Posicionamento de marca é um assunto muito recorrente no mercado de Marketing e não é para menos. A forma como uma empresa se posicionará na mente de seus potenciais consumidores será capaz de definir o destino da marca.
Já falamos sobre esse posicionamento aqui no blog e hoje falaremos sobre como a M&M’s redirecionou o seu neste ano.
Boa leitura!
O posicionamento da marca M&M’s
Iniciamos falando sobre a forma como uma marca se posiciona, justamente porque, o rebranding é o reposicionamento de uma marca.
Seja na comunicação integral ou em alterações pontuais no design e na identidade visual, o rebranding tem a missão de mostrar aos usuários de uma marca seu novo ciclo, propósito e personalidade.
Como é uma ação bem comum, não vamos falar em inovação.
A M&M’s existe há mais de 80 anos e todo mundo conhece os chocolates coloridos, em forma de disco. Inclusive, a marca criou seus personagens em formato de chocolate para utilização em suas campanhas de publicidade.
A verdade é que ano vai, ano vem, os próprios consumidores têm seus comportamentos transformados, sejam por ideologias, aspirações ou afinidades políticas, pautas sociais, etc. Logo, as marcas podem sentir a necessidade de se reposicionarem de acordo com esse critério.
O rebranding da M&M’s
A M&M’s optou por fazer algumas mudanças em seus personagens como parte dessa estratégia. Buscando contemplar a geração Z, os personagens da marca ganharam novo visual, ainda que discretamente, as mudanças comunicam uma mensagem forte para o público.
Uma das modificações foi em uma personagem feminina, que teve seus saltos substituídos por tênis e em outra, o tamanho do salto sofreu uma diminuição.
Parece até que não fez diferença alguma, não é mesmo? Mas quando olhamos o mercado e refletimos sobre a queda vertiginosa das vendas de sapatos de salto alto no segundo trimestre de 2020, entendemos que um item de vestuário pode refletir uma mudança social grande, mas não tão perceptível a todos, já que as muitas mulheres aderiram a um estilo mais casual e confortável, fazendo uso mais frequente de tênis.
Assim, faz sentido a mudança da M&M’s. Os personagens causarão mais identificação com o público. Isso fala sobre representatividade e deve ser atualizado constantemente.
A personagem masculina trata-se do Red, autoritário em sua personalidade. Mas com a repaginação ele será mais maleável, enquanto o Orange reconhecerá sua ansiedade, fatores que conversam com as questões de saúde mental do presente século.
E por último, a M&M’s resolveu não mais usar prefixos, abordando a questão de gênero. Dessa forma, a marca espera que os consumidores da marca foquem na intração com as personalidades de cada chocolate.
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