível identificar o padrão de interação dos usuários nas páginas do seu site e, a partir dessa informação, reformular design e distribuição de informações, pensando na usabilidade e também em levar o cliente a realizar as ações que você deseja.
Os mapas de calor são fundamentais para melhorar a experiência do usuário ao visitar o seu site e isso tem impacto direto nos resultados gerados pelas suas páginas para o seu negócio, seja no aumento de número de visitantes ou no índice de conversão.
Curtiu conhecer o Hotjar e quer saber mais sobre como é possível melhorar os resultados gerados pelo site da sua empresa para os eu negócio? Então, entre em contato com a Galatéia! Nós temos profissionais especializados para ajuda sua empresa alcançar o sucesso.