Você já ouviu falar sobre a plataforma Google Meu Negócio? Se você nunca ouviu falar sobre essa plataforma gratuita do Google que ajuda milhares de empresas, nós temos uma notícia para te dar: ela deixará de existir.
Mas calma, todos nós sabemos que nada no Google acaba, e sim se transforma. A plataforma Google Meu Negócio passará por uma grande revitalização e não, o Google não irá abandonar os empresários locais.
A plataforma será descontinuada no segundo semestre de 2022, vamos explicar neste artigo onde você irá encontrar a nova atualização e o que mudou.
Caso você não saiba o que é a Plataforma Google Meu Negócio, neste artigo também iremos explicar o que é, as mudanças realizadas e como isso afeta o seu negócio.
Acompanhe esse artigo para saber:
- O que é o Google Meu Negócio?
- Qual é a importância da plataforma para os negócios locais?
- O que vai mudar?
- Como isso afeta o seu negócio?
- Como a Agência Galateia pode te ajudar com essa mudança?
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google criada em 2014, onde uma empresa pode se cadastrar e com isso conseguir uma ótima exposição nos resultados de pesquisas do buscador e também no Google Maps.
Seu objetivo é facilitar a vida das pessoas que querem encontrar produtos ou serviços rapidamente e de forma prática. Os maiores beneficiados da plataforma são os negócios locais que divulgam seus serviços e produtos de forma totalmente gratuita, já que a ferramenta se tornou muito importante na geração de engajamento, procura, solicitação de orçamento, contato, etc.
Segundo o Google, os consumidores têm 70% mais chances de visitar estabelecimentos listados no Google Meu Negócio.
Vantagens do Google Meu Negócio
Veja as vantagens de utilizar o Google Meu Negócio.
Engajamento
As pessoas avaliam sua empresa, escrevem sobre produtos e compartilham os comentários sem qualquer tipo de investimento em publicidade.
Segundo os relatórios do Google, os estabelecimentos que recebem a chancela do buscador dobram as probabilidades de obterem uma consideração respeitável das pessoas.
SEO local
É uma excelente ferramenta de SEO local, se trata de um cadastro extremamente essencial para o posicionamento orgânico da sua empresa.
Quando clientes em potencial pesquisam empresas como a sua em sua área, o objetivo é que a sua empresa apareça em primeiro lugar nas pesquisas.
O SEO local ajuda a alcançar as melhores classificações para que mais pessoas possam encontrá-lo e contatá-lo, e visitar sua empresa local.
Qual é a importância da plataforma do Google para os negócios locais?
Uma das principais preocupações de todo empresário, empreendedor ou dono de um pequeno comércio é conseguir atrair novos clientes para o seu negócio e ampliar as suas vendas.
Se o seu estabelecimento estiver cadastrado no Google Meu Negócio, é muito provável que ele apareça nos resultados de busca, sendo inclusive mostrado no mapa. Além de divulgar seu negócio, aumentar sua exposição digital e fazer com que seus clientes te encontrem com mais facilidade, você não paga nada por isso.
Veja as principais vantagens:
- Aumenta a confiança dos seus clientes e melhorar a reputação da sua empresa
- Gerar mais tráfego para o seu site e visitas à loja física
O que vai mudar com o fim do Google Meu Negócio?
O fim do Google Meu Negócio é, na verdade, uma nova atualização com mudança de nome, e claro, na usabilidade. A plataforma será renomeada como Perfil de Empresa Google.
O Perfil da Empresa Google é a nova atualização da ferramenta do Google Meu Negócio, será possível enviar mensagens diretamente aos clientes, aumentando a possibilidade de comunicação, proximidade e vendas.
Antes que o aplicativo seja desativado de vez, o Google está incentivando os empresários a gerenciarem seu “Perfil da Empresa” usando o Google ou o Maps, ao invés de usar a plataforma Google Meu Negócio.
Além de permanecer com a ferramenta Google Posts, que permite atualização das novidades e eventos sobre a sua empresa
Veja as principais mudanças:
- Administração do Perfil da Empresa será direto na pesquisa do Google e no Maps;
- Haverá facilidade da reivindicação e verificação de um perfil diretamente na pesquisa do Google ou através do aplicativo do Google Maps;
- Possibilidade de enviar mensagens aos clientes diretamente da pesquisa no Google;
- Será possível acessar o perfil da empresa diretamente do e-mail das notificações push que serão enviadas.
- Apresentação do inventário de produtos, além de sinalizar se cada produto está em estoque ou não.
- Facilitar o gerenciamento de perfil de empresas com mais de um endereço através do “Gerenciador de Perfis de Empresas”.
- Possibilidade de fazer campanhas locais para promover o negócio no Youtube e no Maps.
Como isso afeta o seu negócio?
Na prática, a mudança é sutil e pensada principalmente para empresas maiores que contam com vários locais ou filiais espalhadas pelo Maps. Adaptar-se às mudanças do Google traz melhores resultados à sua empresa.
Quando uma empresa mantém seu perfil atualizado, posta regularmente e recebe avaliações rotineiramente, ela pode ser impulsionada para o topo da classificação em sua categoria de negócios.
Como a Agência Galateia pode te ajudar com essa mudança?
Ao criar conteúdo relevante, sua empresa incentiva a audiência a investir mais tempo em seu site.
A Galateia, agência de Marketing, especialista em inbound marketing, pode usar o perfil da sua empresa do Google estrategicamente para direcionar clientes em potencial, leads, tanto ao seu site quanto diretamente ao local do seu negócio.
Se você deseja expandir o seu negócio, criar um relacionamento com o seu cliente e vender mais, a Galateia tem a solução ideal para o marketing da sua empresa. Entre em contato conosco.