Tenho 2 perguntas para você…Sua equipe de marketing tem como o principal foco os resultados dos clientes? E você sabe como liderar uma equipe e ter uma maior produtividade dela?
Se a sua resposta for sim, provavelmente você terá um pouco mais de facilidade para liderar um time de marketing na sua empresa.
O que vou compartilhar contigo ao decorrer desse artigo, é o que diariamente realizo e busco aqui na Galatéia. Pois, acredito que com isso, você vai poder tirar algumas ideias e conclusões para começar a utilizar hoje com sua equipe de marketing. Pode ser?
Quando se trata de liderar uma equipe de marketing acredito que existam 2 tipos de “problemas comuns” que todos os líderes provavelmente enfrentam.
O primeiro é que normalmente o departamento de marketing precisa gerar seu valor e seus resultados para a empresa como um todo. E isso só complica ainda mais, quando está atrelado ao nosso segundo problema que é o: alinhamento da equipe de marketing com os resultados esperados (o famoso “rumo ao resultado”).
O que percebo aqui na Galatéia é que o perfil dos profissionais da equipe de marketing “mais comum”, são de profissionais independentes e que gostam de autonomias. Independente da sua área de atuação. Pode ser a área de conteúdo, mídia, analista ou qualquer outra. Essa “independência e versatilidade” é uma semelhança muito comum.
Como um bom gestor você deve utilizar isso ao seu favor, pois essa autonomia irá te ajudar a não deixar o operacional e os “entregáveis” superar os resultados esperados pelo cliente/empresa. Que é o objetivo final, certo?
E para te ajudar com isso vou te entregar 4 dicas de como liderar uma equipe de marketing e aumentar sua produtividade. Com isso, você vai conseguir “provar” o valor e os resultados do marketing, alinhar sua equipe para os resultados e ainda ganhar como brinde uma equipe de marketing mais produtiva rsrs
Dica 1 – Defina metas para o Marketing, mas individualize-as para cada profissional;
Dica 2 – Não faça um microgerenciamento das tarefas da sua equipe de marketing;
Dica 3 – Lide e ensine-os a lidar com problemas;
Dica 4 – Faça apresentações dos resultados para a equipe.
Provavelmente você lida diariamente com diversos “níveis” de profissionais na sua equipe de marketing, certo?
Isso é extremamente normal. Pode ser um profissional de 10 anos de experiência ou um estagiário, ambos sempre vão ter coisas novas a aprender. Parece meio clichê, mas seu papel como líder é de mostrar e direcionar isso a eles, tanto mentalmente quanto na prática diária.
E para ter profissionais direcionados à resultados, eu busco ajudar e levar minha equipe de marketing a ficar o mais atualizada possível. Esse contato direto com novas estratégias e soluções do mercado, vai ajudar bastante a criar uma mentalidade para soluções de futuros problemas.
Uma vez assisti em um palestra (desculpe mas não me recordo o nome do palestrante rsrs) e que me marcou bastante, é que existem 3 tipos de profissionais em qualquer tipo de empresa:
- o ruim;
- o bom;
- e o fantástico.
Acho importante te mostrar isso antes de apresentar as dicas, pois você terá um melhor uso delas. Confie em mim, rsrs. E com certeza entendendo isso, irá impactar diretamente na sua liderança e produtividade da equipe de marketing.
O profissional Ruim: É aquele cara que faz muita coisa errada, não entrega as tarefas no prazo e não está muito preocupado com sua educação e evolução na empresa.
O profissional Bom: É o tipo de profissional que faz tudo certo, erra em uma coisa ou outra, entrega as tarefas no prazo, mas NUNCA irá fazer uma grande diferença na empresa ou na sua equipe de marketing.
O profissional Fantástico: É igual o profissional bom, mas a diferença é que ele pode mudar totalmente a história da sua empresa a qualquer momento. Então, aposte nele!
Você consegue adivinhar qual sua grande preocupação aqui?
Uma dica, não é o profissional ruim. O profissional ruim você já sabe o que ele é, você só precisa tirar ele da equipe. Sua maior preocupação está no profissional bom, pois ele pode estar tomando lugar de um profissional fantástico e com certeza sua equipe de marketing perde com isso. Pense nisso!
Agora como prometido, vamos às dicas 4 dicas de como liderar e aumentar a produtividade da sua equipe de marketing.
Dica 1 – Defina metas para o Marketing, mas individualize-as para cada profissional
Oriente sua equipe através de metas e você terá mais produtividade e melhores respostas.
Quando se trata de metas, gosto de pensar inicialmente nos objetivos “macros” para depois pensar nos “micros”. Para ser bem sincero, definir metas para que o seu time alcance, não é uma tarefa tão simples. Ainda mais quando você precisa alinhar isso com as metas da empresa (essas que chamo de objetivos “macros da empresa”).
Todo início de ano temos as metas “macros da empresa” Galatéia, desde o número de clientes até premiações e eventos que gostaríamos de participar. Com essas metas bem definidas, precisamos desfragmentar isso para cada departamento, inclusive o marketing.
Provavelmente cada departamento terá que cumprir com o seu papel para que aqueles objetivos “macros da empresa” sejam alcançados. Mas, o que é interessante é que como gestor(a) do departamento de marketing você precisa ter os SEUS objetivos “macros de departamento”, que agora serão somente do marketing.
Como falei acima, você irá precisar desfragmentar as metas, só que agora para seu time (“Micros de departamento”), que é composto por diversos profissionais e essas metas devem ser claras para eles.
Cada um irá contribuir de alguma forma, mas vai por mim, como primeiro passo defina as metas do departamento de marketing (alinhadas com as metas da empresa), porque se você tiver diversas tarefas diárias não conseguirá definir as metas de cada um da equipe de forma tão rápida, e uma equipe sem nenhuma meta é algo extremamente ruim.
Porém, quando chegar o momento (quando sua dedicação for somente a gestão da equipe de marketing) se você já tem o “macro” definido, será muito mais simples definir o “micro”.
Algumas das metas que defino para o “macro” do marketing aqui na Galatéia são:
- Número de Leads;
- Número de Oportunidades;
- Número de Vendas;
- Entre outras.
Tendo algumas dessas metas em mãos você consegue desfragmentar para o restante da equipe, qual será o papel de cada um para contribuir com o atingimento da meta, como por exemplo:
Conteúdo
- 3 Artigos nas primeiras posições do Google;
- Emails com taxa de abertura de no mínimo 10%;
- Entre outras.
Desenvolvimento/ Analista
- Criar 5 landings pages com conversão de 15%;
- Gerar 50 Leads nos próximos 30 dias;
- Entre outras.
Essa são algumas das métricas que você pode utilizar para sua equipe, mas não esqueça de priorizar as métricas “macros”, pois com elas em mãos você consegue se comunicar com a equipe de marketing em prol dessa meta, até que as “micros” estejam prontas.
Dica 2 – Não faça um microgerenciamento das tarefas da sua equipe de marketing
Acredito que se você está lendo esse artigo, você gostaria de extrair uma excelente produtividade da sua equipe de marketing, correto?
A maneira mais fácil de se fazer isso é entregando pequenas responsabilidades diárias para os seus colaboradores, até que eles te tragam resultados extraordinários.
Uma atitude comum em gestores de qualquer tipo de departamento é ter controle excessivo sobre o trabalho de sua equipe, desde os mínimos detalhes. E esse microgerenciamento, pode acabar “matando” um profissional da sua equipe de marketing.
Lembra que falei um pouco anteriormente, que é super importante a autonomia para esses profissionais, então, utilize isso à seu favor. No curto prazo, pode parecer algo ruim por não sair do jeito que você gostaria, mais longo prazo, isso será muito mais vantajoso para você e para os resultados.
Não se esqueça que, autonomia não tem nada a ver com “deixar de mão” sua equipe, você precisa liderá-los e orientá-los caso necessário, nas soluções de problemas.
Acredito que nesse momento você irá perceber quando estiver ”micro gerenciando” demais, fique atento e será fácil concertar isso. Algumas dicas que eu aprendi em um blog e posso te dar são:
1° Mês: Treine muito bem sua equipe de marketing – grave vídeos, elabore tutoriais ou manuais; mostre como se faz, dê suporte ao seu funcionário nas tarefas diárias.
2° mês: Acompanhe, corrija, peça ideias para melhorar o processo semanalmente.
3° mês: Realize reuniões quinzenais para avaliar todo o processo e tarefas em 20% do tempo, e para falar sobre os resultados e ideias para impulsioná-los em 80% do tempo.
4° mês: Realize reuniões mensais no mesmo modelo, dos itens anteriores.
Acredito que com isso, você terá uma equipe muito mais produtiva e no longo prazo muito eficiente.
Dica 3 – Lide e ensine-os a lidar com problemas
Grande parte dos profissionais de marketing gostam de lidar com problemas, e isso é algo da sua própria natureza. Mas, para toda regra há sua exceção, rsrs.
Sempre existirá algumas pessoas que não possuem tanta facilidade para lidar com problemas, mas lembre-se, são pessoas. Você como líder tem o dever de ajudá-las.
Como líder de uma equipe de marketing pode ter certeza que, seu exemplo é algo essencial. Mas algo que aprendi em todo esse tempo é que: Problema todo mundo tem, a diferença é como você lida com eles.
Ah! E problemas acontecem para que soluções possam existir.
Então ajude-os e ensine sua equipe de marketing, pois eles devem estar preparados para solucionar problemas do marketing da empresa.
Seja um lançamento de produto, um problema de marca ou problemas do próprio cliente. Muitas vezes um suporte alinhado com uma estratégia de marketing pode tornar sua marca, a favorita de um cliente! Pense nisto 😉
Dica 4 – Faça apresentações dos resultados para a equipe
Alinhe sua equipe e aumente a produtividade deles mostrando resultados.
O que é melhor para motivar do que resultados?
Acredito que qualquer pessoa da equipe está totalmente interessada em saber se o que ela está executando, está trazendo resultados para o projeto como um todo. E a forma mais simples de você apresentar isso para sua equipe de marketing é através de apresentações, que podem ser quinzenais ou mensais.
A reunião e apresentação dos resultados de um projeto para a equipe, está totalmente direcionado para o alinhamento da equipe, que é um dos problemas comuns que você pode ter.
Aqui na Galatéia possuímos reuniões mensais de marketing com todos os clientes, onde mostramos:
- O que foi realizado;
- Quais são os números e dados (de acordo com as KPI’s determinadas no início do projeto);
- Quais são os próximos passos;
- Entre outros.
Após, essa apresentação de resultados para o cliente, é feita uma reunião para toda a equipe de marketing, assim conseguimos envolvê-los novamente em todo o projeto e mostrar se todas as metas foram batidas.
Além disso, essa reunião é muito importante pois irá mostrar que através de todo o esforço e dedicação deles estamos obtendo resultados ou não.
Para facilitar seu aprendizado, veja abaixo um resumo das 4 dicas que falamos dentro desse artigo:
1 – Defina metas para o Marketing, mas individualize-as para cada profissional;
2 – Não faça um microgerenciamento das tarefas da sua equipe de marketing;
3 – Lide e ensine-os a lidar com problemas;
4 – Faça apresentações dos resultados para a equipe.
Uma dica extra: Sempre elogie os seus colaboradores pelos resultados alcançados. Lembre-se que sua equipe de marketing fez parte de todo o processo e muitas vezes na “correria” diária, você acaba esquecendo de dar os parabéns pelos resultados alcançados.
Caso você tenha interesse de gerar resultados com sua equipe de marketing através do Inbound Marketing você pode fazer o download do nosso guia [Guia] Como Gerar os Primeiros Resultados na sua empresa com Inbound Marketing
Referências:
COKER, Chuck. Marketing Management: 7 Steps To Optimize Your Marketing Team. https://marketingexperiments.com/conversion-marketing/optimize-marketing-team-management
SOUZA, Rosangela. Microgerenciamento: um veneno que o líder toma sem perceber. http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/microgerenciamento-um-veneno-que-o-lider-toma-sem-perceber/109770/