Para o bem da gestão de equipe, garantir o engajamento no home office é um belo de um desafio, não acha? Isso porque, para fazer a gestão de equipe no ambiente presencial existem muitas formas orgânicas de aumentar o engajamento, mas quando o modelo de trabalho remoto passa a ser adotado, o cenário muda quase que completamente.
Muitas ferramentas não podem ser utilizadas à distância e é por essa razão que muitas empresas estão passando por longos períodos de adaptações.
Quando falamos de gestão de pessoas, precisamos considerar que uma das maiores causas de baixa produtividade é quando o indivíduo começa a ficar desmotivado em seu posto e com suas responsabilidades.
O senso de pertencimento e de propósito começam a ser questionados nestes momentos críticos, que devem ser prevenidos por parte do RH, pois a desmotivação gera dificuldades na comunicação e no processo de colaboração entre membros de uma equipe, ou mesmo com outras áreas.
Neste artigo você verá algumas dicas de como garantir o engajamento no home office de sua empresa:
Engajamento
Responsáveis por 70% do engajamento corporativo (segundo estudo da Gallup publicado na Forbes), gestores e líderes devem sempre estar atentos às ações que podem prejudicar a equipe, como:
- falta de processos bem definidos;
- falhas e ruídos na comunicação diária;
- urgência desnecessária nas tarefas;
- metas inatingíveis;
- ausência de feedback.
O engajamento de equipes remotas precisa começar com uma liderança do futuro, pronta para buscar e alcançar novos desafios.
O palestrante Simon Sinek inspira líderes a focar no propósito de suas empresas e vidas, e ele diz que “a liderança é uma maneira de pensar, um modo de agir e, mais importante, uma maneira de se comunicar.”
Práticas de engajamento no home office
1. Faça uma pesquisa de satisfação de colaboradores
Criar uma cultura de feedback é essencial para entender o nível da cultura organizacional, coletar opiniões, apontamentos, sejam eles positivos ou negativos, a fim de elaborar estratégias para alcançar os melhores resultados em sua equipe.
2. Valorize cada pessoa como indivíduo
Cada pessoa da equipe possui seu próprio mundo, com metas, preocupações, necessidades e desejos pessoais. Reconhecer a importância dos profissionais, mesmo à distância, é uma técnica de engajamento que tende a promover o bem-estar geral.
3. Adote uma estrutura de gestão horizontal
Uma gestão de equipes com uma abordagem menos rígida e burocrática é mais benéfica para todos os envolvidos.
4. Invista em treinamentos para engajamento de equipes
5. Capriche na integração de novos funcionários remotos
6. Incentive dinâmicas e interações entre a equipe
7. Priorize uma comunicação não-violenta e fale com clareza
Um dos fatores que causam falta de engajamento é a falta de clareza nos processos, o que também acaba gerando desconfiança por parte do colaborador. A solução é óbvia, estimular a confiança.
Em se tratando de pessoas, não dá para apenas dar um comando do tipo “confie na sua equipe”. Esse relacionamento, que está completamente construído sobre a base da delegação de tarefas, demanda que o gestor se coloque à disposição para dar direcionamentos e feedbacks ao time e aos indivíduos também. Essa ação tem o poder de, a longo prazo, otimizar o clima da equipe e aumentar a confiabilidade de todos.