Ux Writing é um termo recente para nós, brasileiros. O conceito nos abraçou há menos de cinco anos, talvez por isso ainda seja pouco conhecido, até mesmo no nicho de Design. Entretanto, entender o que é UX Writing e o potencial desta técnica na escrita fará muita diferença na retenção de personas e fidelização de clientes.
Um site pode funcionar perfeitamente, tanto no desktop, quanto nos dispositivos móveis. Mas se ele não comunicar de forma clara e objetiva o conteúdo do interesse de seu público-alvo, pode acumular altas taxas de rejeição.
Neste artigo vamos tratar da estratégia de comunicação mais assertiva e moderna do momento. Continue a leitura!
O que é Ux Writing?
Como o próprio nome já diz, o UX (User Experience em inglês) Writing é a produção de textos com foco na experiência do usuário. Esse conceito tem uma roupagem inovadora, com todo o embasamento de uma sociedade que prioriza a experiência do usuário em toda relação com produtos e serviços.
Trata-se de uma estratégia de conteúdo alinhada ao design e arquitetura da página para orientar à uma ação no site, plataforma ou aplicativo.
Esta estratégia não se resume ao óbvio, pois exige uma metodologia e objetivos próprios bem definidos. No UX Writing a escrita precisa ser diferenciada, mas também persuasiva a ponto de promover o engajamento de quem lê.
Isso também possibilita à empresa criar sua própria identidade, otimizando o relacionamento entre a marca e seu público-alvo, proporcionando relacionamento e identificação.
Como trabalhar o UX Writing?
Por ser uma estratégia de planejamento e produção de conteúdo, o UX Writing precisa agregar a escolha de cores, formatos e palavras ideais e chaves para melhorar a experiência do usuário. Para conectar o usuário com os pontos de contato de uma empresa, sejam eles sites, apps e/ou chatbots é necessário adotar princípios, como clareza, precisão e o contexto em que o público-alvo está inserido.
Veja agora um exemplo:
Ao acessar um site corporativo e, visitar a página “sobre”, você acaba saindo com mais dúvidas do que entrou a respeito da área de atuação da empresa? Já aconteceu isso com você? É muito comum, mas não deve mais ser.
Isso acontece porque o texto não foi escrito com o foco no UX Writing. Palavras técnicas demais podem causar esse tipo de ruído e o responsável pela produção textual precisa tentar passar credibilidade, mas com um texto e uma escrita adaptada, que produza entendimento e não gere confusões e possíveis rejeições, por parte do usuário de uma plataforma.
A diferença entre UX Writing e Copywriting
Você pode até ter achado que o UX Writing se trata do tão falado Copywriting, mas são conceitos distintos, mesmo que se encontrem dentro do mesmo universo do marketing. O UX Writing se direciona a sites, apps, conteúdos interativos e serviços digitais.
A busca por palavras-chave relevantes, a estruturação do conteúdo para evidenciá-la, tudo isso parte de um mesmo princípio. Então, qual seria a diferença entre os dois conceitos?
A resposta está no objetivo de cada uma das ferramentas. O Copywriting age mais na construção de conteúdos educativos, informativos e com tom de bate-papo. Seu foco está em fazer com que o público compre a ideia de uma marca e crie identificação com seus valores. Além disso, é pautado dentro de uma jornada que engloba a descoberta do cliente até a sua conversão.
Já a escrita UX tem função mais técnica e é responsável por criar experiências precisas de usuário. Experiências guiadas e que não causem frustração e desapontamento do usuário em seus objetivos específicos.
Agora que já está por dentro do UX Writing, consegue notar a necessidade de profissionalizar a parte textual de seu site, app, blog ou rede social? Nós podemos potencializar seus ganhos com a expertise de nossos especialistas. Fale conosco e entenda como podemos te ajudar a transformar a realidade de seu negócio.