Como todos nós já sabemos, o mercado odontológico é um mercado que possui muitos profissionais. E a cada ano que se passa esses números só aumentam com as pessoas que vão se formando, visto a quantidade de faculdade que oferece o curso de odontologia.
Isso faz com que essa área seja uma área onde há muita concorrência, pois existem muitos profissionais atuando nela.
Entretanto sabemos que é possível fazer algumas coisas para que a sua clínica odontológica se destaque. E com isso, ela ganhe uma visibilidade maior. Trazendo mais conhecimento sobre o seu negócio para as pessoas que já são seus clientes e mostrando a sua existência para as pessoas que ainda não são seus clientes, mas que futuramente poderá vir a ser.
Investir em maneiras de aumentar o conhecimento da sua clínica é muito interessante e indispensável, visto que é um mercado competitivo. Quanto mais você mostrar os seus atributos melhor será o seu retorno com o número de pacientes que você atende. Sem contar que sabemos que a maioria das pessoas não possuem o hábito de ir ao dentista. Isso acarreta em quantidade baixa de clientes. Já que a concorrência é grande, porém a demanda não é equivalente.
Caso você não faça nada para tornar a sua clínica conhecida, você pode ter certeza que se começar a investir nisso o número de pacientes que você atende irá subir, pois as pessoas vão saber da sua existência e vão querer saber mais do seu trabalho, podendo assim virar um paciente em potencial.
Agora eu te pergunto, isso não seria bom e interessante para os seus negócios?
Se você acha que sim, então continue lendo este artigo, que aqui nos vamos dar algumas dicas do que você pode fazer para aumentar a visibilidade da sua clínica e consequentemente atrair mais pessoas.
1º Dica: Tenha um site
Com o auxílio de um site, os seus pacientes ou possíveis pacientes vão poder conhecer o seu trabalho através da internet. Caso elas procurem por isso. Invista para que o seu site tenha um layout bom e fale claramente sobre seus serviços. Para que chame a atenção das pessoas e passe credibilidade para quem está acessando.
Não podemos esquecer que se caso a pessoas te achou pela internet, o seu site é a porta de entrada para que ela vire um paciente seu, correto?
É muito importante você deixar os pontos de contato de maneira bem exposta para quem está acessando. Facilite as coisas para que ele possa entrar em contato com você, caso ele queira.
Além disso, cheque que o seu site seja responsivo, ou seja, que ele tenha uma versão mobile. Pois hoje a maiorias dos acessos nos sites são a partir de smartphones. Faça isso para que seu público tenha uma boa experiência com o seu site.
2º Dica: Tenha serviços onlines extras
Uma forma de você aumentar a sua visibilidade na internet é oferecer alguns serviços onlines extras. Isso chama a atenção das pessoas. Esses serviços podem ser agendamento de consultas online por exemplo. Ou até mesmo permitir com que os pacientes verifiquem o resultados de seus exames usando a internet.
Ter algum diferencial em relação às outras clínicas é importante na hora de se destacar.
3º Dica: Faça parte de grupos e fóruns online
Muitas pessoas que estão sentindo alguma coisa e não sabem o que é, acabam por procurar na internet o que pode ser os sintomas o que está sentindo e as vezes acabam até mandando as suas dúvidas esperando que alguém mostre a luz no fim do túnel.
Sendo assim, você sendo dentista é interessante participar desses fóruns e grupos para oferecer ajuda as pessoas que estão atrás de respostas para aquilo que está sentindo. E nada melhor do que a resposta de um profissional capacitado, não é mesmo?
Além de acabar divulgando o seu trabalho, você também acaba prestando ajuda para pessoas que necessitam dela.
Esse tipo de tática de entrega de conteúdo e tira-dúvidas é bem comentada no artigo Tudo o que você precisa saber para aplicar marketing de conteúdo na sua empresa.
4º Dica: Esteja sempre conectado
Por mais óbvio que seja, muitas pessoas ainda ligam tanto para isso. Entretanto temos que entender que a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo conectado nas redes sociais.
Então estar presente nas redes sociais e trabalhar com elas é sempre muito importante para o seu negócio, uma vez que as pessoas estão concentradas nessa rede.
Levando em conta isso, não tem lugar melhor para a sua clínica odontológica aparecer do que a tão famosa internet.
Ofereça opções de contatos ou até mesmo agendamento por whatsapp e facebook. Através desses recursos, os seus clientes estarão sempre conectados a você, além de ter um contato mais rápido e eficiente.
5º Dica: Cadastre a sua clínica odontológica no Google Maps
Fazer o cadastro da sua clínica no google maps faz com que você apareça com mais facilidade nas buscas do google para os seus possíveis pacientes.
Através do google maps as pessoas conseguem te achar com mais facilidade quando procuram por clínicas odontológicas. Pois elas vão procurar e a sua clínica vai aparecer no mapa. Isso pode fazer com que a pessoa se interesse pela a sua e tenha curiosidade de ir procurar mais sobre.
Para que você consiga fazer isso, você precisa apenas acessar a página do Google Meu Negócio e fazer o seu cadastro.
6º Dica: Faça parte de congressos
Fazer parte de congressos e conferências faz com que você mantenha um contato mais estreito com o seu público. Através desses congressos você vai mostrar a qual é a qualidade do seu trabalho.
É de extrema importância que você entenda que para ganhar e garantir o seu espaço no mercado, você precisa estar sempre muito bem atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade da sua clínica odontológica.
Você pode fazer isso através de uma estratégia de marketing, e através de um bom entendimento e relacionamento com os pacientes.
7º Dica: Invista em Marketing de conteúdo
Tenha um blog, e nele post materiais e conteúdos que sejam relacionados a sua área de atuação. Essa ação possui um custo baixo de investimento e através dela você terá mais visitas ao seu site.
Produza conteúdos de qualidade, que solucione as dúvidas mais frequentes que o seu público possui. Através disso será criada uma relação entre ele e a sua marca. Pois é ela quem vai propiciar informações valiosas para ele.
Caso se interesse mais sobre esse assunto veja o artigo Marketing De Conteúdo: Tudo O Que Você Precisa Saber Para Aplicar Na Sua Empresa
8º Dica: Atualize sempre os dados da sua empresa na rede
Se tem uma coisa que acaba incomodando qualquer pessoa que está precisando dos seus serviços é ela ligar e receber uma mensagem de que o número que ela está ligando não existe ou simplesmente não conseguir contato nenhum porque os dados estão desatualizados.
Mantenha SEMPRE os seus dados atualizados em todas as redes que você possui, isso é de extrema importância.
Bom, essas foram as nossas 8 dicas para que você consiga aumentar a sua visibilidade e obter mais pacientes para a sua clínica odontológica.
Se você se interessou por esse nosso artigo, provavelmente você vai se interessar no Checklist: 4 Itens que afetam sua Clínica Odontológica: Descubra o que a falta de hábito das pessoas de não ir ao dentista pode impactar no seu negócio.
Nele nós falamos sobre 4 itens que afetam a sua clínica odontológica por falta de hábito das pessoas de não irem ao dentista. Não para a sua jornada agora, siga adiante e adquira mais conhecimento para sempre evoluir na sua área.
Se você quiser, clique no link ao lado e acesse o nosso Checklist: “4 Itens que afetam sua Clínica Odontológica: Descubra o que a falta de hábito das pessoas de não ir ao dentista pode impactar no seu negócio.”
Nós da Agência Galatéia agradecemos pelo interesse, até mais !