Sem dúvida alguma, Luíza Helena Trajano é uma das figuras mais importantes do cenário corporativo brasileiro, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luíza, rede varejista com mais de mil lojas físicas pelo país e uma forte presença no e-commerce.
Ela ainda é também uma voz importante na defesa da construção de um mundo mais igualitário. Além de ações e campanhas do Magazine Luíza contra a violência doméstica, ela fundou em 2013 o grupo chamado “Mulheres do Brasil”, que hoje reúne mais de 40 mil mulheres em torno de pautas como educação, empreendedorismo e a valorização da mulher em espaços de poder.
História de Luíza Helena Trajano
Nascida e criada na cidade de Franca, interior de São Paulo, Luíza Helena Trajano começou a trabalhar aos 12 anos de idade, durante as férias escolares, como balconista na loja de seus tios, Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato.
A Cristaleira era uma pequena loja de presentes comprada pelos tios de Luíza em 16 de novembro de 1957, que ganhou o nome de Magazine Luíza graças a um concurso na rádio local para que os moradores escolhessem o seu novo nome.
Luíza Helena Trajano gostou da experiência como balconista e aos 18 anos passou a trabalhar de forma efetiva. Após se formar em Direito e Administração de Empresas, ela chegou a ocupar cargos em todos os setores da empresa.
Em 1991, ela recebeu um bilhete de sua tia avisando que era a hora de assumir o comando da empresa e não teve dúvidas: aceitou o desafio. Mais tarde, em 2008, se tornou presidente da rede, cargo que exerceu até 2016.
Em 2016, seu filho, Frederico Trajano, assumiu o cargo de CEO do Magazine Luíza, o que marcou a terceira geração de herdeiros no comando da empresa.
Os efeitos de Luíza Helena Trajano como gestora
A gestão de Luíza Trajano se destaca por ser inovadora e muito próxima de seus clientes e colaboradores.
Sob seu comando foram criadas, em 1992, as chamadas Lojas Virtuais que funcionavam da seguinte maneira: o cliente ia até à loja e comprava pelo computador, com o auxílio de um vendedor, o produto que não estava exposto por meio de um catálogo virtual. A prática ainda é adotada pelas lojas localizadas em cidades com menores volumes de vendas e elimina a necessidade e os custos ter diversos produtos sempre em estoque.
Outra novidade implantada por ela foi a Liquidação Fantástica, uma espécie de saldão de mostruário realizado no mês de janeiro, um período que costuma ser muito ruim para o varejo.
No mais, ela é famosa por fazer visitas frequentes às lojas, responder parte das reclamações recebidas por e-mail e ainda conversa com os clientes nas lojas em que visita.
Já com relação aos funcionários, a área de Gestão de Pessoas do Magazine Luíza é responsável por desenvolver diversos programas de retenção de talento que vão desde o plano de carreira, treinamentos, cursos técnicos, ensino à distância, programa de bolsa de estudos para graduação, pós-graduação, MBA, línguas, auxílios para as pessoas com deficiência, como a isenção do pagamento do plano de saúde, etc.
Existe até mesmo um disque-denúncia interno para encorajar as mulheres que trabalham na empresa a denunciarem casos de violência doméstica.
O Magazine Luíza e a pandemia do coronavírus
O Magazine Luíza, ao contrário da maioria das empresas varejistas, conseguiu aumentar suas vendas durante a pandemia. Em maio, até o dia 20, mesmo com as lojas físicas fechadas, as vendas cresceram 46% em comparação com o mesmo período do ano passado.
E no dia 04 de junho as ações da empresa estavam com uma valorização de 22% em relação ao início do ano e ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões em valor de mercado.
E todo esse bom desempenho, segundo Luíza Helena Trajano, deve-se, entre outros motivos, ao grande investimento no digital. Tanto que a base ativa de clientes no e-commerce do Magalu nos primeiros três meses do ano cresceu 43% na comparação com o primeiro trimestre de 2019.
No mais, no contexto da pandemia, o Magazine Luíza foi um dos idealizadores e signatários do movimento “Não Demita”, para a manutenção de empregos no período da pandemia e também criou o “Parceiro Magalu”, uma plataforma digital de vendas que está ajudando micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a manter seus negócios.