Você está prestes a colocar um novo produto no mercado, e não sabe muito bem fazer? Afinal, você já sabe que simplesmente introduzir um novo produto no mercado não dá nenhuma garantia de sucesso, certo? É preciso planejar uma campanha de lançamento de produto, ou seja, estratégias de marketing que tornem seu produto conhecido e desejado pelo seu público alvo.
Então, se você quer saber mais sobre o assunto não deixe de conferir este nosso novo artigo. Acompanhe e boas vendas!
O que é uma campanha de lançamento
Uma campanha de lançamento de produto é uma das principais oportunidades para os empreendedores venderem mais e atraírem clientes. É a partir dela que as pessoas ficam conhecendo a marca e os produtos que a empresa comercializa.
Mas para que ela atinja seu público-alvo e faça com que a empresa feche bons negócios, é preciso implementar boas ações de marketing focadas no lançamento. Dessa forma, você irá atrair olhares para a sua novidade e despertar o desejo de consumo.
Como a campanha de lançamento de produto funciona
Antes de tudo é preciso ter em mente que as empresas precisam oferecer uma experiência agradável para seu público-alvo, de maneira com que ele fique com uma ótima impressão da sua marca e do seu produto. Assim, uma campanha de lançamento de produto não tem como principal objetivo alavancar as vendas.
Se seu produto ou marca forem novos, você precisa primeiro se apresentar ao seu público. Os consumidores precisam entender:
- O objetivo do produto;
- Os diferenciais da marca;
- As vantagens de usar o seu produto em relação a outro que o cliente já use;
- Como esse produto vai resolver algum problema que ele já tenha.
Assim, para que sua campanha de lançamento de produto funcione, você precisa:
- Descobrir quem pode se interessar por seu produto, quem está usando produtos similares, quem possivelmente irá comprar o seu novo produto e como será beneficiado por ele.
- Descobrir qual benefício seu produto oferece ao mercado e qual problema ele resolve para os consumidores.
- Investigar a concorrência e avaliar como seu produto se diferencia ou se compara com produtos similares que já estão no mercado.
- Definir quantas pessoas você pretende atingir com sua campanha de lançamento.
- Definir um orçamento para a campanha de lançamento. Fazer uma pré-venda de sucesso, pois os clientes precisam saber com antecedência que um produto está sendo lançado no mercado.
- Não interromper suas atividades de marketing para que a sua empresa possa aproveitar ao ao máximo o efeito que o lançamento de um novo produto causa nos consumidores.
A Fórmula de Lançamento
Se você se interessa por marketing, com certeza já ouviu falar da Fórmula de Lançamento criada por Érico Rocha. Trata-se de uma metodologia de marketing e vendas baseada na publicação de conteúdos e na construção de uma relação sólida com o público-alvo. O programa promete a conclusão de um ano de vendas em 7 dias.
Dentro da Fórmula de Lançamento existem diversos tipos de lançamentos de produto, mas em todos eles a execução pode ser dividida em 3 fases principais:
- Relacionamento: estudar o mercado e o negócio para construir personas e produzir um conteúdo que seja realmente relevante para as pessoas. Com isso, acontece a construção gradual de autoridade e valor para sua empresa.
- Lançamento: a campanha de lançamento de produtos nesta metodologia tem como característica uma oferta exclusiva disponibilizada em um período limitado.
- Entrega: o relacionamento foi construído, sua audiência acreditou em você e apostou no seu produto e agora é só entregar o que foi prometido e claro, apostar no pós-venda já pensando em negócios futuros. de que os seus cases de sucesso poderão se tornar os futuros promotores do seu trabalho.
A Fórmula de Lançamento reúne diferentes conhecimentos do Marketing Digital, como tráfego, geração de leads, criação de páginas, e também de técnicas de venda e produção de conteúdo baseados em gatilhos mentais.
Como a principal ideia por trás da metodologia é vender o máximo possível em curto período de tempo, pode ser complicado, por uma questão de logística, comercializar produtos físicos. Então, muitas empresas tradicionais acabaram apostando na criação de produtos digitais derivados da sua área de atuação.
Por fim, a Fórmula de Lançamento surge como mais uma ferramenta para auxiliar e promover novos produtos.
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