Quem usa rede social, seja o bom e velho facebook, ou seu irmão mais novo e descolado, com certeza já deu de cara com o termo “hashtags”.
Hashtags são muito utilizadas nas redes sociais, pois as empresas que investem no marketing digital fazem uso frequente dessa ferramenta.
Para muita gente, ainda estamos falando grego, não é? Vamos entender melhor sobre essa ferramenta e como utilizá-la ao nosso favor. A Galateia preparou esse artigo para você não perder alcance em suas publicações, utilizando hashtags de forma equivocada ou até mesmo deixando-as de lado na hora das suas publicações.
O que são hashtags?
Como dissemos anteriormente, as populares hashtags são uma ferramenta dentro das plataformas que administram as famosas redes sociais. Elas são uma maneira de categorizar conteúdos em redes como Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn.
A hashtags carregam em sua estrutura o símbolo “#”, muito conhecido como jogo da velha, seguido de uma palavra ou frase.
O nome “Hashtag” vem da junção de duas palavras do Inglês: “Hash” para indicar o símbolo da cerquilha “#” e “tag” que significa etiqueta, rótulo.
Dessa forma, ao selecionar uma hashtag para anexar à sua publicação, você deve considerar que está, na verdade, inserindo sua publicação no meio de outras de uma mesma categoria ou catalogando ela em um conteúdo que possui algo em comum.
Razões para usá-las
O alcance é a principal razão que justifica o uso das hashtags, seja em seu perfil pessoal ou no perfil de sua empresa nas redes sociais. A ferramenta foca no alcance de mais pessoas, porque quando alguém decide seguir uma hashtag ou mesmo navegar pesquisando sobre a hashtag ocorre a possibilidade de m amigo ou potencial cliente te achar por lá.
Logo, se as pessoas gostarem de seu conteúdo e se identificarem com sua empresa, a possibilidade de não apenas atrair, mas ganhar novos seguidores e aumentar sua base de leads é potencializada.
Dica de ouro
Crie sua própria hashtag! A criação de uma hashtag própria promove vantagens, como por exemplo, quando uma empresa cria uma promoção ou um sorteio e pode incentivar o uso da hashtag durante o processo.
O algoritmo por trás da plataforma pode indicar sua publicação para pessoas que tenham interesses na categoria em que seu post está tagueado. As chances de alguém que concorre em um sorteio ganhar cresce e junto com isso, cresce também a interação e visibilidade da sua empresa.
Use do jeito certo!
Muita gente tem conhecimento superficial desse recurso e acaba usando-a de forma indiscriminada, repetida e sem critério. Como toda ferramenta ela é baseada em banco de dados, tendo, portanto, uma lógica por detrás de sua engrenagem.
Localização
Utilizar hashtags no início da publicação não é um ato proibido, entretanto o mais comum entre os usuários deste recurso é o uso no final da legenda ou no primeiro comentário do post.
Qualquer uma das duas opções fica a critério da marca e do produtor de conteúdo.
Relevância/Densidade
Densidade é peso, consistência e a densidade da hashtag verifica exatamente a relevância dela dentro do seu nicho e conteúdo, ou seja, o quanto ela é utilizada e se está atrelada a perfis que possuem bom engajamento e boa frequência de postagens.
O que não fazer com hashtags
Não use hashtags na sua bio.
Evite colocar cada palavra de uma frase em uma hashtag diferente. Por outro lado, também evite escrever uma frase grande nelas.
Não lote sua legenda com hashtags generalistas (termos comuns e aleatórios, como: #bomdia #brasil #musica ou até mesmo exageradamente específico, como: #esmalteamarelogemadeovo. Pense na quantidade de pessoas que procurariam pela sua hashtag!
Por exemplo, lançar uma hashtag “#amo” no meio de uma legenda sobre marketing digital iria fazer com que a publicação ficasse à deriva no meio dos vários jeitos de gostar das pessoas. Mas se você utilizasse #amomktdigital ou #amoinstagram faria mais sentido.
Da mesma maneira colocar a hashtag #ComoUsarHashtagsDaManeiraCorreta em um post nas redes sociais não seria muito efetivo, pois o volume de pesquisas sobre as hashtags são sobre um tema específico.
Ao escrever uma hashtag não a separe com espaços e nem caracteres no meio.
Construa uma boa hashtag
Sabemos que devemos inserir o símbolo “#” antes de colocar a palavra da categoria.
O uso de emojis em hashtags é aceitável, mas não incentivado.
A escolha de palavras deve seguir critérios de coerência e relevância com o tema, para melhor categorização de seu conteúdo.
Fique atento à ortografia de sua hashtag, pois pequenos erros levam ao fracasso do recurso. A probabilidade de várias pessoas cometerem o erro que irá direcioná-las para sua “errotag” é bem baixa.
Quantidade correta de hashtags
O limite de redes sociais como o Instagram são 30 por postagem. Porém o recomendado é ficar na média de 5 hashtags por post.
Dessa maneira seus seguidores não ficarão confusos e nem perdidos naquele mundo de hashtags. Isso tem a ver principalmente com poluição visual, o que devemos sempre evitar.
Para formar suas hashtags, sugerimos que faça buscas simples sobre seu conteúdo nas redes sociais e descubra como estão categorizando publicações semelhantes.Na internet você pode encontrar também geradores de hashtags como Hashtag Generator e Leetags. Use, mas mantenha o critério!