Estamos vivendo um momento único na história da humanidade e isso tem impactado fortemente o mundo do trabalho. Em tempos de pandemia de covid-19, o distanciamento social se tornou regra e muitas empresas estão tendo que se adaptar rapidamente ao home office.
E a verdade é que mesmo aqueles que já tinham experiência com o trabalho remoto estão tendo algumas dificuldades. Afinal, além da pressão normal do dia a dia profissional, ainda precisamos conviver com incertezas quanto ao futuro, mudanças na dinâmica familiar, medo de perder alguém querido e claro, de ficar doente.
Nesse cenário, um desafio ainda maior surge para os gestores: como manter bons resultados com os trabalhadores em home office?
Para ajudar você com essa questão, desenvolvemos este conteúdo. Confira nossos insights.
7 dicas para manter a produtividade da equipe no home office
A seguir, nós listamos sete boas práticas que ajudam a manter os bons resultados dos colaboradores da sua empresa nesse período em que a maioria dos negócios estão tendo de operar de casa.
1. Entenda que nem tudo é urgente
O excesso do senso de urgência é algo perigoso em qualquer situação, mas agora ele deve ser evitado ao máximo, pois pode causar interrupções de processos em andamento e perda de produtividade dos colaboradores.
A dica aqui é estabelecer prioridades para cada um dos seus funcionários e fazer com que todos mantenham o foco no que é mais importante.
2. Limite o número de ferramentas
Com o trabalho remoto surge a necessidade de usar ferramentas online para a gestão de tarefas e para a comunicação entre a equipe. Porém, o ideal é escolher ferramentas com diversos recursos, o que possibilita centralizar todas as atividade em uma única plataforma.
Dessa forma, evita-se que a comunicação se disperse em vários aplicativos e que os colaboradores tenham que aprender a operar diversos softwares.
3. Pense em qualidade, não em quantidade
Na rotina do home office é importante que o gestor entenda que mais importante do que o tempo que o colaborador passa à disposição da empresa é o resultado que ele entrega.
Assim, é necessário que fiquem bem definidos os objetivos, metas e prazos de toda a equipe. Devendo o gestor acompanhar o andamento do trabalho, mas sem se preocupar se o colaborador está na frente do computador o tempo todo.
4. Simplifique a comunicação
Muito cuidado com o excesso de informações e de questionamentos, do contrário seus colaboradores ficarão inseguros e sempre com sensação de possível perda de algum detalhe ou dado importante.
Vale a pena simplificar a comunicação, ser objetivo e acompanhar o trabalho de forma organizada e sistematizada, evitando perguntar o tempo todo sobre o status das atividades.
5. Lembre-se, nem só de trabalho se faz o home office
Para manter seu time produtivo e motivado é importante ouvir o que as pessoas têm a dizer em um momento tão tenso como o que estamos vivendo. Assim, é importante reservar momentos para conversas.
Perguntar como vai a família, a saúde, dividir pensamentos sobre a situação atual etc. Isso pode ser muito enriquecedor, ajuda a criar vínculos e faz com que seus colaboradores não se sintam tão sozinhos.
6. Leve conteúdos relevantes para o grupo
Se você viu algo interessante que talvez possa interessar à sua equipe, não hesite em compartilhar. Pode ser uma dica de leitura, de filme, um insight qualquer.
As pessoas estão precisando mais do que nunca umas das outras e mostrar que você se importa com seus colaboradores vai fazer uma grande diferença agora e também quando tudo isso passar.
7. Tenha empatia
Empatia talvez seja a palavra mais importante nesse momento tão desafiador. Você, seus funcionários, seus clientes e seus fornecedores estão todos sendo impactados de alguma maneira, seja em suas famílias, seja em seus negócios, pelos efeitos da pandemia.
Portanto, tenha sensibilidade, esteja presente e disponível para os seus colaboradores e não deixe que as suas preocupações como gestor ou líder atinjam e desmotivem o seu time.
Esperamos que nossas dicas ajudem a tornar a operação home office da sua empresa mais produtiva. E se você quiser ver outros insights que podem impactar positivamente no seu negócio, siga a Galatéia nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.