Se você chegou ao ponto de se perguntar “Como posso criar estratégias de marketing sem ter uma única ideia?”, continue lendo, pois esse artigo é para você.
A palavra estratégia é muito utilizada no meio militar e tem a definição de: “Parte que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar em condições vantajosas, à presença do inimigo.”
Legal, mas o que isso tem a ver com estratégias de marketing?
Muitas coisas! O que conseguimos entender disso, é que as estratégias de marketing são apenas pequenas partes de TODA “ação” que será executada (no caso militar, de toda a guerra).
A outra parte são todos os estudos, pesquisas, mapeamento de mercado, entendimento do público alvo (persona), que darão uma base e direção para que toda estratégia seja criada e executada.
Nesse artigo, irei mostrar o que você deve fazer exatamente para identificar quais estratégias de marketing utilizar. E também irei te entregar alguns exemplos de estratégias que já utilizamos e que funcionaram aqui na Galatéia.
Criar estratégias de marketing assombra muitos profissionais. Existem momentos que estamos cheio de ideias e sabemos exatamente o que fazer, porém existem outros momentos que já executamos tantas estratégias, que temos a leve sensação de que não é possível fazer mais nada. E a maioria das vezes isso acontece, porque você tem um grande problema.
Você NÃO conhece seu público, serviço, produto, metas, mercado e/ou concorrentes.
Não ter uma base sólida do que você oferece e para quem você vai oferecer, torna a tarefa cada vez mais difícil, principalmente para ter ideias, traçar as estratégias de marketing e atingir os resultados esperados.
E para ajudar com isso, logo abaixo, te darei 4 segredos que tornarão suas estratégias de marketing campeãs.
Com essas dicas na sua mão ficará muito mais simples para criar sua estratégia, sem depender de ideias e inspiração, rs.
1° – Defina ótimas metas;
2° – Faça um bom diagnóstico do seu negócio e do seu público;
3° – Tenha números de estratégias de marketing anteriores;
4° – Escolha onde serão executadas suas estratégias de marketing
1° – Defina ótimas metas
Você possui metas claras de que lugar você quer chegar?
Saber para que lugar você quer ir é um ótimo começo para definir estratégias de marketing.
Por exemplo, tente imaginar um planejamento de uma viagem. A primeira coisa que normalmente as pessoas decidem é o destino da viagem, correto?
Somente após a definição do destino da viagem que é traçada uma rota, os itens que devem ser comprados e as outras tarefas para que a viagem aconteça.
Consegue ver que, se você não tivesse um destino na sua viagem, você não saberia qual passagem comprar ou até mesmo qual hotel reservar?
E isso é exatamente igual para as estratégias de marketing, defina suas metas e objetivos. Seja em número de clientes, número de visitantes ou até mesmo quantidade de entregáveis. As metas serão um dos itens da sua “base” para criar uma estratégia excelente.
2° – Faça um bom diagnóstico do seu negócio e do seu público
Da mesma forma que é essencial você entender do produto/serviço que você irá vender para criar suas estratégias de marketing, é extremamente importante conhecer as pessoas que serão impactadas com as ações.
Busque entender qual problema seu produto ou serviço soluciona, e mais importante que isso, é validar se ele está realmente solucionando, se possível valide isso com os clientes ativos.
É muito mais simples criar estratégias de marketing para um público que você conhece, sobre um produto/serviço que você entende, concorda?
Para definir seu público, você pode criar um persona da sua empresa. O persona nada mais é, que um perfil de cliente ideal que você quer atingir com sua estratégia. Não vou me estender muito nessa questão do persona, mas caso você queira criar um da sua empresa, você pode utilizar nosso template gratuito clicando aqui.
Entendendo bem o mercado, a solução que seu produto/serviço oferece e tendo em mãos seu persona, confie em mim, ficará muito mais simples criar estratégias de marketing para sua empresa.
3° – Tenha números de estratégias de marketing anteriores
Se você possuir métricas e números de ações anteriores, isso também irá te ajudar muito a criar estratégias de marketing do zero.
Você pode pensar: “Mas eu não tenho nenhuma métrica de estratégias anteriores, o que eu faço?”
O que eu tenho pra te falar é que você possui SIM métricas, porém elas não foram colocadas em um relatório ou apresentação que você possa consultar, e isso é super normal.
Se você não possui uma disciplina de metrificar tudo o que você faz, produzir relatórios ou apresentações disso. É comum você sentir que não possui nenhuma estatística ou números anteriores.
O que eu aconselho você nesse momento, é buscar ações que aconteceram anteriormente e pensar de forma analítica.
“Quantas vendas essa estratégia lhe rendeu?”
“Quantas tarefas foram entregues na sua última ação?”
“Quantas pessoas conheceram seu produto/serviço?”
“Qual estratégia funcionou melhor A ou B?”
Tente responder essas perguntas, e formular outras que façam sentido para seu negócio e documente tudo. Registre! Com certeza irá te ajudar a entender o que foi mais eficaz e o que não funcionou tanto.
Com isso em mãos, você terá muito mais facilidade para conseguir definir estratégias de marketing.
4° – Escolha onde serão executadas suas estratégias de marketing
Sabendo para qual público, produto, serviço e quando irá acontecer. O próximo passo é você saber quais os locais onde toda sua estratégia será ativada e vinculada.
E isso é extremamente importante, pois deve estar extremamente alinhado com os itens anteriores. Por exemplo, a ação que você está executando está realmente aparecendo no local que seu persona está?
Faz sentido seus produtos ou serviços aparecerem naquele lugar?
Essas são algumas das perguntas que você deve fazer ao decidir onde suas estratégias de marketing serão executadas. Pois pode trazer total diferença no resultados finais de suas ações.
- Google Adwords;
- E-mail marketing;
- Sites parceiros;
- Facebook Ads;
- Linkedin Ads;
- No seu site;
- entre outros.
Lembre-se, para decidir isso pense em seu persona. Em qual lugar ele está, e com base em experiências anteriores, faz sentido sua estratégia aparecer por ali?
Para resumir o que falei nesse artigo, você aprendeu que para criar estratégias de marketing é importante você:
- 1° – Definir ótimas metas;
- 2° – Fazer um bom diagnóstico do seu negócio e do seu público;
- 3° – Ter números de estratégias de marketing anteriores;
- 4° – Escolher onde serão executadas suas estratégias de marketing
E como prometido no início deste artigo…
Criamos algumas estratégias de marketing para a empresa Milvus, que fizeram com que a empresa aumentasse em 386% o seu número de clientes em 3 meses.
Estratégias que eu gostaria de compartilhar contigo, para que você possa aplicar em seu negócio e gerar ótimos resultados.