Como já falamos algumas vezes aqui no blog, o marketing de relacionamento é uma estratégia que, quando colocada em prática, traz inúmeros benefícios para a marca, tais como admiração do cliente, repercussão positiva e grande visibilidade. No entanto, alguns erros na gestão de relacionamento com o cliente podem colocar todo o trabalho a perder.
Como você já deve saber, uma das principais razões que fazem um cliente desistir de uma compra, mesmo dada como certa, é um atendimento de má qualidade, onde suas necessidades e desejos não são satisfeitos de forma rápida e sem burocracia.
Aí que entra o marketing de relacionamento, criando e fortalecendo a relação cliente/empresa. Pensando nisso, vamos te mostrar quais são os 3 erros que sua empresa precisa evitar quando o assunto é gestão de relacionamento com o cliente.
Acompanhe e bons negócios!
O que é o marketing de relacionamento
Marketing de relacionamento nada mais é do que um conjunto de estratégias que têm como objetivo conquistar e fidelizar clientes, fazendo com que eles se tornem defensores da marca.
E para que isso aconteça, é preciso oferecer experiências positivas ao consumidor por meio da criação e manutenção de um relacionamento que ofereça benefícios não só no ato da compra, mas também depois do fechamento do contrato. Afinal, nenhum consumidor quer ser ignorado por uma empresa depois da compra, sem atenção ou suporte.
3 erros na gestão de relacionamento com o cliente que você precisa evitar
Ao oferecer experiências positivas aos clientes, o marketing de relacionamento aumenta as chances de satisfação e faz com que eles passem a divulgar suas experiências com a marca para outras pessoas, influenciando-as nas decisões de compra. Mas para que isso aconteça de forma satisfatória, a gestão de relacionamento com o cliente NÃO PODE cometer os seguintes erros, entre outros:
1. Não fazer um bom pós-venda
Um bom pós-venda é essencial na hora de construir um relacionamento duradouro com seus clientes. Se após o pagamento e entrega do produto ou execução do serviço, a empresa não entrar em contato com o consumidor, existe uma grande chance dela ser esquecida e até mesmo deixar de ser uma opção caso surja uma nova necessidade de compra.
É por meio do pós-venda que você mostra para o cliente o quanto a sua satisfação é importante. Assim, envie mensagens de texto, utilize o e-mail marketing e ofereça conteúdos relevantes e ofertas personalizadas para os seus clientes.
2. Não investir na capacitação da equipe de vendas
O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes. Se eles não encontrarem na sua empresa um bom atendimento, não vão hesitar em passar a consumir produtos e serviços de outra empresa. Dessa forma, é fundamental evitar atitudes que possam afugentar seu público-alvo, fazer o cliente desistir da compra e ainda por cima manchar a reputação da empresa, falando mal dela para outras pessoas.
E para que isso não aconteça, você deve investir na capacitação da sua equipe de vendas para que elas estejam sempre preparadas para oferecer um bom excelente atendimento, tratando todos com simpatia e entregando soluções eficientes no momento oportuno.
3. Não implantar diferentes canais de comunicação
Seu cliente precisa conseguir se comunicar facilmente com sua empresa, principalmente quando o assunto é a resolução de um algum problema. Quando o cliente não consegue falar com a empresa isso gera uma grande irritação e faz com que ele nunca mais queira comprar na sua empresa.
Por isso, faça com que sua empresa esteja sempre disponível para os seus clientes, fazendo um bom uso da tecnologia mobile. Invista em diferentes canais de comunicação, como SMS, telefone, chat e e-mail. Assim, o cliente vai conseguir ser atendido com rapidez e terá seu problema resolvido.
Além disso, também é recomendável ter perfis nas redes sociais para escutar o que o público tem a dizer.
Agora que você já sabe o que deve ser evitado na gestão de relacionamento com o cliente, aproveite para ler outras dicas de marketing aqui no nosso blog.