Como reter clientes é uma dúvida muito frequente dentro das empresas que não contam com estratégias bem definidas ou até mesmo não sabem a importância dessas estratégias de retenção de clientes. Por isso, por meio de 5 dicas de como reter clientes vou lhe apresentar soluções simples e valiosas que vão ajudar você e seu negócio.
Se você precisa otimizar suas estratégias de retenção ou até mesmo precisa saber por onde começar vale a pena conferir essas 5 dicas de como reter clientes e aplicar em seu negócio.
“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual”, gosto sempre de citar essa frase do norte-americano Philip Kotler, um dos mais renomados nomes do marketing, que deixa muito claro a importância de como reter clientes antigos é vantajoso ao invés de dedicar-se apenas em conquistar novos clientes.
Ao final deste artigo você saberá estratégias efetivas e valiosas de como reter clientes e evitar o famoso churn (taxa de cancelamento).
Dica 1: Ter um bom alinhamento
Para saber como reter clientes é preciso primeiro entender que tudo começa antes mesmo da entrada de um novo cliente, e por isso deve ser feito um alinhamento entre o time de marketing e vendas para saber qual é sua persona (cliente ideal) e assim fazer um alinhamento de expectativa com esse cliente. É de extrema importância que seus clientes tenham fit, ou seja, que sua solução tenha valor e que consiga obter bons resultados, pois assim evitará que ele se frustre ao não obter os resultados esperados e acabe optando pelo cancelamento de seu serviço.
Dica 2: Não desapareça
Muitas empresas ao fechar negócio com um novo cliente, acha que só executar o cronograma que foi definido é o suficiente, mas não é. Muitas vezes, o sentimento dos clientes ao contratar um novo serviço é ficar com as expectativas lá em cima, ansiosos pelos resultados, e se fazer presente tirando as dúvidas que irão surgir no caminho, alinhando as expectativas e mostrando que o que tem sido feito é de extrema importância (falaremos disso na próxima dica).
Dica 3: Apresente Resultados Relevantes
Como disse anteriormente apresentar para o seu cliente o que vem sendo feito e quais resultados vem obtendo é importante, pois além de mostrar ao cliente que você se faz presente, essas apresentações também servem para continuar alinhando suas campanhas, metas atuais e definições de futuras metas. Mas de nada adianta essas apresentações se você não trouxer dados relevantes, métricas que seu cliente entenda e veja o avanço de seu negócio e veja valor nisso. Então, tenha um cronograma definido, faça reuniões constantemente, se faça presente e apresente os resultados, sejam eles bons ou ruins.
Dica 4: Onboarding
Onboarding é o processo que se inicia assim que um cliente adquire um produto ou serviço em sua empresa e você faz de tudo para que ele se sinta em casa, sendo tratado de forma diferenciada e acompanhado de perto nas primeiras semanas.
O cliente precisa enxergar o valor de sua solução para que não sinta que fez um mal negócio e foi enganado pelo vendedor, portanto, quanto antes ele enxergar esse valor, melhor.
Nós da Galatéia temos trabalhado para definir um processo de onboarding o mais eficiente possível, pois acreditamos que o cliente deve se sentir em casa o quanto antes, e para isso precisa enxergar todo valor que meu negócio tem trago a ele. E para isso, atrelado ao onboarding usamos uma metodologia de Aceleração de Resultados, cujo o foco é trazer os primeiros resultados.
Dica 5: Melhoria Contínua
Os clientes devem estar satisfeitos com seu produto ou serviço, mas é importante pensar sempre na melhoria, a concorrência não dorme, e por isso devemos sempre pensar em evoluir ainda mais, e para isso, os clientes podem ser de grande ajuda. Está se perguntando como? A resposta está nos feedbacks. Tirem o melhor deles, veja o que não tem agradado seus clientes e trabalhe na melhoria desses pontos.
Tire um tempo para estudar, ler, fazer um novo curso. Devemos nos atualizar com novas tecnologias e nos aperfeiçoar ainda mais e isso poderá trazer novos insights para seu negócio. Meu gestor aqui na Agência preza muito por esse tempo e passa isso para toda a equipe, afinal, o tempo estudando com certeza é um dos melhores investimentos…
E agora uma dica extra para você que leu até aqui:
Você em algum momento deve ter se perguntando: Como saber se minhas estratégias estão de fato fidelizando os clientes?…
E isso você irá saber se começar a notar que tem perdido mais clientes do que deveria, aí está na hora de repensar suas estratégias para que elas tornarem-se mais efetivas, e para isso você deve acompanhar as KPI’s certas. Pensar em reuniões com sua equipe é uma ótima forma para que juntos revejam o que tem sido feito e como poderão otimizar esses resultados.
Bom, agora você está pronto para manter os clientes em casa!
Vamos relembrar o que você aprendeu neste artigo:
- Entendeu a importância de reter clientes ao invés de somente dedicar esforços para captar novos clientes;
- Manter o alinhamento entre marketing e vendas e também deixar bem alinhado as expectativas com os clientes;
- Não desaparecer, e sim se fazer presente;
- Definir um processo de Onboarding;
- Procurar sempre uma melhoria contínua.
Espero que este artigo ajude você e sua empresa!
E para saber mais sobre como reduzir essa taxa de churn, temos um material falando sobre, é o nosso Webinário: Como Fidelizar Clientes na sua empresa de SAAS.
Desejo sucesso e bons resultados.
Abraços.