A aplicação de ações de marketing digital é uma realidade em diversas empresas e se torna cada vez mais importante que donos e gestores tenham conhecimento sobre esse universo. Mais do que buscar referências e conteúdos, é preciso entender as principais expressões usadas na área, especialmente sobre as estratégias para impulsionar os negócios no ambiente online.
Para facilitar sua imersão nesse universo, produzimos este dicionário do marketing digital, com 21 termos essenciais para todos os donos e gestores. Confira!
1. Atração de leads
Para que uma empresa consiga aumentar suas vendas, é fundamental que ela seja capaz de proporcionar uma atração de leads consistente. Ações para atrair potenciais clientes da empresa através de conteúdos que incentivam esse público a inserir dados em um formulário de conversão.
Esses conteúdos podem ser: E-books, aulas gratuitas(Webinar), Isca digital, etc.
2. Automação de marketing
Conjunto de tecnologias que buscam acompanhar, de forma personalizada, o público-alvo com o objetivo de criar ações que impulsionam os resultados da empresa. A automação de marketing permite enviar campanhas mais eficazes para o mercado. Ela também elimina tarefas diárias maçantes e frustrantes.
3. Autoridade de domínio
Métrica que avalia e classifica o domínio de um site de 0 a 100 e serve para prever o potencial desse domínio para alcançar as primeiras posições do Google. É como um voto de confiança. Basicamente, diz ao algoritmo do mecanismo de pesquisas que aquele conteúdo é valioso.
Esses dados se baseiam em uma varredura realizada na web em busca de backlinks. Quanto mais e mais fortes, melhor para o domínio linkado.
4. Autoridade de página
Métrica que avalia o nível de relevância de uma página para os mecanismos de busca em comparação à concorrência. A autoridade de página é um indicador de classificação de uma página, funciona como a autoridade de domínio, só que classifica uma página.
A autoridade da página é baseado em 3 fatores: Idade /confiança, quantidade / qualidade de links e
quantidade de atualizações
5. Branding
Branding ou Brand Management é o processo de criação e gestão de marca que tem por objetivo torná-la reconhecida pelo público-alvo e relevante no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma.
6. CAC
O CAC (Custo de Aquisição por Cliente) é o indicador que mostra quanto a empresa gasta para conquistar novos clientes. Determina se o valor de vida útil desse cliente vale a pena, qual será o lucro gerado e quais canais de aquisição desse cliente são viáveis.
7. Co-Marketing
Cooperação entre duas empresas, ou seja, um marketing compartilhado entre duas empresas que possuem o mesmo público-alvo.
8. CTA
O CTA (Call-To-Action) é uma chamada para ação inserida em links ou botões ao longo de um conteúdo e indica ao usuário o que deve ser feito depois de consumir um conteúdo.
9. CTR
CTR (Click Through Rate) significa “taxa de cliques” e diz respeito à porcentagem do público-alvo que clica nos links dos conteúdos da empresa/ marca.
10. Funil de vendas
Estágios da jornada de compra do público, que se divide entre topo, meio ou fundo de funil, e cada uma delas afeta o comportamento do consumidor.
11. Growth hacking
Growth (crescimento) e hacking (ato de explorar brechas) se refere ao marketing orientado a experimentos, ou seja, para encontrar oportunidades de crescimento.
12. Inbound marketing
Conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes através de conteúdo interessante e útil.
13. Leads
Potenciais clientes que deixaram seus dados após o preenchimento de um formulário ou inscrição em blog, newsletter ou outro material.
14. Material rico
Tipo de conteúdo importante nas estratégias de marketing digital, oferece conteúdo mais denso em formato de e-books, whitepapers, infográficos ou webinar, por exemplo.
15. Métricas de vaidade
Métricas que não estão conectadas diretamente ao objetivo de uma campanha e, assim, não contribuem para as tomadas de decisão.
16. Mídia paga
Comunicação de uma marca através de investimento financeiro e por meio de veiculação paga.
17. Nutrição de leads
Prática que constrói uma série de comunicações que buscam qualificar, manter, engajar e encaminhar um lead pelo funil de vendas.
18. Remarketing
Ação de marketing que é direcionada a um público que já demonstrou interesse em um produto ou serviço, mas ainda não o adquiriu. Significa fazer marketing novamente para a mesma pessoa. A intenção é gerar impacto mais de uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse no produto.
Na prática, essa estratégia é aplicada por meio de campanhas de email responsáveis por reativar os clientes da sua base, incentivando-os a tomarem alguma ação.
19. Segmentação de leads
Filtro que seleciona os leads, por meio de critérios pré-determinados, para criar uma lista dinâmica que possibilita criar ações mais direcionadas. A segmentação, separa-se clientes em potencial dos Leads que não estão interessados no negócio.
20. SEM
O SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia de marketing digital que busca visibilidade dos mecanismos de busca para divulgar o negócio. Com o SEM, as marcas conseguem aparecer no topo das páginas de resultados das SERPs e, consequentemente, escalar o seu tráfego.
21. Teste A/B
Método que compara duas variações de um projeto para determinar qual delas desempenha melhor.
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