Se você está à procura de uma metodologia de acompanhamento que ajude a melhorar os resultados da sua empresa, precisa conhecer melhor as OKRs. Esse modelo, que se pauta na definição de objetivos a serem alcançados e em indicadores, ajuda no direcionamento estratégico do negócio. E, quando bem executado, pode modificar inteiramente a atuação da equipe, de modo a otimizar a rotina de trabalho.
Neste artigo, nós explicamos para você o que são as OKRs e mostramos como aplicar essa metodologia. Confira!
O que são OKRs?
OKR é a sigla para Objectives and Keys Results ou, em português, Objetivos e Resultados-Chave. Basicamente, essa metodologia propõe a identificação de objetivos e a definição de indicadores que devem orientar a conquista do plano principal de uma atividade.
A metodologia considera que, quando você determina e atinge os resultados de todos os indicadores, ao final terá alcançado o objetivo que busca. É uma metodologia tão eficiente e vantajosa que faz parte da cultura de resultados de gigantes do mercado como o Google.
Por que a metodologia de OKRs se diferencia de outras metodologias?
O que faz da metodologia de Objectives and Keys Results mais vantajosa do que outras é a sua simplicidade, baseada na definição de metas mais curtas e concretas. Isso torna mais fácil acompanhá-las e conquistá-las, principalmente porque essas metas são divididas em pequenos objetivos para os setores da empresa.
Para alcançar os resultados esperados com as OKRs, no entanto, é preciso organizar bem as áreas do negócio, designando as funções específicas de cada uma delas. Assim, é possível compreender com mais exatidão o papel estratégico de cada departamento dentro da empresa e os colaboradores se sentem parte do movimento que está levando à conquista de algo grandioso.
Como implementar o uso dessa metodologia na empresa?
Implementar a metodologia de Objetivos e Resultados-Chave no seu negócio não é difícil, mas para alcançar tanto os indicadores quanto o objetivo final é preciso implementá-la de forma correta. Então, considere estes passos quando estiver incluindo as OKRs no cotidiano da sua empresa:
1º defina as metas de maneira clara e objetiva, para não gerar dúvidas
2º divida com os colaboradores quais são os objetivos gerais e aceite as suas sugestões de metas para alcançá-los
3º estabeleça prazos não muito longos, pois isso pode atrasar o processo
4º faça a mensuração dos resultados constantemente, pois assim será mais fácil interferir e fazer correções nas ações, caso seja necessário
5º deixe as OKRs à vista
6º saiba diferenciar esforço de resultado. Nem sempre o objetivo conquistado é compatível com o esforço realizado e isso precisa ser avaliado para identificar pontos de correção.
Alguns exemplos da aplicação das OKRs
Para que você compreenda, na prática, como a metodologia de OKRs pode ser implementada na sua empresa, nós compartilhamos alguns exemplos de utilização. Veja só:
Objetivo 1
Vamos imaginar que o nosso principal objetivo seja tornar a sua empresa uma autoridade no mercado. Para isso, podemos dividir os indicadores e definir metas menores que, quando conquistadas, ajudarão a alcançar o interesse final. Elas poderiam ser:
KR 1: ter um bom ranqueamento no Google, pelo menos com uma palavra-chave específica
KR 2: alcançar 10 mil inscritos na sua newsletter
KR 3: aumentar o alcance de novos clientes pelos canais digitais em 50%.
Objetivo 2
Como essa metodologia é extremamente versátil, pode ajudar você em diferentes setores da sua empresa. Por isso, agora vamos pensar em algo relacionado à área financeira do negócio. Por isso, vamos imaginar que o seu objetivo seja o de aumentar o faturamento mensal da organização. As OKRs que podem ajudar a conquistar isso são:
KR 1: aumentar em 50% os leads qualificados
KR 2: aumentar em 15% o ticket médio das compras
KR 3: ter 15% a mais de vendas com estratégias de cross sell e up sell.
Você consegue notar como é mais simples alcançar o resultado final quando você subdivide em metas menores e mais simples de serem conquistadas? Então, adote essa estratégia em sua empresa!
E, para conhecer mais sobre outras práticas que podem contribuir para o crescimento do seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Galatéia.