As consequências humanitárias, sociais e econômicas da crise de coronavírus já são uma realidade: segundo balanço da France Presse (AFP), ao menos 1/3 da população mundial está, hoje, sob algum tipo de restrição de movimentação. Em todo o planeta eventos culturais e esportivos de grande importância foram cancelados, diversos países estão com suas fronteiras fechadas, sistemas de saúde de grandes potências econômicas entraram em colapso… E o que se ouve de especialistas é que estamos longe de chegar ao fim desse momento desafiador e complicado.
Enquanto autoridades, cientistas e profissionais de saúde lutam para proteger a população, salvar o maior número de vidas possível e encontrar formas de parar o vírus e curar a covid-19, um outro problema se apresenta: como sustentar a economia, dando suporte às empresas e garantindo emprego e renda às pessoas?
Nesse sentido, o momento é especialmente difícil para o pequeno e médio empreendedor. Qual dono de PME estava preparado, em estrutura e finanças, para enfrentar um cenário como esse, da crise de coronavírus?
Neste artigo, além de mostrar a você um panorama da situação atual para as empresas brasileiras, nós selecionamos 5 dicas que podem ajudar seu negócio a enfrentar essa pandemia. Continue a leitura!
Panorama do cenário atual para as empresas no Brasil
Desde que o coronavírus chegou ao Brasil e as consequências da pandemia começaram a ser sentidas no país, a previsão do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de um crescimento de 2,2%, para uma retração de 2,96 em 2020, segundo projeções do mercado financeiro.
Para o Fundo Monetário Internacional, o cenário no Brasil é ainda pior, as projeções do FMI são que nossa economia sofra retração de 5,3% e o desemprego no país chegue a 14,7%. Números nada animadores para empresários que buscam por alternativa para manter seus negócios em pé em meio à necessidade de distanciamento social, portas de comércios fechadas e perda de renda da população.
Na maioria da empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, o momento é de total incerteza e de urgência pela adoção de novos modelos de operação e pelo encontro de soluções que garantam a sobrevivência do negócio.
5 dicas para enfrentar a crise de coronavírus
Considerando esse cenário, abaixo, nós elencados 5 dicas que, se colocadas em prática, ajudarão sua empresa a enfrentar com menos perdas a crise de coronavírus:
1. Coloque a saúde e o bem-estar das pessoas em primeiro lugar
Antes de qualquer outra ação, é hora de você entender que esta crise afeta, principalmente, a saúde e o bem-estar das pessoas e, por isso, proteger seus colaboradores e, por consequência, a você mesmo e a toda a sociedade, é a coisa mais importante a fazer.
Na sua empresa, siga TODAS as recomendações da OMS e das autoridades, das práticas de higiene ao distanciamento social. Essa é a única maneira de combater a pandemia, achatar a curva de contágio do vírus, encurtar o período de negócios fechados/parados e minimizar os efeitos da crise na economia.
2. Adapte-se a novos modelos de operação
Dentre as exigências impostas pelo cenário criado pela crise de coronavírus está a de se adaptar a novos modelos de operação. Isso vale para empresas de todos os portes e segmentos.
Colocar toda a operação da empresa em regime home office e passar a oferecer serviços digitais e a fazer vendas online estão entre as alternativas a que as empresas podem recorrer nesse momento.
Dentre os clientes aqui da agência temos bons exemplos de negócios que estão se adaptando às necessidades colocadas pela crise. Um deles é dado pela Iplan, empresa de arquitetura corporativa que, enquanto não pode voltar a abrir as portas de seu escritório para receber clientes, tem oferecido consultoria online e realização de projetos digitais.
3. Faça planejamento financeiro
Para empresas, fazer planejamento financeiro é fundamental em todo tempo, pois é esse planejamento que deve guiar as decisões estratégicas e diagnosticar problemas antes que eles afetem de forma irreversível as finanças do negócio.
Mas em momentos como esse, de crise, o planejamento financeiro é ainda mais importante. Só com um planejamento detalhado você conseguirá saber o que vai precisar ser feito para garantir a sobrevivência da sua empresa durante a pandemia e nos meses que se seguiram ao fim dela.
4. Fique atento às ações de ajuda financeira às empresas
A criticidade do cenário trazido pela pandemia de covid-19 afetou a toda a economia mundial. E para impedir perdas econômicas ainda maiores, os Governos de muitos países e grandes corporações têm agido para auxiliar e socorrer os negócios mais suscetíveis à crise. Por isso, é muito importante ficar atento às ações apresentadas e buscar se beneficiar daquela que se destinarem ao seu negócio.
No Brasil, o Governo lançou um programa que financia os salários de colaboradores de pequenas e médias empresas e tem prometido outras medidas de socorro às PMEs.
Além disso, grandes bancos têm se disposto a renegociar empréstimos e grandes players do mercado, como Magazine Luiza e Americanas, desenvolveram soluções de marketplace que visam fomentar as vendas de pequenos comércios – um dos segmentos mais afetados pela crise de coronavírus.
5. Dê atenção à comunicação e à imagem do seu negócio
Em entrevista recente, Washington Olivetto, brasileiro reconhecido como um dos maiores nomes da publicidade mundial disse que este não é momento para tentar vender nada, mas sim para prestar serviço. E em meio à pandemia, cuidar da imagem e da comunicação da sua empresa está fortemente ligado à ação de prestar serviço aos seus clientes e à sociedade.
Fazer dos seus canais de relacionamento com o público, seja ele site, e-mail marketing ou redes sociais, um meio seguro de conseguir informações confiáveis sobre o vírus e como se proteger dele é uma forma eficiente e digna de manter seu negócio ativo e na cabeça das pessoas em um período tão difícil.
A pandemia de covi-19 colocou a todos diante de um cenário para qual não estávamos preparados. Governos, sistemas de saúde e modelos econômicos estão sendo testados em todo o mundo. E para passarmos por esse momento precisaremos de união: apenas cuidando de todos, estaremos nos protegendo.
Durante a crise de coronavírus, nós, da Galatéia estamos 100% comprometidos com o bem-estar de nossos colaboradores, clientes e de toda a sociedade. Acompanhe nossos canais digitais e esteja atento a todas às ações que podem proteger sua saúde e minimizar as perdas do seu negócio. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.