Quarentena trancado em casa e sem nada para fazer? Netflix. Fim de semana de chuva e frio? Netflix. Programa romântico em casa com um bom vinho? Netflix. Com um modelo de negócio inovador e um marketing muito bem feito, a Netflix ganhou espaço na rotina de milhões de pessoas do mundo e se tornou a maior provedora de streaming do planeta.
Neste artigo, nós contamos um pouco da história dessa empresa que revolucionou a forma como assistimos a filmes e séries. Confira e se inspire!
Um pouco de história
A Netflix, hoje sediada em Los Gatos, na Califórnia, e com mais de 160 milhões de assinantes, teve um começo bem humilde. Fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, a empresa surgiu como um site que alugava DVDS pela internet e entregava o material na casa das pessoas.
Durante uma década, de 1997 a 2007, foi esse o modelo de negócio da Netflix. Seu diferencial eram os planos mensais de locação e a não existência de taxas extras, como as que as locadoras tradicionais costumavam cobrar quando havia atraso na devolução de fitas e DVDs. Nesse período, a Netflix quase foi vendida por duas vezes. Uma para a Amazon e outra para a Blockbuster, então a gigante do mercado de locação de filmes.
Em meados de 2007 o modelo de streaming é desenvolvido nos Estados Unidos e a Netflix passa a oferecer, além da locação de DVDs, o serviço de streaming. Foram dois anos atuando apenas em seu país de origem, até que em 2009 o acesso à plataforma começou a ser possível também no Canadá.
A partir de então, a Netflix segue em plena ascensão. Hoje ela já está presente em mais de 190 países e suas produções quebraram barreiras da indústria televisiva e cinematográfica, sendo indicadas e ganhando prêmios como Oscar, Globo de Ouro e Emmy.
Em 2018, a Netflix conseguiu mais um de seus feitos inimagináveis: ultrapassou a Walt Disney Company e se tornou a empresa de entretenimento com maior valor de mercado do mundo.
As inovações trazidas pela Netflix
O serviço de streaming da Netflix mudou completamente a maneira como pessoas de todo o mundo consomem conteúdos em vídeo, de filmes e séries a documentários, shows de música e apresentações de humor. E essa revolução se deu, principalmente, pelos seguintes motivos:
Criação de conteúdo direcionado
A Netflix tem uma grande quantidade de dados dos seus usuários, por isso fica muito fácil para ela criar conteúdo sob medida.
Por exemplo, a primeira produção original Netflix, o grande sucesso House of Cards, foi criada a partir da percepção de que temas relacionados à política e ao poder tinham muito apelo entre o público das séries da plataforma e que as parcerias entre o diretor David Fincher e o ator Kevin Spacey costumam dar muito certo.
Já o fenômeno Stranger Things surgiu porque a empresa percebeu, a partir dos padrões de consumo de conteúdo dos usuários, que uma produção que combinasse elementos clássicos da década de 80, como ET (1982) ou A Hora do Pesadelo (1984), teria boa aceitação.
Sugestões certeiras do que assistir em seguida
As listas de sugestões apresentadas pela Netflix não são montadas de forma aleatória. Elas são elaboradas por um sistema que reconhece padrões de consumo dos usuários.
Dessa forma, a empresa aumenta a satisfação dos clientes e os mantém mais tempo dentro da plataforma.
Tudo no tempo certo
Já percebeu que as notificações sobre lançamentos chegam sempre naquele momento que você está procurando algo para assistir? Pois isso não é uma simples coincidência.
O sistema de dados consegue identificar com precisão os horários em que o usuário acessa a plataforma e usa as notificações para incentivar a sua utilização. E você já sabe que quanto mais o usuário acessar a Netflix e encontrar aquilo que gosta e procura, menores são as chances dele cancelar a sua assinatura.
Gostou de conhecer um pouco mais da história e das razões do sucesso da Netflix? Outros conteúdos interessantes como este sobre o mundo dos negócios, do marketing e da tecnologia você pode ver acompanhando as publicações aqui, no blog da Galatéia.