Com a expansão do home office no último ano, muitas empresas se depararam com um sério problema: a ineficiência da comunicação interna. Afinal, ficou complicado ter conversas eficazes, humanas e assertivas com os colaboradores através de telas e sem o contato físico tão necessário para transmitir uma ideia.
Se esse também é um problema na sua empresa, confira este conteúdo que preparamos especialmente para você. Boa leitura!
Os principais desafios da comunicação interna em tempos de home office
Uma boa comunicação interna é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, uma vez que é a responsável pelo diálogo entre os gestores e os colaboradores. Seus objetivos, entre outros, são a integração dos funcionários, o alinhamento de expectativas e metas dos colaboradores com a empresa, e diálogos voltados para o aumento da produtividade, dos bons resultados, do engajamento e da satisfação dos profissionais.
Porém, em tempos de home office, estabelecer uma comunicação eficiente apresenta alguns desafios, uma vez que estávamos todos acostumados com conversas e reuniões presenciais, com o olho no olho e uma maior espontaneidade.
Nesse cenário, alguns problemas precisam ser enfrentados, como:
- falar apenas o necessário, já que agora é fundamental que os líderes e gestores exponham com clareza e de forma objetiva suas opiniões e necessidades
- estimular o comprometimento e a confiança na empresa, uma vez que quem está em home office precisa ser estimulado diariamente para produzir um bom trabalho
- repassar dados e relatórios de maneira menos “fria”, expondo seu lado mais humano aos funcionários
- utilizar aplicativos modernos pois, mais do que saber o que e como falar, é preciso que essas mensagens cheguem de forma clara a todos.
- dar voz aos colaboradores por meio de feedbacks de forma remota
- controlar a ansiedade da equipe, afinal a situação geral no país ainda inspira cuidados
- preservar a saúde mental dos colaboradores, ficando atentos e sensíveis para alguns sintomas que indicam mal estar mental.
6 dicas para melhorar a comunicação interna no home office
Abaixo, listamos algumas dicas que ajudam a melhorar a comunicação interna no home office:
1. Alinhe expectativas
Converse com seu time e explique qual a melhor forma de realizar o trabalho em home office, quais são os resultados que você espera de cada um dos colaboradores e quais serão as mudanças em relação ao acompanhamento de resultados. No mais, deixe o canal aberto para dar e receber feedbacks constantemente.
Dessa forma, o time trabalha de forma mais alinhada e com menos ansiedade.
2. Defina um canal de comunicação como o principal
É normal ficar perdido sem saber se manda uma mensagem, se chama para uma reunião, se responde um e-mail ou faz uma ligação.
Para evitar “desencontros”, o melhor a fazer é definir um canal de comunicação como o principal, bem como estabelecer quais as funções de cada um dos outros meios de comunicação que serão utilizados.
3. Estimule e aprimore a comunicação escrita
Para que nenhuma informação se perca pelo caminho e em tantas videoconferências, mensagens de voz e ligações, estimule a comunicação escrita. Essa é a forma mais rápida e segura de transmitir o que você deseja para sua equipe.
Use e abuse de mapas mentais, esquemas e resumos para que não existam dúvidas do que precisa ser feito.
4. Crie uma rotina de comunicação
Na empresa a comunicação acontece de forma orgânica, porém no mundo digital não funciona assim e é preciso um planejamento para garantir que todos estarão disponíveis ao mesmo tempo.
Para isso, você pode determinar uma reunião breve com a equipe sempre no início e no final do expediente para que nada seja ignorado e uma vez por semana uma reunião mais longa.
5. Resolva problemas (grandes) com uma ligação ou videochamada
Quando houver um problema grande, uma ligação telefônica ou uma videochamada pode ser a melhor forma de resolvê-lo de forma mais ágil e sem os corriqueiros mal-entendidos que um e-mail ou mensagens instantâneas podem causar.
6. Seja transparente
Por fim, para melhorar a comunicação interna no home office, seja, acima de tudo, transparente com sua equipe. Deixe clara a maneira como cada um deve trabalhar, as horas de dedicação às atividades e os resultados diários esperados.
E claro, dê feedbacks honestos, mostre dados corretos, não minta para os colaboradores e proponha soluções plausíveis para as dificuldades.
É isso! Gostou das nossas dicas sobre como melhorar a comunicação interna na sua empresa em tempos de home office? Pronto para colocá-las em prática? Para mais informações relevantes para o seu negócio, acompanhe sempre as publicações aqui, no blog da Galatéia.