Se sua empresa já tem uma estratégia de marketing, mas não está alcançando os resultados esperados ou se você não tem nenhuma experiência na área, talvez seja a hora de contratar uma consultoria de marketing para te ajudar a impulsionar os negócios.
E para conhecer mais sobre esse serviço, acompanhe nosso novo post. Boa leitura!
O que é uma consultoria de marketing
A consultoria de marketing é um serviço que tem como objetivo auxiliar os empreendedores a escolherem as melhores estratégias de divulgação para o seu negócio.
Ela costuma ser contratada quando uma empresa está começando e ainda não tem uma área de marketing ou ainda quando a empresa não está conseguindo alcançar os resultados desejados com sua equipe interna e precisa e um novo direcionamento.
No entanto, ao contrário do que muita gente imagina, a consultoria de marketing não vai “colocar a mão na massa”, ela vai apenas orientar a empresa a respeito dos caminhos que ela deve seguir para que suas estratégias de divulgação funcionem de maneira satisfatória.
Então, se a ideia é ter na sua empresa um profissional para acompanhar o planejamento, implantação e análise dos resultados das ações de marketing, você deve contratar, além da consultoria de marketing, uma assessoria.
Objetivos de uma consultoria de Marketing Digital
Os objetivos de uma consultoria de marketing são:
Diagnosticar os problemas da empresa
A consultoria de marketing digital deve diagnosticar os principais problemas da empresa, por meio de uma análise de todos os processos de marketing e vendas.
Normalmente, já com esse diagnóstico inicial alguns itens de mudança já surtem efeito, como por exemplo inserir no site calls to action em posição de destaque para uma landing page.
No mais, são verificadas as configurações gerais do site, como instalação do código do Google Analytics para monitoramento do tráfego.
Fazer um planejamento
Outro objetivo é realizar um planejamento de acordo com os objetivos e com a realidade da empresa (metas da equipe de vendas, ticket médio esperado e público-alvo). E a partir disso, calcular quanto deverá ser investido de tempo e dinheiro para que a empresa alcance os melhores resultados.
Então, com esses dados em mãos, a consultoria de marketing deve definir as ações para atrair visitantes, gerar oportunidades e vendas.
Definir os próximos passos
Após o diagnóstico e planejamento o consultor irá orientar e elaborar um plano de ação com as atividades que tenham maior potencial de sucesso, bem como orientar a empresa sobre o que e como deve ser feito.
Aqui, é importante destacar que na maioria das vezes, a consultoria de marketing consta com parceiros que podem auxiliar a colocar em prática as ações planejadas.
No mais, é importante destacar que a empresa deve utilizar a consultoria de marketing para aprender sobre os conceitos do marketing digital e assim compreender o porquê de todas as atividades propostas.
Quando contratar uma consultoria de marketing
Você deve contratar uma consultoria de marketing quando:
- Faltam profissionais especializados em marketing na empresa;
- A empresa tem poucos funcionários e nenhum deles em tempo para pensar em estratégias de marketing;
- Não há verbas para contratar um profissional especializado em marketing para trabalhar todos os dias na empresa;
- Tem pressa para se destacar no mercado e começar a divulgação do seu produto ou serviço;
- Precisa redirecionar sua área de marketing com uma nova visão;
- Precisa treinar sua equipe.
E agora que você já sabe o que é uma consultoria de marketing, será que sua empresa precisa contratar uma?
Entre em contato com nossos especialistas e entenda como melhorar o marketing da sua empresa.