As redes sociais já ocupam espaço importante dentro das estratégias de marketing e empresas que querem se destacar devem saber como aproveitar esse terreno fértil. O LinkedIn, por muito tempo, foi deixado de lado pelas corporações e usado apenas para a oferta de vagas, desperdiçando todo o potencial “marketeiro” dessa plataforma.
Mas com um exponencial crescimento de usuários e mais da metade das empresas com perfis na rede, o LinkedIn tem se mostrado um espaço para impulsionar ações e fortalecer a relação com o mercado. Continue lendo para entender como usar o LinkedIn nas estratégias de marketing e vendas do seu negócio.
Por que o LinkedIn é a rede social perfeita para empresas B2B
De acordo com dados divulgados pela própria rede, 79% dos profissionais no segmento B2B vêem o LinkedIn como uma fonte eficaz para gerar leads. Ou seja, mais que uma plataforma para buscar e analisar candidatos, o LinkedIn pode conectar a sua empresa a potenciais clientes.
Quais recursos o LinkedIn oferece para as estratégias de marketing e vendas
Veja como usar o LinkedIn e quais recursos podem ajudar nas estratégias para impulsionar o seu negócio:
Company Page
Para estabelecer a presença da sua empresa no LinkedIn será preciso criar uma Company Page, ou seja, uma página corporativa. Diferentemente de um perfil pessoal, a Company Page dá acesso a algumas ferramentas profissionais, como LinkedIn Ads.
LinkedIn Ads
Assim como outras redes sociais, o LinkedIn possui seu próprio sistema de anúncios pagos, o LinkedIn Ads. Com ele, você poderá segmentar anúncios para atingir a sua persona dentro da plataforma.
LinkedIn Analytics
Uma forma estratégica de usar o LinkedIn é baseando suas ações em dados, que podem ser coletados no LinkedIn Analytics. A partir de informações sobre o desempenho de postagens e comportamento do usuário, você poderá traçar ações mais assertivas.
LinkedIn Sales Navigator
Seguindo o conceito de social selling, que é a venda a partir das redes sociais, o LinkedIn Sales Navigator permite a prospecção de clientes e a captação de leads dentro da própria plataforma.
Slideshare
O Slideshare é uma ferramenta que permite o compartilhamento de apresentações e de e-books e que, recentemente, foi incorporada à rede. Com ela, é possível publicar materiais ricos e de valor, que podem atrair potenciais clientes.
5 dicas de como usar o LinkedIn para sua empresa ter sucesso
Agora que você conheceu alguns recursos da rede, veja como usar o LinkedIn para prosperar o seu negócio:
Crie um super perfil para sua empresa
Mais do que criar a sua company page, é preciso ter um perfil completo para que ele tenha mais visibilidade. Escolha boas imagens, selecione informações importantes, inclua palavras-chaves e personalize sua URL.
Produza conteúdo relevante e faça publicações com frequência
Não torne sua conta um perfil fantasma, tampouco uma página poluída com informações irrelevantes. Publique com regularidade conteúdos que estejam de acordo com o posicionamento da marca.
Conecte-se às pessoas
Além de aprender como usar o LinkedIn, é primordial construir uma rede de contatos na plataforma. Para isso, importe contatos da sua agenda, de outras redes sociais e até da base de e-mails da sua empresa.
Encontre os melhores grupos para participar
Faça parte de comunidades do seu segmento e participe ativamente desses grupos, eles são muito importantes no LinkedIn. Esse pode ser um espaço para fortalecer a presença digital do seu negócio na rede.
Crie seus próprios grupos
A criação de um grupo próprio pode tornar a sua empresa uma referência no setor ou em um determinado assunto. Explore essa possibilidade.
Para ver outros conteúdos úteis para o seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Galatéia. E se você ficou com alguma dúvida sobre como usar o LinkedIn nas estratégias de marketing da sua empresa, fale com nossos especialistas: temos experts em redes sociais.