Para entendermos a importância do e-mail marketing na comunicação empresarial é essencial começar falando de seu potencial de conectar, de forma direta, empresas com seu público-alvo.
Quando trabalhamos com dados e analisamos a simples métrica, de que o e-mail como um canal de comunicação é utilizado por um pouco mais da metade da população mundial (53%), conseguimos perceber o quanto empresas podem estar negligenciando uma ferramenta tão potente do marketing digital.
Segundo a HubSpot, 78% dos profissionais de marketing notaram que seu engajamento aumentou por e-mail nos últimos 12 meses. Desse grupo de profissionais, 4 em cada 5 afirmam que desistiriam das mídias sociais, mas em último caso do e-mail marketing.
Quem não está tão por dentro desse tema e deseja investir nessa ferramenta, ainda conforme pesquisa da HubSpot, pode obter um ROI disruptivo de até 4.200%. Um retorno e tanto, não é! Neste artigo você pode entender um pouco mais:
O que é e-mail marketing?
Trata-se de toda comunicação direta, realizada por e-mail, que acontece entre uma empresa e sua lista de contatos ou clientes.
Como é realizada uma campanha de e-mail Marketing?
Uma campanha de e-mail marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter conteúdos educativos, promoções, produtos ou serviços. As mensagens são enviadas com o auxílio de uma ferramenta de disparo de e-mails.
As principais métricas de e-mail marketing
- Taxas de abertura
- Taxas de cliques
- Taxa de conversão
Com a ajuda de um bom CRM, é possível ter acesso a esses dados organizados em uma única plataforma e como já dissemos aqui no blog, automação de processos de marketing não é um gasto extra, mas um investimento.
Boas práticas
Conecte-se com o público-alvo
Encontrar o público certo é “o pulo do gato”. A segmentação garante que sua comunicação está direcionada ao público certo.
Ofereça uma experiência diferenciada e limite os envios
Enviar um e-mail cheio de “textão” é maçante e nada atraente. Quem insiste nessa estratégia acumula altas taxas de rejeição.
Concentre informação, de forma clara e direta, poupando espaço. Saiba conduzir seu cliente pelo e-mail como se estivesse em um diálogo corriqueiro. Seja respeitoso, mostre que para cada problema dele você tem a solução.
Crie uma boa assinatura e sempre convide o lead para estender a conversa.
Perceba se você está ou não recebendo resposta e descarte leads frios se necessário. Afinal, a maioria dos clientes utilizam caixas de e-mail que já detectam mensagens indesejadas e, às vezes, pode acontecer da sua mensagem não chegar ao destino final.
Invista em um layout atrativo e próximo da realidade do público-alvo. Sempre se despeça oferecendo a oportunidade de tirar alguma dúvida, demonstrando interesse, proatividade e preocupação com o cliente.
Personalizar suas campanhas e otimize a experiência em dispositivos móveis
Descubra a linguagem e o comportamento de compra do lead. Isso facilita o desenvolvimento de um conteúdo de e-mail marketing atraente e relevante.
De acordo com a TrueList, e-mails abertos em dispositivos móveis possuem probabilidade 65% maior de enviar clientes para o site. E, ainda, mais de 50% das campanhas de e-mail são visualizadas por esses aparelhos. Por essa razão seus e-mails precisam se adaptar a esse formato ou você perderá oportunidades de conversão.
Explore o call-to-action
Após a abertura do e-mail seu lead precisa ser conduzido até uma conversão. É função do CTA fazer isso. Se e-mails com CTA “saiba mais” não estão convertendo, faça um teste A/B com termos como “conhecer”, “descubra” em seu próximo envio? Testes geram resultados diferentes e análises mais profundas.
É possível testar a conversão também ao longo do e-mail, colocando um CTA no meio e outro no fim do conteúdo.
Depois dessa aula sobre e-mail marketing, sua empresa precisa buscar trabalhar o marketing de maneira estratégica e é para isso que estamos aqui. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.