Quando o objetivo é criar uma empresa forte e de impacto, não basta escolher um bom nome e um logotipo bonito. É preciso pensar também no posicionamento da marca.
E se você não faz ideia do que estamos falando, veja neste novo conteúdo o que é o posicionamento de marca e por que ele é tão importante para o seu negócio. Boa leitura!
O que é posicionamento de marca
Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça dos seus clientes. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem suas principais características, diferenciais e vantagens bem definidos na mente do público.
Para construir um posicionamento relevante, no entanto, uma empresa precisa trabalhar bem todas as associações que serão feitas à sua marca, da identidade visual ao tom de voz usado em seus textos nas redes sociais.
Além disso, é preciso que os valores que a empresa deseja transmitir estejam bem claros para seus colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e, principalmente, seus clientes.
Qual a importância do posicionamento de marca para um negócio
O posicionamento de marca é um elemento indispensável na construção de uma empresa, já que tem uma grande influência nos resultados do negócio, uma vez que ao se posicionar, a marca transmite seus valores e propósito.
Dessa forma, sua identidade e sua proposta de valor ficam mais claras para o consumidor, permitindo que ele se conecte com esse posicionamento, tornando-se assim um cliente fiel, engajado e leal.
Quais são os benefícios trazidos pelo posicionamento de marca correto
Dentre os principais benefícios trazidos pelo posicionamento de marca, vale destacar:
- dependendo do posicionamento adotado, a marca será percebida de uma maneira ou de outra, por exemplo: confiável, inovadora, econômica etc.
- se a marca se posicionar corretamente dentro de um determinado mercado, ela não terá dificuldades em captar e converter novos clientes
- é por meio do posicionamento de marca que a empresa vai colocar em prática os valores que ela julga fundamentais, impactando a maneira como ela atua internamente e externamente.
Como acertar na construção do posicionamento de marca
Agora que você já sabe que o posicionamento de marca é importante para o crescimento do seu negócio, veja quais são as etapas para construí-lo de forma correta.
Conheça a audiência
Você precisa entender com quem você está falando, qual é o tipo de experiência desejada por quem compra o seu produto, quais são os seus hábitos de consumo e as principais dúvidas, dificuldades e necessidades desse público.
Segmente o público-alvo
Não basta conhecer seu público, é preciso segmentá-lo para compreender se há grupos de interesse ou determinado segmento que não é adequadamente atendido pelos concorrentes e, assim, cativá-lo e conquistá-lo.
Busque a diferenciação no mercado
Uma marca só se posiciona e é percebida se ela se destaca das demais, então é fundamental fazer o que ninguém mais está fazendo. Assim, estude muito bem o mercado e seus concorrentes e explore as falhas e brechas para se destacar.
Aumente a visibilidade da marca
Faça com que sua marca alcance mais pessoas e, com isso, conquiste mais oportunidades de negócio. Realize eventos, faça uso do marketing digital, use embalagens personalizadas e tudo mais que ajude a divulgar o nome da sua empresa.
Quais empresas são bons exemplos de como posicionar uma marca no mercado
Entre as empresas que se destacam por terem um excelente posicionamento de marca, podemos citar:
Natura
Sua proposta de valor, fundamentada em sustentabilidade, não realização de testes em animais, produção local, com ingredientes brasileiros e valorização da diversidade é bem compreendida e admirada por todos os seus consumidores.
Amazon
A Amazon soube identificar oportunidades para se tornar o fenômeno de vendas que é hoje e virar sinônimo de entrega rápida e preço baixo.
Starbucks
A rede de cafeterias norte-americana sabe se comunicar muito bem com seu público e acompanhar tendências em tempo real, oferecendo uma experiência relaxante e agradável para seus clientes, um lugar único entre a casa e o trabalho, onde as pessoas podem tomar um café saboroso e ter ótimas conversas.
NetFlix
A NetFlix é uma referência no mercado de streaming, com excelente posicionamento nas redes sociais, o que cria grande proximidade com seus clientes. No mais, para não perder seu lugar no mercado, ela começou a investir em suas próprias produções, que estão sempre presentes nas mais diversas premiações do setor cinematográfico e audiovisual.
Como você pode perceber, o posicionamento de marca muda a forma como os clientes percebem um negócio e influencia diretamente no seu crescimento e por isso não deve ser negligenciado.
Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao marketing, acompanhe as publicações no blog da Galatéia. Temos sempre conteúdos muito interessantes que podem ajudar no sucesso da sua empresa.