Um dos temas mais propagados nos últimos tempos tem sido a humanização ou comunicação humanizada. Essa tendência está presente, tanto no entretenimento quanto em conteúdos que antes eram meramente, de caráter informativo.
Ninguém mais navega na internet, principalmente pelas redes sociais, sem julgar se um perfil ou conteúdo é completamente artificial ou se tem proximidade com a realidade a ponto de gerar identificação. A comunicação humanizada está cada vez mais presente em, seja em novelas ou telejornais, e é sobre essa tendência que viemos falar hoje.
O que é comunicação humanizada?
Quando se pensa em personalização, valor qualitativo e conexão que envolva sentimentos e emoções, processos automatizados perdem força, porque a natureza das coisas é distinta.
A automação dos processos é uma realidade muito positiva e conforme já evidenciamos aqui, possui diversas vantagens, como, por exemplo, a agilidade, redução de custos, autonomia dos indivíduos para realização de tarefas, entre outras.
No entanto, a necessidade de se relacionar, essencial e inerente de todo indivíduo em sociedade, é inquestionável. E para que haja proximidade, relacionamento, identificação, é necessário que a comunicação seja, intencionalmente, natural e humana.
As instituições precisam priorizar a qualidade na relação com seus clientes, e, isso deve vir antes dos processos. Isso precisa estar dentro da cultura de uma organização e fazer parte do ecossistema do negócio em si.
Como criar uma comunicação mais humanizada?
Compreender que o cliente não é apenas um número, dígito ou contrato, mas que se trata de um indivíduo complexo, dotado de sentimentos, desejos, dores, opiniões e necessidades já fará toda a diferença na comunicação da sua empresa.
Emoção, empatia e ética são atributos essenciais de quem quer aderir a essa tendência.
A produção de conteúdo tem que ser honesta, autêntica e clara em sua mensagem, conversar com sua audiência, além de ter um comportamento delimitado (posicionamento de marca), que por sua vez é capaz de afastar ou promover maior proximidade e relacionamento entre a empresa e o cliente.
Invista nessa tendência e interaja com o seu público
Pessoas falam para pessoas e produzem conteúdo que impactam vidas, na maioria das vezes, de outras pessoas. Portanto, conteúdos que geram engajamento são ótimos para as redes sociais, de maneira geral, e acabam se tornando um objetivo para todos.
Métricas como comentários e mensagens voluntárias no Instagram, por exemplo, indicam uma boa conexão da marca com o cliente.
Stories com enquetes, caixinhas de perguntas e um bom storytelling são recursos que devem ser explorados para gerar essa interação humanizada, afinal as pessoas amam assistir e contar histórias. O foco da comunicação humanizada precisa ser a entrega daquilo que é relevante e valioso para seu público.
Atenção ao tom de voz da marca
A interação quando é exercida apenas por uma das partes, mostra que existe algum ruído.
Uma empresa ou marca possui sua personalidade, mas precisa moderar seu tom de voz, adequando-o ao seu público e objetivos da marca.
Viu como a comunicação humanização é uma tendência essencial para a sua marca ganhar destaque e fazer parte da vida de seus clientes?