A psicologia das cores não se trata apenas de um estudo qualquer, pois as cores geram percepções. A partir das percepções e sensações causadas, o público alvo pode identificar-se ou não com uma ideia ou proposta, impactando nas vendas de produtos e serviços.
Neste artigo, a Galatéia falará sobre como o conceito da utilização das cores é importante para as estratégias de marketing, porque quando são utilizadas da maneira correta, transmitem os valores de uma marca desde o primeiro contato visual.
Psicologia das cores e Marketing
Já parou pra pensar que o uso assertivo das cores impacta seus e-mails, suas landing pages e até mesmo seu site?
Em linhas gerais, a psicologia das cores trata-se de uma ciência e seu objeto de estudo é o comportamento humano em relação às cores.
É importante ressaltar que o comportamento das pessoas e seus gostos, embora sejam subjetivos, são também padronizáveis. Logo, é possível segmentar e entender a dinâmica que leva uma pessoa a gostar de uma arte com as mesmas informações na cor verde e não na cor azul.
A partir do primeiro contato com uma peça publicitária, um julgamento é feito pelo potencial cliente. Se ele gostar, a chance de conversão é grande, mas se não gostar… Adeus venda!
Portanto, a psicologia das cores no marketing aponta para conversão, porque até mesmo as cores vendem.
A importância do estudo das cores
Cores provocam emoções, sensações e causam impressões. Por isso, a escolha inteligente das cores potencializa as estratégias de marketing.
Afinal, dos detalhes mais básicos de uma fonte tipográfica à escolha da cor de uma marca, peça gráfica ou digital, tudo interfere no posicionamento da marca.
Pessoas se atraem pelo que lhe é interessante e percebido como belo. Sim, sabemos que isso é relativo e subjetivo. Mas se você conseguir escolher cores mais coerentes com o seu projeto, ganhará destaque no meio da multidão.
Entender o que seu público percebe e interpreta, nas cores do seu negócio, também impactará em seus resultados com o marketing.
O uso intencional das cores no marketing
Imagine um outdoor com a maçã da Apple na cor vermelha. Causaria, no mínimo, certo estranhamento, não é mesmo? Porque embora a fruta seja de fato vermelha, quando relacionada à empresa que fabrica Iphones, nós não conseguimos linkar com essa coloração. E isso tem explicação!
Em um outro cenário, você já parou pra pensar por que Mc Donalds e Burguer King utilizam o vermelho em suas marcas e produtos? Você não consegue imaginá-los com uma logo azul como a da Pepsi, nem verde como a Spotify.
O vermelho causa sensação de fome no indivíduo, e esse conhecimento por si só, já facilita a vida das redes de fast-food. O cliente também cria padrões mentais para segmentos diferentes. O cérebro vai se adaptando, catalogando, repelindo alguns produtos, que são visualmente desagradáveis e aderindo à novas ideias, que atraem o olhar do potencial cliente.
Portanto, buscar conhecimento sobre essa psicologia está dentro da metodologia de todo bom design. Fique de olho nisso!