Onde divulgar minha empresa? Quais os melhores canais de divulgação para o meu negócio? Essas são perguntas feitas com frequência por muitos gestores e hoje, tentaremos respondê-las. Acompanhe!
O que são canais de divulgação
Os canais de divulgação são aqueles utilizados para oferecer produtos e serviços, informar sobre promoções e fazer marketing de relacionamento. Assim, por meio deles é possível promover a sua marca, alavancar as vendas, compartilhar conteúdo e novidades e também fidelizar seus clientes.
Os canais de divulgação são semelhantes aos canais de atendimento, dos quais já falamos aqui. No entanto, quando se trata de divulgação a mensagem é diferente e a abordagem é ativa.
Os canais mais usados para a divulgação
Entre os canais de divulgação mais usados podemos citar:
Sites e blogs
É por meio do site que todas as informações da empresa são divulgadas. O blog, por sua vez, é uma das principais plataformas do marketing de conteúdo, que oferece material de qualidade e relevante com o objetivo de atrair visitantes e gerar leads.
E-mail marketing
O e-mail marketing é ainda um dos principais canais de divulgação das empresas e, com as automatizações certas, é possível entregar o conteúdo adequado para cada um dos seus contatos.
Redes sociais
As redes sociais são um canal de divulgação extremamente importante, já que trazem engajamento como nenhum outro. Além disso, promovem um aumento das vendas, do número de clientes e do tráfego no blog/site.
Com opções de impulsionamento e segmentação do Facebook Ads e Instagram Ads, por exemplo, suas publicações podem alcançar ainda mais pessoas que realmente podem se interessar pelo seu produto ou serviço.
Webinars
Os webinars também são muito eficientes para divulgação da sua empresa, pois é possível conversar diretamente com o público durante a transmissão, gerar vários leads e ser uma oportunidade para reforçar sua autoridade na sua área de atuação.
Rádio e TV
As mídias tradicionais como rádio e TV ainda têm o seu lugar de destaque e não devem ser ignoradas. As grandes marcas ainda investem pesado nos canais de divulgação em massa.
Dicas para escolher os melhores canais de divulgação
Escolher bem os canais de divulgação é um passo importante para posicionar bem o seu negócio e garantir que ele seja facilmente encontrado por seu público-alvo.
E para acertar na escolha dos canais de divulgação você observar os seguintes pontos:
Tenha objetivos bem definidos
Se o seu objetivo é ganhar autoridade para, indiretamente, aumentar as vendas do produto ou serviço, um blog pode ser uma ótima ideia.
Se o objetivo é aumentar a interação com os consumidores, invista nas redes sociais.
Porém, se sua meta é aumentar a retenção de clientes escolha canais de divulgação que permitam uma comunicação mais personalizada e segmentada, como e-mail marketing.
Saiba onde seu público-alvo está
Para descobrir onde está seu público, define quem são as personas que deseja atingir, seus hábitos, costumes e comportamento de compra.
Em seguida, garanta que sua empresa estará presente onde os potenciais clientes realmente estão. Afinal, não adianta nada um blog recheado de conteúdo, se seus clientes preferem ouvir a rádio local em seus momentos de folga.
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Fique dentro do seu orçamento
Ao definir os canais de divulgação que serão usados, considere quanto está disposto a gastar com marketing. Algumas estratégias pedem um investimento maior do que outras.
No mais, é preciso ter flexibilidade. Em alguns momentos pode ser mais interessante investir em mídia paga, como anúncios no Facebook, em outros, apenas aproveitar o fluxo gerado com esse mesmo investimento.
Garanta que todos os canais tenham a mesma identidade
Depois de escolher os canais de divulgação da sua empresa, é essencial criar uma estratégia de comunicação que garanta o mesmo tom de voz e a mesma identidade visual sejam os mesmos em todos os lugares.
Certifique-se de que os canais representam a imagem que sua marca quer passar para clientes e mercado.
Gostou das nossas dicas sobre canais de comunicação? Então não deixe de conferir nossas dicas sobre canais de atendimento.