Em cenários de crise e pessimismo, como o que vivemos atualmente, não é fácil manter a equipe produtiva e focada no trabalho, não é mesmo? Mas um bom líder precisa encontrar maneiras de driblar a falta de motivação dos colaboradores, pois sabe que profissionais desanimados são menos produtivos e seu trabalho pode perder qualidade.
Para ajudar você a manter sua equipe motivada mesmo em momentos de adversidade, selecionamos 6 dicas que podem ter impacto positivo no dia a dia dos seus colaboradores e garantir bons resultados para o seu negócio. Confira!
1. Estabeleça metas para o seu time
Para evitar a falta de motivação dos colaboradores é muito importante estabelecer metas, sejam elas individuais ou coletivas. Essa prática fará com que cada profissional do time trabalhe para perseguir e alcançar os objetivos colocados.
Mas preste atenção: para que a motivação aconteça, é preciso que as metas sejam específicas, desafiadoras, mensuráveis e alcançáveis. Nada de traçar metas impossíveis, isso só fará sua equipe se sentir ainda mais desestimulada.
2. Comunique-se com sua equipe
Se você realmente quer evitar que sua equipe fique desanimada e atue de forma apática, nada melhor do que conhecer aquilo que pode causar desmotivação em seus profissionais. Para isso, converse com a seu time!
Estabelecendo uma boa comunicação com seus colaboradores você conseguirá saber quais são os seus problemas e preocupações, o que os desestimula e o que os ajuda a ficar mais engajados no trabalho.
Use a comunicação com o time também para manter a transparência na relação empregador-empregado. Se a empresa estiver passando por dificuldades, por exemplo, é importante que você deixe clara a situação e convide seus colaboradores a pensarem junto com você uma solução.
Com isso, você conquista a confiança do seu time, o que é um fator motivacional poderoso.
3. Dê feedbacks
Dar feedbacks é uma estratégia excelente no combate à falta de motivação de profissionais.
Elogios e críticas construtivas, quando comunicados da forma certa, fazem os colaboradores se sentirem importantes para a organização e os incentiva a desenvolver suas atividades cada vez melhor.
Então, para ter um time estimulado e produtivo, torne o feedback uma prática comum da sua empresa, incluindo essa ação na rotina da sua equipe.
4. Invista em treinamentos
Jamais negligencie a capacitação das sua equipe. Os treinamentos e atualizações (cursos, workshops, palestras etc.) dos profissionais devem ser vistos sempre como um investimento e nunca como um gasto.
Colaboradores que recebem da empresa a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e se especializar, se sentem valorizados e ficam motivados a colocar em prática tudo o que aprenderam no trabalho.
5. Tenha uma postura otimista
Manter o otimismo, mesmo quando as coisas não vão muito bem, não é tarefa fácil. Porém, os líderes devem ter sempre o pensamento positivo e transmitirem isso para a equipe.
Assumir uma postura otimista estimula toda a equipe a continuar desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência, e os ajuda a acreditar que o cenário de dificuldade logo vai melhorar.
6. Dê recompensas
Prêmios e recompensas são uma boa forma de driblar a falta de motivação dos colaboradores. Porém, antes de estabelecer um sistema de premiação é fundamental pensar muito bem nos critérios que serão utilizados para definir os ganhadores.
Se os critérios para alcançar os prêmios forem impossíveis ou descabidos, sua equipe não se sentirá estimulada a cumprir com os objetivos ou metas estabelecidos. No mais, se a recompensa for baixa, também poderá haver desinteresse dos colaboradores, que podem questionar a relação custo-benefício dos esforços exigidos para receber a premiação.
Pense em prêmios interessantes, que chamem a atenção. Bons exemplos são valores em dinheiro, folgas, viagens e bolsas de estudos.
Gostou das nossas dicas para acabar com a falta de motivação da sua equipe? É importante que você se lembre sempre que um time motivado ajuda sua empresa a passar por crises e momentos delicados de forma mais tranquila, garantindo a continuidade dos negócios. Por isso, vale a pena começar a colocar nossas dicas em prática agora!
Para ver outros conteúdos como este, acompanhe as postagens aqui, no blog da Galatéia. Temos sempre ótimas dicas e informações relevantes para que o seu negócio cresça e tenha sucesso.