Os bons resultados de uma empresa é diretamente ligado com a Gestão de Vendas. Quem tem uma boa equipe de vendas, tem um bom resultado em toda a empresa. Descubra o que é gestão de vendas e como ela funciona.
Se existe uma coisa que mantém sua empresa de pé, essa coisa se chama vendas! A quantidade de funcionários que você tem, os serviços que você oferece, os salários que você contribui, tudo depende das vendas.
Não é possível ter uma empresa bem estruturada se não possuir as vendas organizadas e saudáveis. É por esse motivo que é tão importante ter a melhor gestão de vendas possível.
Se você é um gerente e não sabe como gerir um time de vendas e nem como funciona essa gestão, você precisa urgente começar a praticar. E é isso que iremos te ensinar agora!
Gestão de pessoas
Mas antes de falar de gestão de vendas, é necessário saber um pouco sobre gestão de pessoas.
Como manter a equipe altamente produtiva e motivada a cumprir as metas de vendas todos os dias?
Você precisa ter a resposta para esta pergunta na ponta da língua.
O maior desafio para os gerentes e profissionais experientes da atualidade é gerir uma boa equipe e mantê-la motivada a todo tempo.
O primeiro passo para isso acontecer é conhecer individualmente cada colaborador de sua equipe. Procure conversar com eles na hora do almoço, descobrir quais são seus hobbies, o que gostam de fazer, e informações que são importantes para eles.
Desta forma, você criará relacionamentos e os conhecerá melhor, fazendo com que eles se sintam importantes para você e para a empresa.
Outra boa prática é comemorar a cada objetivo cumprido. Que tal propor recompensas para cada vez que alguém bater uma meta? Oferecer meia hora a mais de descanso, chegar mais tarde, sair mais cedo, ou até dar um dia de folga, são ótimas sugestões.
Ou se quiser ser mais ousado, ofereça um Happy Hour a cada mês, em comemoração aos objetivos alcançados.
Fazendo isso, você terá todo o seu time empenhado para vender mais e alcançar todas as recompensas que eles podem receber.
O maior motivo de desânimo de um profissional é a falta de reconhecimento do seu gestor. Portanto, você deve começar a reconhecer cada colaborador, e celebrar junto suas conquistas.
Promova treinamentos, estruture sua equipe, garanta o sucesso pessoal da cada um que faz parte do seu time, e você se tornará um líder de referência para todos!
Pode parecer chato se você nunca fez isso, mas se você se empenhar, logo terá grandes resultados para sua empresa!
Agora que você já sabe o básico de como gerir sua equipe, vamos falar sobre a gestão técnica de vendas.
Gestão de vendas
Essa área está relacionada a estratégias para a equipe de vendas.
Um bom gestor é totalmente ligado à área de marketing. Ele consegue criar estratégias novas para a equipe de vendas e possui grande capacidade de análise de resultados para assim, tomar novas decisões.
Se você é um gerente de vendas, você deve se tornar responsável por todos os resultados da empresa. Se aumenta o faturamento, é mérito seu. Se os efeitos são negativos, a responsabilidade torna-se sua também.
Por conta disso, ter um pensamento crítico é essencial para o futuro da sua área.
Para começar, você pode seguir estas pequenas dicas:
- Separe tempo para pensar em tudo o que pode melhorar. Processos novos sempre são bem-vindos quando têm chances de darem certos;
- Faça reuniões constantes com toda a sua equipe. Promova o Brainstorm com eles. As melhores idéias vêm de quem está por dentro de todo o assunto;
- Mantenha a boa comunicação e certifique-se de que todos os colaboradores saibam de todos os procedimentos e novidades que acontecem na empresa;
- Descubra qual é a eficiência média do colaborador por dia e distribua as tarefas de acordo com sua capacidade.
- Seja exemplo: Chegue sempre no horário, seja o primeiro a cumprir as tarefas e bater as metas. A melhor forma de liderar e motivar a equipe é servindo e educando pelo exemplo
Essas são práticas que aos poucos você se tornará um grande gestor de vendas. Isso tudo é necessário para você estruturar a empresa e a equipe. Mas ainda existem alguns pontos que você precisa enxergar.
Automatize os processos
Já se foi o tempo em que realizar processos à mão era importante. Hoje, quanto mais automatizado for, melhor.
A automatização de cada etapa de vendas evita esforços humanos desnecessário e impede que haja o retrabalho.
Assim como existem sistemas de CRM para gerir os clientes externos, existem também plataformas para as vendas internas.
Esses softwares farão com que toda a sua equipe esteja em sintonia em um mesmo lugar. É possível organizar todo o processo de vendas. Ferramentas como o meetime possuem esse serviço completo para você gerenciar melhor suas vendas.
Desde a prospecção até o negócio fechado, você pode se poupar automatizando esses serviços.
Construa indicadores de desempenho
Construir um KPI – Key Performance Indicator (indicador de desempenho chave) é indispensável para manter um bom planejamento atualizado para suas vendas.
Na gestão de vendas, você precisa ser crítico com cada detalhe e cada informação que esses indicadores fornecem.
Faça relatórios semanais ou mensais sobre todos os processos de vendas. Assim, você se manterá atualizado e informado sobre o que acontece e o que pode melhorar. Pois acredite, sempre dá para melhorar.
Os indicadores de desempenho (KPI) são fundamentais para construir suas estratégias para novos lançamentos e estudo de produtos e de mercados.
Resumindo, relatórios bens construídos mantém as vendas em alto nível. Então, faça sempre KPIs e tenha êxito com sua empresa.
Se você quiser ter uma gestão de vendas de sucesso, é necessário seguir todas estas dicas e colocá-las em prática.
Muito obrigado por seu tempo nessa leitura.
Se você realmente seguir cada passo que foi indicado, suas vendas serão muito diferentes daqui pra frente e você e toda sua equipe serão admirados e reconhecidos como fonte de triunfo de sua empresa.