Um dos maiores desafios que um gestor pode enfrentar é a baixa produtividade de sua equipe de colaboradores. E como você já deve saber, a queda de produtividade pode criar grandes problemas para empresas de qualquer segmento e tamanho.
Se os baixos níveis de produtividade são um desafio para você, confira este nosso novo artigo e aprenda a reverter esse cenário no seu negócio. Boa leitura!
O problema da baixa produtividade nas empresas
A baixa produtividade de uma equipe pode ter diversas razões: falta de treinamento, colaboradores desmotivados, excesso de trabalho, equipamentos de baixa qualidade, questões pessoais, dentre muitas outras…
E quaisquer que sejam as causas, a queda nos níveis de produtividade deve acender um alerta na gestão da empresa e ser encarada como um problema a ser resolvido rapidamente, pois pode acarretar, dentre outras coisas, em atrasos nas entregas, baixa qualidade de produtos e serviços e, claro, em prejuízos financeiros e má reputação da empresa no mercado.
7 dicas para aumentar a produtividade na sua empresa
Para ajudar a reverter o cenário de baixa produtividade na sua empresa, nós listamos algumas ações que, quando colocadas em práticas, podem transformar os resultados do seu negócio:
1. Conheça a sua equipe
A baixa produtividade de um colaborador muitas vezes é causada por problemas ou contratempos pessoais que podem envolver desde questões de saúde até falta de perspectivas profissionais. Assim, é importante conhecer e ouvir os membros da sua equipe para poder motivá-los de maneira correta e eficiente.
2. Estabeleça metas de produtividade
O estabelecimento de metas está diretamente relacionado à produtividade. Metas fazem com que a equipe se comprometa e se engaje para alcançá-las. Porém, essas metas precisam ser alcançáveis e uma vez atingidas, seus colaboradores devem ser recompensados e seus esforços reconhecidos.
3. Tenha cuidado com o excesso de trabalho
Uma causa muito comum da baixa produtividade é o excesso de trabalho, que traz estresse e desorganização à rotina dos profissionais. Se você tem um grande volume de tarefas e poucos colaboradores para executá-las, é hora de repensar o tamanho da sua equipe.
4. Fique de olho no desgaste físico e emocional dos seus colaboradores
Não confunda trabalhar em excesso com ser produtivo. Fiscalize as horas de trabalho de sua equipe e determine períodos de descanso para que todos possam relaxar e interagir uns com os outros. Com isso o ambiente de trabalho se torna mais leve e a equipe mais motivada e produtiva.
5. Elimine distrações
Sua equipe precisa ter foco para ser produtiva. Por isso, é importante eliminar as distrações no ambiente de trabalho. Uma ação que pode ser muito eficiente é a limitação de acesso a redes sociais e aplicativos que prejudicam a produtividade.
6. Invista em equipamentos de qualidade
Para ter colaboradores com alta produtividade é fundamental que a empresa forneça equipamentos modernos, adequados para o trabalho e de primeira qualidade. Equipamentos ruins são frustrantes e só dificultam a execução dos trabalhos.
7. Invista em ações motivacionais
Equipe motivada produz mais e melhor. Assim, invista pesado em ações motivacionais, como aquelas sobre as quais falamos no post 6 dicas para acabar com falta de motivação da sua equipe.
Gostou das dicas para reverter a baixa produtividade na sua empresa? Pois então, comece a colocá-las em prática agora mesmo. Afinal, com o aumento da produtividade você assegura o crescimento da competitividade e das chances de sucesso do seu negócio.
E para mais insights e dicas, acompanhe as publicações aqui, no nosso blog. Temos sempre novidades e artigos interessantes para você e para sua empresa.